O coordenador do Procon Municipal de Campina Grande, Waldeny Santana, assinou na manhã desta segunda-feira, 1º de setembro, na sede da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o contrato que viabiliza o processo de digitalização do Procon-CG por meio do desenvolvimento de uma plataforma web e mobile, denominada Procon Digital. O ato representa um importante passo para a modernização de todo o ecossistema de defesa do consumidor do órgão.
Na ocasião, o coordenador do órgão foi recebido pelo atual diretor-presidente da Fipe, Carlos Antonio Luque, que garantiu o suporte ao Procon Municipal de Campina Grande para que o processo de desenvolvimento da nova plataforma digital aconteça com êxito. “É uma honra para nós a cidade de Campina Grande nos dar essa oportunidade”, enfatizou o diretor-presidente da Fipe.
A proposta de digitalização do Procon-CG segue os planos do órgão de aprimorar os processos internos, por meio de recursos tecnológicos eficientes. Além disso, a abordagem abraça um modelo de operação que, além de mais sustentável, conseguirá atender as demandas dos consumidores campinenses com mais celeridade, transparência e facilidade. Desse modo, a relação entre o órgão e o cidadão será fortalecida.
Para o coordenador do Procon-CG, Waldeny Santana, a assinatura do contrato demonstra a preocupação da instituição em acompanhar os avanços tecnológicos que permeiam a sociedade atualmente, além de ampliar a consulta da população aos serviços disponibilizados pelo órgão. “Hoje existem recursos para que o acesso à informação seja mais rápido e portátil. Por isso, é um direito do consumidor campinense contar com tecnologias como essa à sua disposição, pois um consumidor informado é um consumidor protegido”, enfatizou o coordenador.
O Procon Digital será construído em uma arquitetura web e mobile. Por isso, todas as novas implementações poderão ser acessadas por meio de aplicação web, via navegador, e também na versão móvel, por meio de aplicativos nativos, possibilitando amplo acesso por smartphones e tablets.
A nova plataforma
A plataforma Procon Digital compreenderá diversos módulos em conformidade com o fluxo de trabalho e serviços fornecidos pelo órgão, entre eles: o consumidor poderá utilizar serviços e painéis de acesso à informação como portal de dúvidas comuns, notícias, ambiente para audiências digitais e pesquisas de preço, entre outros. O sistema também disponibilizará um acompanhamento completo das reclamações individuais abrangendo desde o cadastro e manutenção de dados dos consumidores até a tramitação dos processos no meio digital.
O setor de fiscalização do Procon-CG também terá acesso a um módulo de Autos e Infrações, que visa centralizar e otimizar o trabalho dos agentes fiscais, além de facilitar o gerenciamento das equipes de trabalho. Já os fornecedores também terão acesso a um módulo que permite que sejam fornecidos dados para pesquisas de preços e acompanhamento de reclamações.
A gestão do órgão se beneficiará do novo ambiente digital pelo acesso a painéis gerenciais e estatísticas, que vão ajudar na tomada de decisões estratégicas e no acompanhamento do contexto geral das relações consumeristas no Município. Isso por meio de estatísticas descritivas sobre os atendimentos e reclamações (número de atendimentos por período, tipos de problemas mais recorrentes, entre outras).
Após a assinatura do contrato o Procon Municipal de Campina Grande, em conjunto com a Fipe, passa a estudar as melhores ferramentas e profissionais competentes para o desenvolvimento e implantação da plataforma Procon Digital, que, uma vez implementada, vai proporcionar uma cobertura mais ampla da defesa do Direito do Consumidor.
Codecom