Prefeitura em parceria com a Cagepa vai levar água a quase 3 mil famílias da zona rural de Campina Grande

Iniciadas há menos de um mês, as obras para implantação do sistema de abastecimento d´água da comunidade de Santo Isidro, na região do Distrito de São José da Mata, resultantes de uma parceria entre a Prefeitura de Campina Grande e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), deverão beneficiar mais de 2.500 famílias, vez que o empreendimento também chegará às populosas localidades rurais de Samambaia e dos Cuités.

A informação é do secretário Renato Gadelha, da Agricultura do Município (Seagri), órgão encarregado de dar a contrapartida operacional ao serviço e, ao mesmo tempo, acompanhar o andamento do trabalho de execução das obras. Em que pesem as dificuldades de ordem topográficas, causando certa lentidão nas escavações do solo por onde irá passar a tubulação, a estimativa é a de que o sistema de abastecimento d´água daquelas comunidades rurais fique pronto em até seis meses.

De acordo com o mapeamento elaborado pelos técnicos da Seagri e da Cagepa para estabelecer as etapas e o fluxo das obras, será necessária a escavação de 7,5 quilômetros de extensão para levar água às comunidades de Santo Isidro, Samambaia e Cuités, tendo como ponto de partida para a captação da água a canalização imediatamente próxima do Hospital da FAP, no bairro de Bodocongó, em Campina Grande.

Pelo projeto, a linha de abastecimento de 7,5 km de extensão vai até a um determinado ponto da localidade de Santo Isidro, que inclui a implantação de duas estações elevatórias por meio do sistema “Booster”, termo em inglês que significa reforço, muito usado pela Engenharia e que consiste na ampliação da força da pressão no bombeamento da água, fazendo com que ela chegue com mais fluxo até o local previamente estabelecido.

Conforme explicou o secretário Renato Gadelha, um dos principais compromissos da Prefeitura municipal nesta parceria é o de disponibilizar homens e máquinas para a realização do trabalho de escavação do trecho para a passagem da tubulação, bem como indicar técnicos para o acompanhamento do trabalho, em conjunto com os profissionais da

Cagepa envolvidos no projeto.
Ao garantir que vem recebendo total apoio do prefeito Bruno Cunha Lima nesta e em outras parcerias em benefício da zona rural de Campina Grande, o secretário Renato Gadelha revelou, por outro lado, que o projeto de abastecimento d´água do Sítio Santo Isidro e comunidades adjacentes conta com o entusiasmo e a colaboração do professor e líder comunitário Rubens Alves da Silva.

Ele é engenheiro civil aposentado e, atualmente, é o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Ao lado de seus parceiros de colegiado e com o apoio da Secretaria municipal da Agricultura, o professor Rubens Alves tem lutado de forma incansável para dar mais dignidade às famílias que habitam a zona rural de Campina Grande.

Codecom

Compartilhar