Nesta segunda-feira, 4, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio do Centro de Ciências Biológicas e de Saúde (CCBS), em parceria com a Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Saúde, celebraram o início da primeira Residência Multiprofissional em Saúde Mental na Atenção Primária na cidade. Voltada para a temática da saúde mental, esta parceria representa mais um avanço significativo para Campina Grande, que já conta com um Programa de Residência Médica há 10 anos, agora expandindo para outros profissionais da saúde.
Após a inscrição de um total de 178 candidatos, realizada em fevereiro, o programa acolhe 11 profissionais, abrangendo áreas como psicologia, enfermagem e odontologia. O foco principal será o trabalho em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde e na Rede de Atenção Psicossocial.Durante os dois anos de Residência, os participantes serão acompanhados por preceptores, que são professores da UFCG. Ao término do programa, os residentes se tornarão especialistas em Enfermagem, Psicologia e Odontologia em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde.
A iniciativa, realizada pelo CCBS em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde, visa fortalecer o sistema de saúde da cidade, garantindo atendimento qualificado e integrado aos cidadãos que necessitam de cuidados em saúde mental. Este passo representa um compromisso conjunto com a formação de profissionais capacitados para atender às demandas desse importante campo da saúde pública.
Os residentes da primeira Residência Multiprofissional em Saúde Mental na Atenção Primária em Campina Grande serão acompanhados por tutores preceptores da UFCG e por profissionais do Município durante sua formação, que consiste em uma pós-graduação lato sensu com carga horária de 5.760 horas, distribuídas em 20% de atividades teóricas e 80% práticas ao longo de dois anos. Durante esse período, os profissionais serão capacitados para atuar nos serviços municipais da Atenção Primária à Saúde e na Rede de Atenção Psicossocial. Além disso, receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 4.106,09 para auxiliar durante o período de estudo e prática profissional.
Na ocasião, estiveram presentes o reitor, Antônio Fernandes; o secretário de Saúde, Carlos Dunga Júnior; a secretária adjunta, Carol Gomes; a diretora de Planejamento da pasta, Eliete Nunes; a secretária executiva de Saúde Mental, Lívia Sales; o gerente de Saúde Bucal, Tony Peixoto; a diretora do CCBS, Carmen Dolores; a professora de Psicologia Maria Valquíria; a pró-reitora de extensão, Priscilla Castro; a coordenadora do núcleo de educação da Secretaria de Saúde, Núbia Oliveira; a coordenadora de enfermagem da pasta, Larissa Carneiro, e o Dr. André Brasileiro. representando o Hospital Universitário Alcides Carneiro.
Codecom