A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Educação (Seduc), realizou nesta sexta-feira, 3 de fevereiro, o XX Seminário de Educação Infantil. O evento aconteceu no Teatro Municipal Severino Cabral e teve como tema “Reflexões para a Qualidade das Práticas Docentes na Educação Infantil: a cultura da infância em foco”.
Para a gerente de Educação Infantil, Karla Cristina, o momento é de muito aprendizado e tem caráter de grande formação para os profissionais. “O impacto do Seminário está justamente em transformar a prática do profissional e trazê-lo a uma reflexão que busca a qualidade no desenvolvimento infantil”, explicou.
O seminário contou com a apresentação cultural “Passeio no Jardim” das crianças da Creche Maria Emília Pedrosa.
Os profissionais assistiram também à palestra “A fotografia como Documento Vivo: sensibilização, observação e relações com a cultura da infância”, ministrada pelo mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação (FE/USP), André Carrieri.
Segundo ele, a criança é um pesquisador permanente e a fotografia documental é um recurso para auxiliar os profissionais no desenvolvimento pedagógico.
“A observação é o nosso melhor aplicativo dessa nossa câmera chamada cabeça. A lente é um recurso. O trabalho de vocês é a arte de observação, assim como a fotografia que pede espera, silêncio, escuta e sensibilidade do professor. A criança é um pesquisador permanente e o professor é um observador ativo que faz a escuta da infância”, compartilhou.
A programação continua na próxima semana como formação pedagógica dividida em grupos de trabalho.
Codecom