Autor: Notícias PMCG

Projeto que une turismo e tecnologia promete fortalecer pontos e atrações turísticas de Campina Grande

Tectur Campina será executado a partir de janeiro. Previsão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação é de que o projeto esteja finalizado antes do São João 2020.    Tendo como objetivo principal impulsionar o turismo cultural de Campina Grande através da tecnologia, por meio de um aplicativo com recursos multimídia e de realidade aumentada, […]

17/12/2019 15h41 Atualizado há 3 anos

Tectur Campina será executado a partir de janeiro. Previsão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação é de que o projeto esteja finalizado antes do São João 2020. 

 

Tendo como objetivo principal impulsionar o turismo cultural de Campina Grande através da tecnologia, por meio de um aplicativo com recursos multimídia e de realidade aumentada, o TecTur Campina, projeto idealizado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, será executado a partir do mês de janeiro, com previsão de término antes do São João de 2020.

Segundo o secretário Lucas Ribeiro, o projeto, que foi selecionado pelo programa Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai ampliar a visibilidade e o conhecimento da história de Campina Grande por meio de um potencial específico da cidade, que é a tecnologia.imagem“A tecnologia é o nosso presente, está em tudo o que nos cerca, e no turismo não poderia ser diferente, principalmente Campina Grande carregando o título de cidade da inovação, por nosso pioneirismo e produção tecnológica. Então, idealizamos esse projeto, em parceria com o PaqTc e com o apoio de diversas outras instituições, fomos selecionados, e agora estamos no planejamento técnico para a sua execução. Nossa expectativa é ver ele nas ruas antes do São João 2020, para que o turista que aqui esteja, tenha acesso à história da nossa cidade de um jeito inovador”, afirmou Lucas Ribeiro.

Ainda conforme o secretário, as próximas fases do TecTur Campina serão o desenvolvimento do aplicativo; a produção de conteúdo multimídia sobre a história e memória da cidade, através da parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e com o blog Retalhos Históricos de Campina Grande; e por último, a implantação dos tótens em 15 pontos turísticos da cidade.

“Ao chegar no ponto turístico o usuário poderá ler o QR code presente no totem e iniciar a integração para conhecer todas as informações daquela atração. É um jeito dinâmico de conhecer e entender a história local com a facilidade e rapidez da tecnologia”, explica.

Para a diretora técnica da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, órgão parceiro e executor do projeto, o TecTur une o que Campina Grande tem de melhor. “É a junção da vocação inovadora, para o turismo de eventos e cultura regional. O impacto dessa plataforma genuinamente campinense desenvolvida numa parceria entre PaqTc e PMCG, por meio da SCTI, trará à população a possibilidade de maneira fácil e acessível e conectada, de ter informações sobre os pontos turísticos da cidade, e ainda ser inclusiva, pois deficientes visuais também poderão ouvir as informações”, destaca.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico do município, Rosália Lucas, o projeto é significativo e essencial para o incremento do turismo na cidade. “O TecTur vem em boa hora, num momento de inovações que o turismo tem que acompanhar, e por isso é de grande impacto para Campina Grande, onde a gente vai ter um roteiro virtual valorizando e contando a história da nossa cidade. É inovador e é um marco, mostrando nosso DNA, que é de cidade do São João e da inovação”, frisa a secretária.

Fonte: Codecom

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support