O Fórum objetiva ainda instruir de forma participativa, juntamente com os feirantes, o Comitê Gestor, responsável pela concepção e elaboração do Plano de Salvaguarda. Este plano vai criar medidas que visam a garantir as condições de existência e valorização dos patrimônios culturais imateriais, cabendo ao Comitê Gestor do Plano de Salvaguarda da Feira Central de Campina Grande, em parceria com o Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e com outras instâncias do poder público, organizações não governamentais e entidades particulares, identificar e apoiar ações com essa finalidade, tais como:
– Reconhecer eventuais problemas que a feira enfrenta para a sua preservação e valorização;
– Definir as referências culturais relacionadas à feira que precisam ser mais valorizadas e/ou que estejam correndo risco de desaparecimento;
– Planejar estratégias de ações a serem executadas, como promoção de atividades educativas e culturais;
– Propor melhorias para o bom funcionamento da feira e a autonomia dos feirantes;
– Participar e acompanhar a execução das ações planejadas;
– Propor outras medidas de difusão e valorização da feira e de suas referências culturais.
Abertura oficial do fórum com a participação de representantes da Prefeitura de Campina Grande, do Iphan, Iphaep, equipe do INRC e representantes dos feirantes. Às 16h, roda de conversa abordando o tema “Por que construirum Plano de Salvaguarda para bens culturais imateriais”.
Na quarta (12), às 9h, apresentação da proposta de instituição do Comitê Gestor de Salvaguarda da Feira de Campina Grande, por técnicos daSuperintendência do Iphan-PB. Às 10h, realização de um debate.
À tarde, eleição dos representantes do Comitê Gestor da Salvaguarda da Feira de Campina Grande. O fórum será encerrado com apresentação cultural.