A primeira-dama de Campina Grande, Juliana Figueiredo Cunha Lima, comandou, nesta sexta-feira, 13, o início de uma série de reuniões intersetoriais para o planejamento da campanha Setembro Amarelo, em Campina Grande. O encontro foi realizado no auditório do Ipsem e contou com a participação de representantes das secretarias de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Saúde, Educação, Obras, Cultura, além da STTP e do Procon.
A campanha Setembro Amarelo, que visa conscientizar a população para a importância da prevenção ao suicídio, está sendo coordenada pela primeira-dama, Juliana Figueiredo Cunha Lima; e pela coordenadora de Saúde Mental do Município, Lívia Sales. O objetivo é envolver todas as Secretarias, autarquias e órgãos vinculados ao Município, em um verdadeiro mutirão de ações para o enfrentamento a esse que tem sido um mal silencioso e que vem vitimando pessoas de todas as idades em todo o mundo.
“Como psicóloga, tenho uma atenção especial pela saúde mental e a gestão do prefeito Bruno Cunha Lima também abraçou essa causa. Vamos aproveitar este mês de setembro, que é dedicado à prevenção ao suicídio, para intensificar ações, em todas as áreas, que possam contribuir para melhorar a saúde mental da população. Sabemos que o estresse é um mal presente em grande parte da população e que foi agravado pela pandemia do novo coronavírus. Precisamos contribuir para amenizar o impacto que o confinamento causou e reduzir os danos causados à saúde mental das pessoas”, destacou Juliana.
Embora tenha sido a primeira, a reunião já avançou bastante no planejamento das ações, uma vez que Seplan, SEDE, Procon, Secult e STTP, já apresentaram o cronograma de ações que estão preparando para a campanha.
“Convidamos pessoalmente todas as Secretarias a participar dessa campanha e esperamos que todas apresentem seus cronogramas de ações. Trata-se de um projeto muito importante para a gestão e para a população, pois se trata de preservar vidas”, disse a coordenadora de Saúde Mental do Município, Lívia Sales.
Estiveram presentes na reunião o vice-prefeito Lucas Ribeiro; os secretários Filipe Reul (Saúde); Geraldo Nobre (Sesuma); Rosália Lucas (SEDE); Fernanda Ribeiro (Obras); Socorro Siqueira (adjunta de Educação); Giseli Sampaio (Cultura); e o coordenador do Procon, Saulo Muniz. Seplan e STTP enviaram representantes.
A Campanha Setembro Amarelo contará com a realização de atividades simultâneas em diversos órgãos da administração municipal. As ações começam no dia 1º de setembro e se estendem até o dia 30. Segundo a coordenadora da Saúde Mental, Lívia Sales, a campanha já conta com a adesão de dirigentes de todas as pastas e inclusive com parcerias da iniciativa privada.
Codecom