A ANAMMA – Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente – publicou em seu site oficial (www.anamma.org.br) matéria de destaque sobre o Programa Minha Árvore, executado pela Prefeitura de Campina Grande. A entidade tem o objetivo de fortalecer os Sistemas Municipais de Meio Ambiente para implementação de políticas que venham a preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Fundada em 1988, em Curitiba, a ANAMMA tem desenvolvido ações voltadas para o fortalecimento municipal, ocupando lugar de destaque, com várias representações no Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama.
“Com estes recursos a secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente adquiriu dois caminhões pipas para a aguação das árvores da cidade e outros cincos caminhões, também com recursos próprios, oriundos do fundo, para o programa ambiental dos Serviços de Poda nos diversos bairros da cidade”, acrescenta o site.Além do mais, esses recursos permitiram a aquisição de outros equipamentos para utilização nos diversos Programas de Arborização, como é o caso do Programa Minha Árvore, que, entre outras ações, estimula, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), os alunos da rede municipal a plantar mudas nas ruas em que moram e nas escolas, além de toda a vizinhança dos bairros, sempre com a Supervisão de Técnicos da Sesuma.

Outros pontos ressaltados na matéria são os serviços de aguação com os carros pipas, as mudas produzidas no viveiro municipal além das diversas mudas adquiridas através das compensações ambientais e multas. “Também contribuem para a sustentabilidade do Programa. Atualmente mais de cinquenta escolas já foram atendidas e todos os bairros estão sendo contemplados. Para os moradores que desejam plantio em suas residências basta apenas com um telefonema e o pedido é atendido. Pois, diariamente, a equipe se desloca para executar serviços de plantio. Os alunos que plantam, também recebem um certificado de Amigo do Meio Ambiente do prefeito municipal Romero Rodrigues”, acrescenta a matéria da ANAMMA.

Por fim, outra medida tomada pela Sesuma, bastante reconhecida, foi a revisão das licenças ambientais dos loteamentos irregulares, pois os responsáveis por degradação ambiental e pelo não cumprimento dos requisitos ambientais tiveram que executar ações compensatórias, como doação e plantio de mudas de árvores, além de outras que contribuíram para incentivar e ampliar alguns programas ambientais que estão obtendo êxito junto aos instrumentos de gestão ambiental do município.


