Alunos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Campina Grande, tiveram a oportunidade de debater o Direito do Consumidor e conhecer o trabalho do Procon Municipal durante uma palestra especial, promovida pelo Instituto na noite desta terça-feira, 25, na sede do IFPB. A discussão foi conduzida pelo coordenador do Procon-CG, Waldeny Santana.
O evento foi para os estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio Integrado ao curso técnico de Administração do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja). Eles aproveitaram a oportunidade para fazer perguntas e tirar dúvidas sobre a legislação consumerista, em âmbito nacional e local, a exemplo do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e da Lei da Fila, com o coordenador do Procon campinense.
Para a aluna Celly Carmem da Silva, de 45 anos, a palestra foi uma oportunidade de aprendizado essencial. “Palestras como essa agregam ao nosso conhecimento, porque nos tornam mais atentas aos nossos direitos”, destacou ela.
Durante a palestra, Waldeny Santana explicou como é realizado o trabalho do Procon Municipal e reforçou, principalmente, a necessidade de os consumidores conhecerem seus direitos e saber onde e como buscá-los quando for necessário. “Eu sempre digo que um consumidor informado é um consumidor protegido”, alertou o coordenador.
Na ocasião, o Procon-CG também fez a distribuição de kits com um exemplar do Código de Defesa do Consumidor, um panfleto explicativo sobre a missão dos Procons e uma cartilha sobre planos de saúde, que foi elaborada pelo Procon-CG em parceria com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para todos os participantes.
Ao final da palestra sobre Direito do Consumidor, Waldeny Santana fez um agradecimento à coordenadora do Curso Técnico Integrado em Administração, professora Francicleide Gonçalves, que representou o IFPB durante o evento. O coordenador do Procon-CG também agradeceu ao professor Alberto Gustavo pelo convite para debater com os alunos. “Acredito que foi uma noite de grande aprendizado para todos nós”, finalizou o coordenador.
Codecom