
A unidade escolar foi escolhida para receber o projeto “Obesidade em Foco” após um levantamento do índice de obesidade infantojuvenil nas escolas do Sistema Municipal de Ensino. Inicialmente, cerca de 50 alunos realizaram exames e avaliações laboratoriais e durante oito semanas participaram de atividades lúdicas voltadas para redução de peso e qualidade de vida.

A principal atividade do projeto foi a participação dos alunos no game “Just Dance”, onde os estudantes foram submetidos a realizar coreografias de músicas eletrônicas como forma de queimar calorias. Foi o caso do estudante do 8º ano, Suelington Teixeira, 13 anos, que ao fim das atividades conseguiu eliminar três quilos. “Além do game, eu também adotei um hábito alimentar mais saudável”, revelou.
Para comprovar os resultados alcançados com a implantação do projeto, os alunos passaram por novas avaliações neste sábado, como exame de sangue; avaliação de gordura corporal; verificação do risco cardiovascular; aferição de pressão arterial, gordura abdominal, altura e peso; além da avaliação da função pulmonar para verificar a capacidade respiratória dos alunos.
De acordo com a coordenadora do projeto, Danielle Franklin, a proposta é que as atividades realizadas na escola possam ser reproduzidas na saúde pública para um maior controle e combate da obesidade infantojuvenil e doenças associadas. “Além do trabalho com os alunos, nós também realizamos atendimentos com os pais para avaliar se esses adolescentes estão ou não inseridos em um ambiente que favorece o desenvolvimento da obesidade”, disse.