A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, realizou um ensaio geral com os Bombeiros Mirins para o Desfile Cívico do 7 de Setembro. O treinamento final, que também envolveu a corporação, aconteceu nesta segunda-feira, 1º de setembro, no Spazzio, reunindo 25 crianças do programa que são atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) José Pinheiro e Casa da Esperança 4.
A atividade marcou o início da semana que antecede ao Desfile da Independência, promovendo disciplina, civismo e a integração social entre o público alcançado. No desfile, que acontecerá na avenida Floriano Peixoto, centro da cidade, no próximo domingo, 07, os Bombeiros Mirins terão papel de destaque, representando uma corporação tradicional e respeitada, engajada com o futuro da cidade e na prática do nacionalismo e da valorização do Brasil desde a infância.
Bombeiros Mirins
Os grupos de crianças da Semas integram as oficinas do projeto às terças-feiras, pela manhã e à tarde, com ensaios que já estavam acontecendo desde o último mês de agosto, na sede do Corpo de Bombeiros, no bairro São José. Dessa forma, o ensaio geral teve o objetivo de alinhar os últimos detalhes da participação do grupo no evento cívico, reunindo as diferentes turmas em um só momento, para a apresentação junto à corporação.
“A gente preza pelo nacionalismo, pelo amor à nossa pátria, por gostar de fazer parte da Paraíba, do Brasil e por dar valor ao nosso estado. O próprio Cras e a Casa da Esperança são exemplos de acolhimento às crianças e esse momento faz elas perceberem que fazem parte de algo maior, para que elas cuidem de si mesmas e de pessoas próximas, em casa, na escola, no bairro e outros locais, através do 07 de Setembro”, destacou o subcomandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar em Campina Grande, Eliúde Santiago.
Sara Vitorya é uma das crianças que integra a equipe de Bombeiros Mirins, por intermediação do Cras, e participou do ensaio. “Eu estou muito ansiosa para o desfile e gostei muito do ensaio para que a gente se prepare melhor e esteja bem no dia da apresentação. Eu estou muito feliz por causa disso, porque faz muito tempo que eu queria entrar nos Bombeiros Mirins e não conseguia. Mas, quando eu entrei no Cras, eu consegui realizar esse sonho,” disse a menina.
“A parceria com o Corpo de Bombeiros tem gerado resultados concretos na formação cidadã dessas crianças atendidas pelo Cras. Ver o envolvimento, a disciplina e o entusiasmo deles é motivo de orgulho para toda a gestão. Esse ensaio representa mais do que uma preparação para o desfile, pois é o reflexo de uma política pública que acredita no potencial dessas crianças e para o futuro do Brasil,” disse o secretário da Semas, Fabio Thoma.
Codecom