Autor: Notícias PMCG

Primeiro final de semana do Natal Iluminado 2022 registra participação de 400 artistas e grande público

O primeiro final de semana do Natal Iluminado 2022 foi marcado pela presença de milhares de pessoas nas Estações das Luzes e Anjo da Anunciação, localizadas no Açude Velho e Parque da Criança, respectivamente. Os palcos trouxeram dança, música e teatralização, encantando os presentes desde a última sexta-feira (25), até este domingo (27). Após a […]

28/11/2022 11h06 Atualizado há 2 meses

O primeiro final de semana do Natal Iluminado 2022 foi marcado pela presença de milhares de pessoas nas Estações das Luzes e Anjo da Anunciação, localizadas no Açude Velho e Parque da Criança, respectivamente. Os palcos trouxeram dança, música e teatralização, encantando os presentes desde a última sexta-feira (25), até este domingo (27).

Após a abertura oficial, que contou com o acendimento das luzes pelo Prefeito Bruno Cunha Lima, desfile natalino, apresentações de atores, músicos, bailarinos, fanfarra, e diversos outros artistas, a exemplo de Julia Hadassa, Thaís Soares, Filarmônica Epitácio Pessoa e Thalita Nóbrega Ballet, a programação seguiu para o dia seguinte. No sábado (26), foi realizada a apresentação da Banda da Polícia Militar, do pianista Einstein Felinto, da poetisa Anne Karolynne, do Ballet Kairós, e do saxofonista Marcelo Bruno.

Giseli Sampaio – secretária municipal de Cultura

“Na sexta, o prefeito Bruno Cunha Lima abriu oficialmente a programação que vai até 6 de janeiro, Dia de Reis. Sejam todos mais uma vez bem-vindos. As minhas palavras hoje são de acolhida e desejar saudações culturais a todos vocês que nos visitam. Vamos todos celebrar o tempo do advento, a data magna da cristandade que é o Natal”, disse a secretária municipal de Cultura Giseli Sampaio, durante acolhida no sábado.

O capitão Paulo Vanderlei de Barros, da Banda da Polícia Militar, também comentou a experiência de participar da edição histórica do Natal Iluminado 2022. “Nós não estamos só nas ruas trazendo segurança, como também fazendo um elo de segurança através da sociedade, seja pela música ou por nossa participação em projetos sociais. Então viemos para abrilhantar essa festa maravilhosa”, disse.

Já no domingo, a animação da plateia da Estação das Luzes ficou por conta do espetáculo “Sanfonas Iluminadas”, do músico e professor do Centro Cultural Lourdes Ramalho, Roninho do Acordeon, que mostrou que o instrumento, tradicionalmente presente no ritmo do forró, também tem sua capacidade de natalização.

“Na terra d’O Maior São João do Mundo precisamos ouvir uma sanfoninha tocando”, destacou o arte-educador antes de iniciar a sua apresentação, a qual ele definiu como um “gostinho especial” por tocar em Campina Grande.

“Ao ver um acordeon, todos esperam ouvir forró. Só que hoje a proposta é diferente. Trouxemos um repertório que talvez muitos não tenham visto um acordeon tocar, então vão sentir a versatilidade desse instrumento que é tão nosso”, completou.

Os grupos folclóricos Ariús e Raízes compuseram o mesmo palco animando a plateia lotada com muito Maracatu e Bumba Meu Boi, mostrando que nossa cultura popular realmente pode e deve estar presente no Natal.

Seguindo o mesmo conceito, a Estação Anjo da Anunciação, recebeu o espetáculo “Jesus Sertanejo”, com alunos do Colégio Walfredo Siqueira Luna, representando o nascimento de Cristo, mas com aspectos da cultura essencialmente nordestina.

Marcelo Junior, idealizador do “Jesus Sertanejo”, explicou que 65 atores estiveram em palco, mas pontuou que o espetáculo conta com 100. Ele prometeu ainda o retorno da apresentação, desta vez na Estação das Luzes, em 23 de dezembro como um presente aos visitantes.

“Quisemos trazer a partir da cultura nordestina uma alusão ao nascimento de Jesus, se ele tivesse nascido aqui na Paraíba […] É contar a história de uma forma só nossa, desse chamego, dessa cultura, através das músicas, através das coreografias, através da caracterização. O povo nordestino, a vivência do Nordeste que tá muito dentro disso tudo. É falar de Jesus, é falar do povo nordestino é falar de Natal Iluminado”, completou.

As vozes também foram destaque da Estação em questão, com a apresentação do Grupo Receita de Paz e do Grupo Paz em Canto, responsáveis por encerrar a programação cultural do dia.

Participação recorde de artistas

Um destaque para os primeiros dias do maior Natal Iluminado de todos os tempos foi a grande participação de artistas. Cerca de 400 transitaram por todo o largo do Açude Velho e Parque da Criança, passando pelas mais diversas expressões artísticas, com o objetivo de atingir todos os públicos.

Somados ao Desfile Natalino, o primeiro dia reuniu cerca de 250 artistas. Já no sábado, as duas estações foram palco para 45 músicos, seguidos de 108 artistas no domingo.

Codecom


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support