Autor: Notícias PMCG

Prefeitura de Campina Grande realiza capacitação para correta abordagem de crianças e adolescentes no Shopping Partage

Nesta quarta-feira, 30, representantes de vários serviços ligados à criança e ao adolescente, da Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizaram capacitação com equipes de marketing e de segurança do Shopping Partage. O objetivo é repassar orientações para a correta abordagem no dia a dia de trabalhos, direcionada a crianças […]

01/12/2022 10h34 Atualizado há 2 meses

Nesta quarta-feira, 30, representantes de vários serviços ligados à criança e ao adolescente, da Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizaram capacitação com equipes de marketing e de segurança do Shopping Partage. O objetivo é repassar orientações para a correta abordagem no dia a dia de trabalhos, direcionada a crianças e adolescentes que frequentam o local, especialmente nos finais de semana.

O convite foi feito pela administração do Shopping, que na prática pretende introduzir formas de tratamento e abordagens corretas, levando em conta as políticas públicas de proteção, a partir de um olhar mais direcionado, a partir do trabalho realizado pela Semas, através da Gerência da Criança e do Adolescente, Conselho de Direito e Defesa da Criança e do Adolescente (CMDDCA), e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Na oportunidade, foram tratados vários pontos como política de proteção (como aplicá-las); diferença entre abordagem individual e as que são realizadas a partir do poder público; como agir em situações de risco, em relação à criança e ao adolescente; bem como consumo e venda de bebidas alcoólicas; análise sobre tipos de comportamentos; e como agir em situações de risco.

A capacitação foi ministrada pela coordenadora do PETI, Jussara Melo, que tratou sobre o tema: Proteger/Promover crianças e adolescentes que estejam em situação de risco, nos espaços públicos e privados que concentre grande circulação de pessoas, além de conceitos sobre os tipos de abordagem, como Observação Qualificada, Aproximação Progressiva e Respeitosa, e Construção de Laços de Confiança.

“Já temos um mapeamento feito pelo Programa Social Municipal para a Abordagem de Crianças e Adolescentes – Ruanda, que atua com busca ativa nas ruas de Campina e já esteve também no Shopping Partage. A ideia é criarmos um plano de ação, para que esse público seja incluído em alternativas e estratégias, alcançando inclusive a própria família. Por isso é tão importante essa parceria público-privado, que inclue outras instâncias, como Vara da Infância e Juventude, Ministério Público, Ministério Público do Trabalho, Conselho Tutelar, Delegacia da Infância e Juventude, entre outros”, afirmou Jussara Melo.

Para o Inspetor de Segurança do Partage, Alisson Menezes, “um momento importante que proporciona mais capacitação, qualificação, buscando sempre o tratamento cordial e respeitoso, dentro dos limites. Queremos fazer com que essas pessoas se sintam melhor acolhidas, mas que também possam cooperar com o nosso trabalho”, disse o Inspetor.

De acordo com Cristiano Vargas, gerente de Operações do Shopping Partage, algumas situações são flagrantes, quando jovens adentram o local e realizam pequenos furtos, praticam mendicância, abordam as pessoas. Vez por outra flagramos alguns deles com produtos de furto, mas mesmo assim, a orientação da administração é proceder da maneira mais tranquila possível, para evitar transtornos.

“A ideia, é que a cada capacitação, a nossa equipe consiga melhorar a abordagem com esse público. Até então, não tínhamos nada neste sentido, e essa parceria com a Prefeitura, o próprio Ministério Público e outras instituições, é para que a gente consiga achar soluções viáveis. Entendemos que esse é um papel nosso, mas sobretudo uma responsabilidade de todos, enquanto sociedade”, disse o gerente de operações.

Estiveram presentes também, Rouseane Andrade, gerente da Criança e do Adolescente; Sheila Ricarte, diretora interina de Proteção Especial de Média e Alta Complexidade; Paulo Sarmento, secretário executivo do CMDDCA; além da equipe de Projeto e Planejamento, liderada pela coordenadora Uiamara Mirna.

Codecom


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support