Programação da XI Semana do Bebê contempla palestras para profissionais da Educação, da Saúde e da Assistência Social de Campina

A Prefeitura de Campina Grande, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, em consonância com a programação da XI Semana do Bebê, realizou na manhã desta sexta-feira, 23, uma sequência de palestras referentes à temática central do evento; “Laços de Afeto na Primeira Infância”. A iniciativa aconteceu no anexo da Secretaria de Educação (antigo Clube da Bolsa).

O momento foi direcionado a profissionais dos setores da Educação (gestores e técnicos), da Assistência Social e da Saúde do Município.

Na ocasião, as palestrantes, as psicólogas Danielle Nogueira de Menezes e Eliane Alves de Souza Ferreira, abordaram especificidades a respeito da importância dos laços afetivos na primeira infância e os impactos promovidos pelos cuidados múltiplos direcionados a este público.

Socorro Siqueira, articuladora do Selo Unicef na Secretaria de Educação, ponderou que além da valorização da Primeira Infância, as ações ao longo da semana foram alinhadas para atender também os profissionais que lidam com este público.

“Este ano, além de atividades intersetoriais, como a Busca Ativa Escolar, a vacinação, as rodas de conversa, nós nos preocupamos também com quem cuida das nossas crianças. Voltamos as atividades também para os profissionais, uma forma de alinhar todo o processo da melhor forma”, ponderou Socorro.

De acordo com Geuma Marques, mobilizadora do Selo Unicef pela Secretaria de Saúde, a ação desta sexta-feira é uma forma de oferecer suporte técnico e teórico para os profissionais de todos os setores envolvidos no cuidado com a primeira infância.

“A ação de hoje está sendo ministrada por profissionais de referência do município, como forma de alertar e ponderar para cada profissional a importância dos saberes, dentro de cada nicho, em prol do fortalecimento das relações afetivas norteadas por grandes psicanalistas e teóricos que estudam a importância da afetividade na primeira infância”, acrescentou Geuma.

Semana do Bebê

O movimento é promovido em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unesco). Este ano, a temática central foi “Laços de Afeto na Primeira Infância”.

As ações intersetoriais foram realizadas em vários serviços da Prefeitura, como a maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), as creches municipais, os Centros de Referência em Assistência Social, Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Parque da Criança.

As atividades tiveram início na última segunda-feira e o ponto alto acontece nesta sexta-feira, 23, às 15h, no Capsinho Intervenção Precoce, na Avenida Rio Branco, com contação de histórias, musicalização, distribuição de mudas de plantas e outras ações.

Codecom

Compartilhar