Nesta quarta e quinta-feira, (16 e 17), a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), em parceria com a Paulus Social (Editora Paulus), com sede em São Paulo (SP), está realizando no auditório da Vara da Infância e Juventude (VIJ), a 1ª Capacitação do Projeto ‘Direito e Cidadania’, voltado para orientadores sociais que atuam nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que funcionam em seis dos onze Centros de Referência em Assistência Social (Cras), no Município. Também participam da ação, orientadores sociais da sociedade civil, ligados ao Movimento Nacional de Meninas e Meninos da Rua da Paraiba – MNMMR.
Durante os dois dias, nos turnos da manhã e da tarde, os 50 participantes estarão aprimorando seus conhecimentos sobre o tema ‘Organização e Prática Cotidiana’, com base nas ações desenvolvidas nas unidades. A equipe da Paulus disponibilizará livros didáticos com temáticas relevantes, que abordam questões sociais relacionadas à infância e à adolescência. As metodologias apresentadas nas obras serão discutidas e aplicadas ao longo da capacitação.
“A gente consegue observar o impacto do processo formativo em diálogo direto com esses trabalhadores e trabalhadoras sociais, especialmente nas devolutivas, já que temos um histórico em Campina Grande desde o ano de 2012, no total de 13 capacitações, e esperamos um bom resultado também dessa parceria realizada com o Município. Eles enviam um pouco das atividades utilizando os kits da Paulus, elaborados exclusivamente para esse tipo de trabalho com crianças e adolescentes atendidos a partir das diversas realidades”, ponderou a supervisora de assessoramento da Paulus, Mira Lopes.
De acordo com Paulineto Sarmento, presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) e assessor jurídico da Semas, apesar do trabalho da Paulus já existir no Município, essa é a primeira capacitação junto à Semas, já que a parceria neste sentido só foi viabilizada no ano passado.
“No entanto, os livros didáticos já vem sendo utilizados nos vários serviços da Semas que atuam com crianças e adolescentes. Eles disponibilizam esses livros para nossas equipes com temática profunda, para serem aplicados nas atividades com esse público. Entendemos que o SCFV não é só para atuar com oficinas de música, dança, desenho e outros segmentos e sim para avançar em metodologias, visando mudar realidades”, ponderou o assessor, Paulineto Sarmento.
“Estamos satisfeitos em fechar essa parceria com a Paulus Social, que tenho certeza trará uma importante contribuição para o trabalho executado nos SCFV’s. Dessa forma estamos ampliando essas políticas públicas em prol das nossas crianças e adolescentes, avançando em várias temáticas que fazem parte do cotidiano delas”, concluiu o secretário da Semas, Fábio Thoma.
Codecom