O Procon Municipal de Campina Grande mantém o ciclo de palestras de conscientização e prevenção à ludopatia (vício em jogar, prática patológica de jogar), em escolas da rede pública de ensino. A iniciativa faz parte do projeto Procon na Escola, realizado desde julho deste ano, com objetivo de alertar estudantes sobre os riscos das apostas. Outra meta é desenvolver habilidades de inteligência emocional como forma de prevenção à compulsão por jogos. As palestras são conduzidas pelo psicólogo Alenilson Cruz.
Nesta semana, foi iniciada a etapa destinada aos alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). A primeira palestra aconteceu na última segunda-feira, 25, na ECIT Professor Anésio Leão. Na terça-feira, 26, foi a vez dos alunos da EMEF Escritora Lourdes Ramalho receberem a atividade. E nesta quarta-feira à noite, 27, na EMEF Tiradentes.
O cronograma segue até o início de setembro, contemplando outras escolas da rede pública de Campina Grande. De acordo com o coordenador do Procon-CG, Waldeny Santana, o projeto busca ampliar a consciência crítica dos alunos sobre os riscos das famosas bets e de outros jogos de azar.
“É fundamental que, além dos adolescentes, o público jovem e adulto também seja orientado, pois o consumo responsável e a proteção contra práticas abusivas são direitos que valem para todas as idades”, afirmou Waldeny Santana.
Com esse trabalho, o Procon-CG reforça sua atuação educativa, aproximando-se cada vez mais da comunidade escolar e fortalecendo a prevenção à ludopatia como política pública de defesa do consumidor.
Saiba onde acontecerão as palestras de setembro
Terça-feira (02/09/2025): EMEF Lions Prata – 19h às 20h
Quarta-feira (03/09/2025): EMEF Padre Emídio Viana Correia – 19h às 20h.
Codecom