Em comemoração à Semana Nacional dos Museus, a Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal Cultura e da Gerência dos Museus, realizará nesta terça e quarta-feira, dias 18 e 19, uma capacitação que abordará sobre a história e modernização dos museus campinenses. O evento, direcionado apenas ao corpo técnico atuante nos museus municipais, acontecerá a partir das 9h, no auditório da sede da Secult.
Com o tema “Recuperar e Reimaginar”, o encontro visa agregar maior conhecimento a estes profissionais para que, dessa forma, possa ser implementada uma reestruturação no Museu Histórico e no Museu do Algodão, resultando em um novo olhar dos funcionários em relação ao acervo e a efetivação de abordagens mais adequadas aos tempos atuais.
A secretária municipal de Cultura, Giseli Sampaio, ressaltou a importância do evento e destacou que a ocasião integra o calendário das multi ações que estão sendo implementadas nos equipamentos geridos pela pasta.
“A capacitação destes agentes que atuam nos Museus Histórico e do Algodão é de grande valia para a história e cultura de Campina Grande. A gestão municipal tem essa preocupação, em fomentar ações que rememorem a história da Rainha da Borborema, sem deixar de aderir ao novo. Desta forma, nós poderemos devolver à população equipamentos que possam trazer a memória cultural de forma mais eficaz”, disse.
De acordo com o gerente dos Museus de Campina Grande, Angelo Rafael, os museus municipais, que seguem em fase de repaginação dos espaços, têm recebido uma atenção especial por parte do poder público.
“A 19ª Semana Internacional dos Museus, chancelada pelo IBRAM e Ministério do Turismo, é comemorada no país inteiro em meio ao caótico cotidiano pandêmico, com focos de esperança e otimismo onde os municípios mais atentos voltaram os olhares para um setor que compõe o conjunto de colunas base que sustentam a Cultura e a sociedade. Neste ano, com a reestruturação parcial dos dois museus municipais, fruto dos olhares complacentes das gestões municipais, em todos os setores, tratamos de especializar o quadro de monitores e facilitadores, num ciclo de ‘aulas espetáculo’, com historiadores e especialistas.” afirmou.
Codecom