A Secretaria de Educação (Seduc) promoveu, na noite desta quarta-feira (24), o IV Simpósio em Alusão ao Dia da Pessoa com Deficiência, realizado no Teatro Municipal Severino Cabral. A abertura do evento contou com uma apresentação cultural do Grupo de Dança Margarida da Mota Rocha, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), encantando o público com a valorização da arte e da inclusão.
Na sequência, o destaque foi a palestra da especialista em Liderança em Políticas Públicas, Aline Castro, atual diretora de Inclusão da Secretaria de Educação de Belo Horizonte. Mulher com deficiência e referência nacional no tema, Aline abordou a importância da inclusão no ambiente escolar.
“O evento foi muito importante porque trouxe essa visão ampliada, ou seja, do quanto a inclusão é importante e precisa ser abordada nas escolas. Então a educação é a chave para a transformação da sociedade, uma sociedade mais justa, mais diversa e mais equitativa. Os professores têm um objetivo muito especial. Eles contribuem na vida, tanto pessoal quanto de formação dessas crianças e adolescentes. Então, é só a partir dessas pessoas que estamos formando dentro das escolas que a gente consegue ter uma sociedade que visa abordar as diferenças, naturalizar as deficiências para que a gente consiga seguir um futuro que se deseja”, destacou Aline.
A coordenadora de Educação Especial de Campina Grande, Michele Dias, ressaltou a relevância do simpósio no calendário da rede municipal e a necessidade de repensar práticas de ensino de forma permanente.
“Para nós é muito importante que esse evento esteja consolidado no calendário da rede, porque busca a equidade e a representatividade das pessoas com deficiência por meio do diálogo, da sua fala, e que elas se expressem suas necessidades, seus interesses. O simpósio nos ajuda a repensar práticas de ensino, assistência, serviços, tudo aquilo que a gente oportuniza para as pessoas com deficiência. Quanto mais ouvimos essas pessoas, melhor é o serviço que oferecemos para elas”, disse a coordenadora.
Por sua vez, o secretário de Educação, Asfora Neto, reforçou o compromisso da gestão municipal com a inclusão e destacou o momento como oportunidade para reflexão sobre as ações desenvolvidas na educação especial de Campina Grande.
“O evento reforça o compromisso da educação municipal com as crianças que estão na nossa rede pública e que são assistidas diariamente em cada creche, em cada escola da nossa cidade. Aqui é o momento de compartilharmos experiências exitosas que acontecem todos os dias em Campina. É um momento também de trazer referências nacionais, como é o caso da professora Aline Castro, que nos apresentou uma visão importante sobre os desafios que nós enfrentamos e também os passos que precisamos dar para, cada vez mais, garantirmos direitos”, afirmou.
O simpósio reuniu professores, gestores e representantes de instituições voltadas à defesa dos direitos da pessoa com deficiência, fortalecendo o diálogo e as práticas inclusivas dentro e fora da sala de aula.
Codecom