Nesta segunda-feira, 29, a Gerência da Pessoa Idosa, da Prefeitura de Campina Grande, ligada à Secretaria de Assistência Social (Semas), realizou a abertura oficial da Semana de Valorização da Pessoa Idosa, com o Worshop – Construindo Pontes: Uma década e 22 anos de garantia de Direitos. O evento que reuniu idosos ligados ao Centro de Convivência do Idoso (CMCI), além de coordenações dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), e representantes das Instituições de Longa Permanência (ILPIs), foi realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, no bairro Catolé.
Na oportunidade, a médica geriatra, Luciana Medeiros, discorreu sobre o tema: “Envelhecer: Um Direito para todas as Pessoas”. Ela expôs dados estatísticos mostrando que nem todos as pessoas envelhecem da mesma forma, pois o estilo de vida que cada um adota será fator determinante para um envelhecimento mais saudável. Lembrou ainda que, em 2003, a organização Mundial de Saúde estabeleceu 3 pilares para o envelhecimento ativo (saudável), que envolve Saúde, Participação Social, Segurança e Aprendizagem ao longo da vida.
A profissional trouxe ainda dados sobre a Demografia de Envelhecimento no Brasil. As estatísticas mostram que, no ano de 2010, 10,8% da população tinha 60 anos ou mais. Em 2022, 15,8% passou a ter 60 anos ou mais. Em 2050, as projeções indicam que 30% da população brasileira terá 60 anos ou mais. Acrescentou que 30% desse envelhecimento é determinado pela genética e 70% dos hábitos de vida.
“As pessoas tem que saber que o envelhecimento tem a ver mais com seus hábitos, muito mais do que a sua genética. Esses hábitos incluem alimentação saudável, atividade física, controle de doenças crônicas, sempre estar disposto a interagir com a sua e com outras gerações, conseguir enxergar e ouvir melhor, com o uso de óculos ou aparelhos auditivos, além de manter contato com as pessoas do seu ambiente. Tudo isso junto, favorece um envelhecimento saudável”, ressaltou a geriatra.
Para Rosemary Torres, gerente da Pessoa Idosa, a programação que segue até o sábado, 04, inclui em especial o dia D, na quarta-feira (01), pela manhã, no Parque Evaldo Cruz. “Com o apoio da Coordenação da Rede de Proteção da Pessoa Idosa e demais secretarias e órgãos da PMCG e sociedade civil, neste dia serão oferecidos serviços de saúde, como aferição de pressão, consultório na rua, imunização e terapias holísticas. O Procon também estará presente com orientações e distribuição de material que aborda a violência patrimonial contra esse público. A STTP atuará com a oferta de cartões de estacionamento para a pessoa idosa”, disse a gerente.
Para o secretário adjunto da Semas, Rodolfo Rodrigues, mais do que entender um pouco dos direitos da pessoa idosa, esse primeiro dia marca o trabalho realizado pela assistência social todos os dias, através da gerência que funciona na sede da Semas, no São José, e dos vários serviços ligados à Rede de proteção Socioassistencial, que dão apoio a todo esse trabalho. Estão de todos de parabéns pela iniciativa”, disse o secretário adjunto.
Presenças
Participaram da abertura, a vice-coordenadora da Rede de Proteção Socioassistencial da Pessoa Idosa, Vitória Magalhães, a coordenadora do Centro de Convivência do Idoso (CMCI), Gilma Souto Maior, além do secretário geral da OAB/CG, Windson Pereira.
Toda programação da Semana está acessível no @semascgpb e @gerencia.pessoaidosacg
Codecom