A Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande, em parceria com a Secretaria de Cultura, promoveu, nesta terça-feira (19), a cerimônia de abertura da VIII Semana Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural, evento que tem como tema central “Educar para Pertencer: Patrimônio, Identidade e Futuro”. A solenidade aconteceu na sede da Seduc, e marcou o início de uma programação que se estende durante toda a semana.
A abertura contou com uma apresentação cultural realizada pelos estudantes do projeto Capoeira nas Escolas, que encantaram o público com uma demonstração de força e tradição.
Posteriormente, o Coordenador-Geral de Educação, Formação e Participação Social do Departamento de Articulação, Fomento e Educação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Giorge Bessoni, ministrou palestra virtual abordando o tema “Campina Grande e o desafio de construir seu Plano de Educação Patrimonial”. O debate ressaltou a importância da construção coletiva de políticas públicas que valorizem o patrimônio cultural da cidade.
A coordenadora de Educação da Secretaria Municipal, Vera Passos, destacou o compromisso da rede municipal com a educação patrimonial.
“O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação é contínuo e integrado ao currículo local. A educação patrimonial não é uma ação isolada, mas uma prática inserida nas propostas pedagógicas das nossas unidades. Por meio de vivências e atividades extracurriculares, levamos os estudantes a conhecer e valorizar a cultura, o patrimônio e a história da nossa cidade, envolvendo crianças, adolescentes e também adultos”.
A coordenadora de Educação Patrimonial, Geovana Aquino, reforçou a relevância do evento e explicou os objetivos da Semana.
“Este ano, a VIII Semana Municipal do Patrimônio tem como desafio a construção do Plano Municipal de Educação Patrimonial. A Secretaria de Educação, em parceria com a sociedade civil organizada,incluindo universidades, institutos de preservação, escolas públicas e privadas, busca articular esse documento oficial que norteie as ações no campo da educação patrimonial. Desde 2013, já desenvolvemos trabalhos nessa área, alinhados às diretrizes nacionais do IPHAN e à legislação municipal, mas ainda precisamos ampliar o debate e fortalecer parcerias para consolidar essa política.”
No período vespertino, a programação inclui a apresentação musical do tecladista Neemias Monteiro Oliveira, seguida da mesa dialógica intitulada “Compartilhando Saberes: A Educação Patrimonial em diferentes contextos – na rede pública (município e estado), na rede particular e nas universidades”, que tem como objetivo socializar práticas exitosas em educação patrimonial. Entre os destaques está o projeto “Galante em Fotos: a transformação do espaço geográfico do Distrito de Galante”, coordenado pelo professor Erik Rodrigues Menezes Brito, que propõe um resgate histórico e cultural do território por meio da fotografia e da participação comunitária.
Programação Completa:
2º dia 20/08/2025
Programação Diurna –
Local: Auditório Rosil Cavalcante e Secretaria Municipal de Educação (Anexo)
Horário: 8h às 12h.
Comunicação: Construindo o Plano Municipal de Educação Patrimonial de Campina Grande. Apresentação da metodologia com Giovanna Aquino (COEP-SEDUC-CG)
Grupos de Trabalho Temáticos:
Grupo 1- Patrimônio como instrumento pedagógico
(Mediadores: Deyvison Pierry Silva e Igor Robson Moura Furtado Santos.
Grupo 2- Inclusão e diversidade no acesso à memória e à História
(Mediador: Arioswalber de Sousa Oliveira).
Grupo 3- Sustentabilidade e salvaguarda dos bens naturais
(Mediadores: Andrezza Maia de Lima e Lucas Nunes de Araújo).
Apresentação cultural: Luzia Xavier da Silva ( Lu Xavier) – cantora (voz e teclado), integrante do coral Coro em canto da UFCG e da SESUMA – CG.
Programação Noturna –
19h às 20h
Local: Escola Municipal Maria José de Carvalho
Apresentação musical: Guardiões da Memória Cantam Campina – apresentação dos(as) estudantes do curso da UATI/UFCG (Coordenação Profa Dra Keila Queiroz e Silva), com repertório e ensaios orientados pelo mestre Jean Márcio Souza da Silva, professor de Música da Unidade de Música da UFCG.
Período 19 a 21/08/25
A programação cultural paralela para o período de 19 a 21 de agosto de 2025 foi organizada pela Secretaria de Cultura – SECULT, com destaque para as atividades realizadas em dois espaços culturais importantes de Campina Grande:
Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande
Horários:
08h às 13h – Aberto ao público em geral
19h às 21h – Exclusivo para estudantes da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande (modalidade EJA), com agendamento prévio pela SEDUC (Coordenações de Educação Patrimonial e EJA).
Exposições em cartaz:
“Aldeia, Vila, Cidade” – História de Campina contada por meio de objetos e iconografias.
“Campina Arte Déco” – Fotografias de Jorge Barbosa.
“A Arquitetura Eclética de Campina Grande” – Maquetes produzidas por estudantes do curso de Arquitetura da UFCG.
Museu e Tecnologia do Algodão
Horários:
08h às 13h – Aberto ao público em geral
19h às 21h – Exclusivo para estudantes da rede municipal (modalidade EJA), com agendamento pela SEDUC.
Exposição em cartaz:
Acervo permanente “História do Ciclo do Algodão”.
Codecom