A Prefeitura de Campina Grande iniciou nesta segunda-feira, 16, um ciclo de palestras com o objetivo de conscientizar e instruir os agricultores sobre as práticas de uso e preservação do solo na zona rural do município. A primeira apresentação aconteceu no Assentamento Pequeno Richard, localizado no Distrito de Catolé de Boa Vista, e foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Joselito de Sousa Moraes, da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri).

Entre as ocorrências mais danosas ao solo, levantadas por Joselito Moraes, foram destacadas as queimadas, o desmatamento, a erosão e o assoreamento de riachos e barragens. Moraes explicou, para os agricultores do Pequeno Richard, que essas questões comprometem a qualidade da terra e a própria produção agrícola. Em seguida, ele apresentou instruções sobre como evitá-las, sugerindo o emprego da técnica “curva de nível” como a saída mais prática para resolver o problema.

A “curva de nível”, conforme explicou o agrônomo, é uma técnica milenar utilizada na agricultura, que consiste na produção ordenada por meio de linha com diferentes altitudes do terreno. Segundo Moraes, este método ajuda a reter elementos solúveis do solo, permitindo o aumento da produção.
“Esperamos que os agricultores do nosso município, na medida em que forem sendo instruídos sobre o assunto, absorvam essa tecnologia milenar, que é simples, de fácil execução e de fundamental importância para a preservação do solo, no que resultará no aumento da produção agrícola”, ressaltou Joselito Moraes. Ele adiantou que a equipe técnica da Seagri, encarregada de conscientizar e orientar os agricultores, vai realizar este trabalho em toda a zona rural de Campina Grande.
Por fim, Moraes disse que todos os contratempos, relacionados à preservação e uso correto do solo, poderiam ser evitados se houvesse apenas o desmatamento necessário, se as queimadas fossem evitadas, se fossem realizados o cultivo em nível e a rotação ou consórcio das culturas exploradas nesta região.
Conforme garantiu o secretário municipal de Agricultura, Renato Gadelha, este e outros tipos de ações fazem parte da pauta da Prefeitura para a zona rural de Campina Grande. Gadelha disse, inclusive, que a meta é estreitar, cada vez mais, a aproximação entre a administração municipal e o homem do campo. “Essa é uma orientação do próprio prefeito Bruno Cunha Lima”, disse o secretário.
Codecom