O Maior São João do Mundo começou nesta quarta-feira, 29, com um grande sucesso de público e aprovação. Em meio a milhares de forrozeiros, o pronto-socorro da Prefeitura de Campina Grande iniciou seu funcionamento e realizou 48 atendimentos na primeira noite.
Apenas um paciente precisou ser encaminhado para uma unidade hospitalar e foi removido por uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde. A enorme maioria dos casos atendidos foi de pessoas com sintomas e queixas simples, como vertigem, desidratação, pequenas quedas, oscilação da pressão arterial, entre outros.
“O pronto-socorro está equipado com 21 leitos, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e estrutura preparada para a festa. Temos duas ambulâncias de prontidão ao lado do nosso posto e mais duas ambulâncias posicionadas na área dos restaurantes e no Parque Evaldo Cruz”, disse a coordenadora do pronto-socorro, Bárbara Aragão.
Além disso, seis equipes volantes com maqueiros e enfermeiros ficam circulando pelas áreas do Parque do Povo para socorrer as pessoas nos casos necessários. Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 – Regional Campina Grande) também estão mobilizadas para caso sejam acionadas, fazendo um fluxo de trajeto diferenciado para chegar ao local, já que a base do Samu fica no entorno do Parque do Povo.
Rede hospitalar
A estrutura hospitalar de suporte foi preparada nos hospitais municipais Pedro I e Dr. Edgley, Hospital da Criança e do Adolescente, Instituto de Saúde Elpídio de Almeida e nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Associado à estrutura de socorro médico, também estão presentes ações de fiscalização e educação em saúde. Na réplica do Telégrafo está montada a estrutura da Gerência de Vigilância Sanitária, que atua orientando comerciantes e consumidores e fiscalizar a comercialização de produtos na festa. A Gevisa também promove uma campanha sobre a proibição de comercialização de cigarros eletrônicos.
No mesmo espaço, fica instalado também o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), órgão municipal interligado ao sistema internacional de monitoramento de situações de saúde pública. O CIEVS-CG iniciou o trabalho educativo, preventivo e preditivo, gerando relatórios, mitigando rumores e identificando vulnerabilidades em saúde coletiva.
Vigilância Ambiental, campanhas e vacinação
A Vigilância Ambiental também está atuando no combate ao mosquito Aedes aegypti e outros arbovírus, inclusive, com inspeção do Parque do Povo e de estabelecimentos como hotéis e restaurantes.
O Centro Municipal de Infectologia Silvestre Maia iniciou a ação no Parque do Povo distribuindo preservativos e orientando sobre o uso de dispositivos de pré-exposição e pós-exposição para pessoas vivendo com HIV/Aids. A campanha de conscientização busca evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis. Também haverá a campanha municipal de prevenção à gravidez na adolescência, bem como o apoio à campanha de combate ao trabalho infantil e à exploração sexual infantil.
A campanha Forró de Zé Gotinha também vai levar vacina durante dias específicos a diversos locais da festa, como Parque do Povo, Vila do Artesão e Vila Sítio São João.
Ações nos distritos
No distrito de Galante, um pronto-socorro foi estruturado em uma escola pública próximo ao palco principal e ambulâncias ficam de prontidão em pontos estratégicos do distrito. Em São José da Mata e em Catolé de Boa Vista, ambulâncias com equipes médicas também vão prestar assistência nas noites de festa.
Codecom