Evento que acontece nesta segunda e terça, reúne artistas da música e da dança de várias instituições
Campina Grande se prepara para mais uma grande demonstração de luta e perseverança pela Inclusão Social, com a realização do 1º Festival de Artes Inclusivas do município, que acontece nesta segunda e terça-feira, 20 e 21 de setembro, a partir das 19h, no Teatro Unifacisa, no bairro Itararé, com transmissão pelo Youtube da PMCG e TV Maior, canal 11.1

Promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) e Gerência da Pessoa com Deficiência em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult), o evento traz como carro-chefe a celebração ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, que é comemorado no dia 21 de setembro, data especialmente escolhida por ser bem próximo do início da primavera, onde as flores representam o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.
Nesta segunda, o evento que será aberto pela Filarmônica Epitácio Pessoa, terá as presenças do prefeito Bruno Cunha Lima, da primeira-dama Juliana Figueiredo Cunha Lima, da gerente da Pessoa com Deficiência no Município Edna Silva e os Secretários Valker Neves (Semas) e Giseli Sampaio (Secult).
Vários artistas da música que possuem deficiência visual, estarão abrilhantando a primeira noite do Festival. Destaque para o pianista Jessé Oliveira, que é cego de nascença e é aluno de música na UFCG e finaliza o curso em 2022. Jessé fará a abertura do evento. Outra atração é a cadeirante e bailarina Laissa Guerreira, que fará um número especial ao lado da Secretária de Cultura Giseli Sampaio.
Na terça, segunda e última noite do evento, a programação será ainda mais especial, dessa vez com grandes artistas na dança, que apresentam também alguma limitação. Logo na abertura um número especial de ballet, que promete ser a grande surpresa da noite. O bolero e o forró, também estarão presentes.
Lançamento – Site e Guia
O ápice da noite será o lançamento do site dedicado à Inclusão Social, com a presença da Secretária de Ciência e Tecnologia Laryssa Almeida e lançamento oficial do Guia da Pessoa com Deficiência, feito pelo prefeito Bruno Cunha Lima. O Festival será encerrado com um grande Espetáculo denominado “Corpo em Movimento”, com vários dançarinos com deficiência física e intelectual.
Para Edna Silva, gerente da Pessoa com Deficiência e idealizadora do Festival, “o evento será um marco na luta pelos direitos da Pessoa com Deficiência, já que o principal objetivo é potencializar, incentivar e celebrar a inclusão desse público, além de mostrar os grandes talentos que temos na dança e na música”, concluiu.
Artistas convidados
Estarão presentes no evento, além de artistas da Secretaria de Cultura e CAPS, artistas PCD’s da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Instituto dos Cegos, Casa da Esperança, Centro Especializado em Reabilitação – CER e do Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Neto – IPESQ.
São eles: Jessé Oliveira (Pianista); Rodolfo Virginio (Violonista); Teberge Bezerra (Cantor); Willi Leonardo (Cantor); Érika Marques (Cantora); Marimélia (Musicista); Laissa Guerreira (Bailarina); Stênio Pablo (Dançarino); Marley Lucena (Bailarino); Jéssica Oliveira (Bailarina); Wagner Gomes (Dançarino); Germana Costa (Dançarino); Cas Silva (Bailarino); Ana Cecília (Dançarina); Alexandre Porto, Jéssica Macedo, Auta Targino, Francisco José (alunos da APAE e Dançarinos).
Codecom