Celebrando a importância da arte e cultura da capoeira, a Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Educação (Seduc) e da Secretaria de Espote, Juventude e Lazer (SEJEL), realiza a 7ª Semana Municipal da Capoeira, de 4 a 9 de novembro.
A programação tem início na segunda-feira, dia 4, na Praça da Bandeira, com a abertura oficial e segue com ações nas escolas. O destaque na quarta-feira, dia 6, com a participação do Rank Brasil que vai homologar o recorde do maior Projeto de Capoeira nas Escolas do Brasil. A cerimônia acontece no anfiteatro do Parque Evaldo Cruz, às 9h da manhã, com a participação de estudantes da rede. No mesmo dia, a Seduc, o Instituto de Artes (IA) e a União dos Capoeiras do Planalto da Borborema (UCPB) serão agraciados com troféus, enquanto os homenageados receberão medalhas. Além disso, os professores e escolas terão a oportunidade de receber certificados em reconhecimento ao seu trabalho. O projeto Capoeira nas Escolas atende a 13 mil crianças da rede municipal, nas 107 escolas da zona urbana e rural.
Na sexta-feira, a programação conta com o 14º Seminário: Capoeira – Educação e Cultura Afrobrasileira, já no sábado ocorrerão 15 rodas de capoeira simultaneamente em diversos pontos da cidade.
“A Semana Municipal da Capoeira foi criada no dia 11 de junho de 2018, uma lei municipal 6.949, nós estamos na 7ª edição. Realizamos essa programação com a União dos Capoeiras do Planalto da Borborema, que é a nossa entidade que faz a parceria com a SEDUC, SEJEL e o Instituto Alpargatas no Projeto Capoeira nas Escolas. Vamos começar na segunda-feira, fazendo a abertura na Praça da Bandeira com roda de capoeira, com os professores do projeto e vamos fazer uma exposição contando um pouco da história nesses 18 anos de luta do Projeto Capoeira na Escola em Campina Grande. E dentro da programação vamos ter a entrega do prêmio do novo recorde, que vamos estabelecer, de maior projeto de capoeira nas escolas do Brasil.” Mestre Pequeno, coordenador do Projeto Capoeiras na Escolas
PROGRAMAÇÃO:
04 de novembro
9h – Praça da Bandeira.
Roda de abertura e exposição: “Projeto Capoeira nas Escolas – 17 anos de educação Etno-racial em tempo integral”.
05 de novembro de 2024
Atividades em todas as unidades escolares
06 de novembro de 2024
9h – Anfi-teatro do Parque Evaldo Cruz.
Homologação do recorde de MAIOR PROJETO DE CAPOEIRA NAS ESCOLAS DO BRASIL.
07 de novembro de 2024
18h – Rodas de Capoeira em academias, centros de treinamento e escolas de Capoeira instaladas em Campina Grande.
08 de novembro de 2024
19h – Anexo da SEDUC.
14º Seminário: Capoeira – Educação e Cultura Afrobrasileira
09 de novembro de 2024
9h – praças do centro da cidade e entorno
15 rodas de capoeiras simultâneas – Circuito de rodas de capoeira da U.C.P.B – União dos Capoeiras do Planalto da Borborema.
Codecom