A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), realizou na noite desta segunda-feira, 24, o encerramento da Semana da Consciência Negra, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O eventou marcou a assinatura e lançamento oficial do Protocolo Antirracista da Rede Municipal. O documento estabelece diretrizes e procedimentos para a prevenção e o enfrentamento ao racismo no cotidiano das unidades de ensino de Campina Grande.
O secretário municipal de Educação, Raymundo Asfora Neto, que esteve presente para prestigiar o encerramento da programação, ressaltou o avanço da Rede Municipal na pauta da igualdade racial.
“A novidade essencial é o estabelecimento de um Protocolo Antirracista, que é bastante esclarecedor para as dinâmicas dentro das escolas e creches. Haja vista que a gente tem visto dados que vão sendo levantados não só em Campina Grande, na Paraíba, no Nordeste, mas no Brasil inteiro, em relação ao racismo que ainda permeia a nossa sociedade. A escola é o lugar mais indicado para isso ser trabalhado, para isso ser combatido e a gente construir uma sociedade mais justa, mais igualitária, sem preconceito e que traga dignidade a todo ser humano”, destacou Asfora Neto.
A culminância do evento contou também com a palestra “Equidade racial na educação: caminhos para garantia de direitos”, ministrada por Clélia Mara dos Santos, diretora de Políticas de Educação Racial e Educação Escolar Quilombola da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC).
Clélia Mara destacou a importância do diálogo com os educadores e da consolidação de políticas estruturantes no campo racial.
“Nós precisamos olhar para a gestão com toda a atenção e olhar para a prática docente, olhar para as ações de formação, de financiamento, de valorização da cultura africana, quilombola, de difusão de saberes e, importante quanto também para as ações de protocolo de prevenção ao racismo. Então, foi isso que a gente conversou hoje com os educadores, com os professores, em torno dessa construção da equidade étnico-racial”, afirmou Clélia Mara.
A Semana da Consciência Negra, desenvolvida em diversas unidades escolares da Rede Municipal, reforçou o compromisso da Seduc com a promoção da equidade racial, do respeito à diversidade e da construção de ambientes escolares seguros, inclusivos e antirracistas.
Codecom





