A noite desta sexta-feira (20) foi marcada por cultura, emoção e tradição no primeiro dia da Mostra das Campeãs, realizada dentro da programação oficial d’O Maior São João do Mundo. A ação é promovida pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande (Asquaju/CG), e reúne as oito colocadas do Festival de Quadrilhas Juninas da cidade, proporcionando ao público a oportunidade de assistir os grandes destaques das competições.
Fotos: Mateus Almeida
A abertura da noite ficou por conta da centenária Filarmônica Epitácio Pessoa, que, em frente à imponente Catedral Cenográfica do Parque do Povo, encantou campinenses e turistas com um repertório de clássicos juninos, resgatando o sentimento de pertencimento e valorização das raízes culturais da Rainha da Borborema.
Logo depois, os olhares e os corações se voltaram para a icônica Pirâmide, o coração do Quartel General do Forró, onde as quadrilhas Expressão Junina e Mistura Gostosa deram início às apresentações da Mostra. A Expressão Junina deu o compasso esbanjando alegria, cores vibrantes e coreografias marcantes, arrancando aplausos calorosos do público presente.
Na sequência, foi a vez da Mistura Gostosa contagiar a multidão com o espetáculo “São João Não…Uma Viagem Pelos Cinco Sentidos”, distribuindo sorrisos, tradição e brilho em cada passo e figurino cuidadosamente preparado, reafirmando a força da cultura popular nordestina.
O cantor Augusto Arruda, da Mistura Gostosa, falou sobre a emoção de voltar a cantar no Parque do Povo. “É sempre uma alegria enorme poder fazer parte dessa festa tão grandiosa, e cantar no coração desse evento é especial demais. Campina Grande sabe como valorizar sua cultura e seu povo”, destacou.
As apresentações continuaram no Quadrilhódromo do Parque Evaldo Cruz, reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da cultura popular e a valorização das quadrilhas juninas, que carregam a tradição e o brilho da cidade em cada apresentação.
A Mostra das Campeãs não é apenas um evento festivo, mas um importante espaço de reconhecimento e exaltação da cultura campinense, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Campina Grande em manter vivo o legado d’ O Maior São João do Mundo e valorizar as expressões artísticas que dão identidade e vida à cidade.
E neste sábado (21) tem mais! As apresentações continuam tanto na Pirâmide, como no Quadrilhodromo, com as juninas Moleka 100 Vergonha e Rojão do Forró.
Confira a programação de quadrilhas até o dia 23 na íntegra:
Sábado (21)
Pirâmide
A partir das 20h
Mostra das Campeãs
Junina Rojão do Forró
Junina Moleka 100 Vergonha
Domingo (22)
Pirâmide
A partir das 20h
Mostra das Campeãs
Junina Flor de Lampião
Junina Arraial em Paris
Domingo (22)
Quadrilhódromo
A partir das 20h
I Festival Paraibuco de Quadrilhas Juninas
Junina Arriba Saia (PB)
Junina Fagulhas do Agreste (PE)
Junina Cheiro de Malícia (PB)
Junina Molecodrilha (PE)
Junina Terra dos Fortes (PB)
Junina Flor da Vertente (PE)
Segunda (23)
Pirâmide
A partir das 20h
Mostra das Campeãs
Arraial do 40
Junina Rojão do Forró
Junina Cestinha de Flores.
Codecom