Sete professores da Rede Municipal de Campina Grande participaram do 20° Congresso Científico Internacional da FIEPS, no último final de semana, sendo três deles reconhecidos pelo Instituto Alpargatas (IA) no Prêmio de Educação Nacional, categoria Educador Nota 10.
O Congresso Internacional de Educação foi sediado em Foz do Iguaçu, no Paraná, e teve participação de 65 países, de cinco continentes. Os profissionais da Rede apresentaram os projetos que foram destaque no ano de 2022. Trata-se de práticas pedagógicas exitosas, aplicadas ao longo dos últimos meses.
As apresentações aconteceram de forma remota e tiveram início na manhã do último sábado, 21, se estendendo até o domingo, 22.
*Os projetos*
A professora Ana Cláudia Soares Pinto, da Escola CEAI Dr. João Pereira de Assis, trabalhou com os estudantes a temática do combate à discriminação racial e representou um dos projetos premiados pelo Prêmio Educador Nota 10 do IA, com o Projeto “A cor da minha pele não te diz quem sou: uma playlist para o exercício da empatia e do diálogo”.
Outro vencedor do Prêmio, o professor Lenaldo da Silva Ferreira, da Escola Municipal Padre Antonino, foi premiado o Projeto “Grafite: transformando paisagens, ocupando lugares. O resgate do Largo das Boninas através da Arte e da Educação”.
Também reconhecida, a professora Cláudia Janaína Galdino Farias Carneiro, da Escola Municipal Félix Araújo, apostou na temática do desenvolvimento sustentável com o Projeto “O protagonismo infantil na efetivação da Agenda 2030: estudos sobre Sustentabilidade”.
A professora Ismênia Pollyanna Frazão Monteiro, da Escola Rômulo José de Gouveia, apresentou o Projeto “Educação em Direitos Humanos: uma perspectiva de bem viver em sociedade”.
A educadora Jeanynni Fortunato Severo, da Escola Maria das Vitórias Pires Uchoa, apostou no Projeto “Horta Mundo Verde – Ciclo de produção e consumo sustentável como base educativa para a comunidade escolar”.
A profissional Zildivania Rufino Franco Silva, também da Escola Maria das Vitórias Pires Uchoa, levou para o Congresso, o Projeto “A utilização de composteira doméstica como forma de sustentabilidade escolar”.
Waléria Cardoso Miranda, da Escola Santo Antônio I – Promoção Humana, apresentou o Projeto “Lápis Mágico – Escrevendo Novas Histórias”.
Codecom