No ano em que completa três décadas, espaço recebe verba de mais de meio milhão de reais
A prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), foi contemplada no edital 39/2022 do CNPq/MCTI/FNDCT e receberá uma verba no valor de R$ 596 mil que será destinado à reforma e modernização do Museu Vivo da Ciência Lynaldo Cavalcanti. A aprovação do projeto, na linha Revitalização da Infraestrutura e do Acervo de Espaços Científico-Culturais Existentes, chega no ano em que o Museu, inaugurado em 1992, completa três décadas.
O projeto visa reestruturar e revitalizar toda a infraestrutura do Museu Vivo de Ciência e Tecnologia Lynaldo Cavalcanti, além de preservar sua história, memória e o patrimônio científico-cultural. Desde 2015 o equipamento não está realizando atividades, em função da precarização da infraestrutura do local.
O Museu tem um histórico de atendimento à rede municipal de educação, recebendo crianças e adolescentes para o acesso, de forma prática e lúdica, ao conhecimento científico. A população em geral também fazia visitas para conhecer os experimentos em exposição no local.
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Laryssa Almeida, ressalta a importância do Museu Vivo não apenas para o Município, mas para a ciência, classificando-o como um patrimônio do Brasil que leva o nome do grande precursor da ciência e tecnologia de todo o país.
“Lynaldo Cavalcanti foi de extrema importância para o cenário científico e tecnológico do Brasil e Campina merece um Museu que exalte essa importância, além de trazer para a população campinense e para o turista que vier nos visitar, a essência da nossa cidade. Somos celeiro de grande mão-de-obra tecnológica e o Museu merece ser essa expressão da nossa pujança inovadora”, disse a secretária.
Com a liberação dos recursos, a direção da SECTI iniciará as reuniões para definição de trâmites e parceria para a obra no museu contemplado no edital. A previsão é de que as obras se iniciem ainda no primeiro semestre de 2023.
Sobre o Museu Vivo Lynaldo Cavalcanti
O Museu Vivo de Ciência e Tecnologia Lynaldo Cavalcanti foi inaugurado em 1992 e entrou em funcionamento em 1993. Construído para honrar a cidade conhecida como um dos polos de tecnologia do país, credenciado como um dos mais importantes espaços museológicos da cidade e cadastrado no sistema nacional de Museus. Realizou entre 1993 e 2015 atividades de significativa importância para o desenvolvimento científico e cultural da cidade, resgatando a credibilidade desta instituição museológica, fomentando a produção cultural campinense e divulgando as ciências.
Codecom