O curso de formação para capacitação de profissionais que vão atuar na Ronda da Mulher foi realizado durante três dias no auditório Plínio Lemos, no bairro José Pinheiro. Os participantes receberam treinamento através de palestras, debates, roda de conversa e aulas práticas sobre os aspectos das leis de proteção à mulher e outros temas relacionados a violência de gênero.
A Ronda da Mulher será oficialmente instalada no dia 8 de março, pelo prefeito Bruno Cunha Lima, a primeira-dama Juliana Cunha Lima, a coordenadora de políticas públicas para mulheres, advogada Talita Lucena e o Coordenador da Guarda Municipal GCM Alcântara.
O programa vai garantir o monitoramento, através da Guarda Municipal e profissionais da Coordenadoria da Mulher, às vítimas de violência que solicitarem ou já estiverem sob medida protetiva.
A Guarda Municipal fará o monitoramento, com rondas diárias no endereço das vítimas para evitar contato do agressor. Já a equipe da Coordenadoria da Mulher, vai garantir o suporte jurídico, psicológico e o acesso aos programas de políticas públicas.
A instalação da Ronda da Mulher faz parte da programação comemorativa do mês de mulher e é o mais novo equipamento no combate a violência de gênero a ser instalado pela Prefeitura de Campina Grande. O equipamento se estende também aos filhos e familiares das mulheres que estão sob medida protetiva.
Durante o encerramento da formação foi realizada uma palestra sobre o feminicídio, proferida pela delegada Karine de Lima Vasconcelos com o esclarecimento de dúvidas sobre o crime, que é o último ato dentro da escala de violência contra a mulher. Também houve a exibição do documentário “Eles matam mulheres”, além de aulas práticas a respeito do uso de técnicas no combate à violência contra mulher.
“Diante do crescimento dos casos de violência contra a mulher, o prefeito Bruno Cunha Lima resolveu lutar por mais esse equipamento, e agora, a Ronda da Mulher passa a ser uma realidade na vida das mulheres em situação de violência assistidas por nossa Rede de Atendimento. Um avanço importante no apoio e redução dos índices de violência,” finalizou Talita.
Codecom