Os professores da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande seguem participando de uma série de formações continuadas sobre o uso dos chromebooks adquiridos para a Educação no último mês, em sala de aula. O encontro foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e as aulas presenciais estão acontecendo no Centro de Tecnologia Educacional (CTE), desde o início de maio. A proposta é formar turmas até que todos os professores sejam beneficiados.
Cada turma tem uma aula presencial e, em seguida, o curso tem continuidade por meio de uma plataforma de Educação à Distância. Na aula, os professores aprendem sobre questões técnicas, como o manuseio correto dos equipamentos, carregamento das baterias, uso dos aplicativos, além orientações sobre o uso da ferramenta de uma forma pedagógica.
Segundo o gerente de estatística e Informática da Seduc, Cayque Silva, com as formações já tem sido possível o uso dos laboratórios móveis em sala de aula, nas unidades onde os equipamentos já foram ativados.
“Nossa equipe tem trabalhado incansavelmente na ativação dos chromebooks, uma etapa importantíssima por questões de segurança e os equipamentos já estão sendo utilizados em 52 das 107 escolas que receberam os laboratórios móveis”, destacou.
Uma das professoras participantes da formação foi Amélia Ramalho, da Escola Municipal Lafayete Cavalcante, que destacou a importância das orientações para que os equipamentos sejam usados da maneira correta durante as aulas.“Eu achei importante esse momento, pois são novas vivências para que a gente aplique em sala de aula. A gente sabe que nossos alunos são muito conectados às tecnologias da informação e aqui a gente tem a possibilidade de adaptar nossas aulas a essa realidade. Ou seja, aliando, cada vez mais, a tecnologia à educação”, frisou a professora.
Codecom