Desde o último mês de agosto, a Prefeitura de Campina Grande, através do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), do Jeremias, da Secretaria de Assistência Social (Semas), está realizando nas tardes de segunda-feira, das 14h às 16h, em uma das salas da unidade, situada ao lado da Feirinha do Jeremias, no mesmo bairro, o projeto “Receitas que Transformam”, que tem como principal objetivo, o reaproveitamento de alimentos, à exemplos de cascas e talos, além da promoção da reeducação alimentar.
A ideia surgiu no ano de 2019, através da coordenação do Cras Jeremias e equipe, e agora finalmente está sendo colocado em prática. As oficinas tiveram início no último mês de agosto e segue até o dia 11 de dezembro de 2024. “O objetivo de todo esse trabalho é inovar a qualidade de vida das usuárias, para promover a reeducação da alimentação e temos alcançado excelentes resultados”, disse a coordenadora do Cras, Kátia Suzana.
As oficinas são ministradas para um grupo de 15 mulheres, incluindo duas crianças, (filhos das participantes), oportunidades em que elas adquirem novos conhecimentos com especialistas voluntários, nas áreas de nutrição, educação financeira, técnica de vendas, marketing digital, além de um trabalho com hortas, com o cultivo de alface, coentro, couve folha, entre outros, que são administradas pela equipe da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional – CSAM, da Semas.
“Esse projeto está sendo muito bom para todas nós. Hoje já não utilizo mais frituras na minha alimentação, pois sei o quanto é prejudicial, pois já tive gastrite. Além disso tenho mais economia em casa, pois não desperdiço mais talos e cascas, pois sempre dá para preparar deliciosas receitas, como bolos, tortas de casca de banana, de mamão, sucos, refrigerante natural, cocadas, entre outros. Hoje estou consumindo mais frutas e verduras, e sei que isso é muito importante para a minha saúde e da minha família”, disse a participante, Maria José Lourenço.
Ainda segundo Kátia Suzana, todas as participantes receberão certificados no final e estarão aptas a preparar os seus alimentos de forma mais saudável, ou até mesmo poderão preparar as receitas e vender, pois serão alimentos diferenciados, saudáveis e nutritivos e vão gerar uma renda extra. As inscrições para uma nova turma, serão abertas em fevereiro do próximo ano e as oficinas, serão retomadas no mês de março, disse a coordenadora.
Codecom