A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), apoia o trabalho realizado pelos 42 Clubes de Mães que atuam no Município, com vários serviços e benefícios oferecidos à comunidade nos bairros em que estão instalados. Um apoio que vem em forma de subvenção e que consiste no repasse mensal de R$ 2 mil, para ajudar nas despesas da coordenação dos Clubes de Mães.
A coordenação dos Clubes é presidida atualmente pela pedagoga Tácia Maria Pimentel dos Santos, eleita em maio deste ano. A instituição, que já existe há 54 aos, funciona em sede própria no centro da cidade. As eleições para presidente e coordenação dos Clubes, ocorrem a cada 4 anos. Alguns bairros contam com mais de um Clube de Mães, a exemplo do bairro Santa Cruz (2 unidades) e distritos, como São José da Mata, que conta com 4 unidades, distribuídas na zona rural.
Cada unidade atende em média 50 mulheres, perfazendo um total de 3 mil delas alcançadas pelas ações dos 42 Clubes de Mães, com vivências e cursos para a empregabilidade e empreendedorismo, além de atividades manuais, plantação, arrecadação de alimentos, reuniões e celebrações de datas comemorativas. Alguns atuam também com distribuição de sopão solidário nos bairros.
Cessão de um ônibus
No último mês de outubro, a presidente Tácia Pimentel, participou da solenidade de Entrega de Emendas Parlamentares pelo prefeito Bruno Cunha Lima à Ong’s que atuam na cidade, no Seminário Diocesano do Alto Branco, com as presenças dos senadores Veneziano Vital do Rego e Efraim Filho.
Na oportunidade, ao lado da mãe do prefeito, Anneliese Cunha Lima, a presidente fez a entrega de um documento aos senadores, no qual solicita apoio para a aquisição de insumos e material para o trabalho nas unidades, mas principalmente, a cessão de um ônibus para o deslocamento das integrantes dos clubes, na cidade.
Segundo Tácia Pimentel, algo bastante esperado por todas as mulheres que fazem os Clubes de Mães, no intuito de facilitar o acesso delas em eventos de interesse da categoria, realizados pelas unidades, bem como ampliar a vivência e engajamento das integrantes, além do deslocamento para outros grandes eventos na cidade, como O Maior São João do Mundo, Natal Iluminado, entre outros.
“O micro ônibus é sem dúvida um grande sonho esperado por todos que fazemos os Clubes de Mães, pois não temos recursos suficientes para custear um transporte e sempre buscamos ajuda de empresas e outras iniciativas, mas nem sempre conseguimos. Caso a nossa solicitação seja atendida, vamos conseguir avançar com todo o trabalho desenvolvido nas nossas unidades”, ressaltou a presidente, Tácia Pimentel.
Codecom