A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), inicia o período de matrículas para estudantes novatos na Rede Municipal de Ensino. O prazo começa nesta terça-feira, 20, e segue até a sexta-feira da próxima semana, dia 30 de janeiro, diretamente nas unidades educacionais.

Estão sendo oferecidas cerca de 11 mil vagas, distribuídas nas creches e escolas com a oferta de Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º aos 9º ano), além dos ciclos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A população pode acompanhar a quantidade de vagas disponíveis nas creches e escolas através do link: https://matriculas.simplisoft.com.br/quadro-de-vagas
Lista de espera
A Seduc orienta que pais ou responsáveis, que não encontrarem vaga na unidade educacional desejada, inscrevam a criança na lista de espera e procurem a opção mais próxima da residência. Assim será possível realizar transferência assim que surgir a vaga, evitando que o estudante fique sem a matrícula efetivada.
Desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) conta com a nova funcionalidade de lista de espera digital. Essa inovação assegura maior transparência e organização no processo de matrículas. Essa ferramenta visa organizar e sistematizar o cadastro de estudantes que aguardam vaga em turmas já preenchidas, garantindo transparência e isonomia no processo de matrículas.
O sistema funciona da seguinte forma: Quando não há mais vagas disponíveis em uma turma ou unidade específica, o estudante será cadastrado na lista de espera pela própria escola ou creche. A unidade será obrigada a seguir a ordem do cadastro na lista para realizar futuras matrículas, impossibilitando que novos estudantes sejam inseridos fora dessa sequência.
Estar na lista de espera não impede que o estudante seja matriculado em outra escola ou creche enquanto aguarda a vaga desejada. Apenas após esgotar a lista de espera, a unidade poderá matricular novos estudantes que procurem diretamente a escola ou creche.
“Lembrando que temos vagas nas mais diversas escolas, nas mais diversas creches. Mas, se porventura, uma turma já estiver totalmente preenchida, vá na segunda unidade mais próxima à sua casa. É importante que você garanta a educação do seu filho e, para isso, nós estaremos de portas abertas. A equipe inteira está mobilizada. Campina Grande tem uma estimativa de se aproximar mais agora em 2026 de quase 40 mil estudantes matriculados, é um número bastante significativo”, disse Raymundo Asfora Neto, secretário de educação.
Documentação
A Seduc orienta pais e responsáveis a ficarem atentos ao prazo e à documentação exigida para garantir a efetivação da matrícula.
Os documentos necessários para realizar a matrícula são: Cópia da Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento; cópia da Caderneta de Vacinação; duas (02) fotos 3×4; cópia do comprovante de guarda ou tutela, se for o caso; cópia do comprovante de residência; Cartão SUS; Cartão do Auxílio Brasil; número do NIS do estudante; CPF e documento de identidade do estudante; e cópia do laudo médico atualizado para estudantes com deficiência, contendo a Classificação Internacional de Doenças (CID).
“É um orgulho, uma satisfação grande receber o seu filho numa rede que só cresce. Ano passado foram mais de 1.500 estudantes que migraram da rede privada para a rede pública municipal, o que demonstra de maneira muito clara a credibilidade que a rede vem conquistando ao longo dos últimos anos. Boa parte das salas estão climatizadas e com ambiente escolar cada vez mais bonito de se ver. Laboratório de informática, com óculos de grau caso o estudante precise, com material escolar completo. É isso que tem feito também a Rede Municipal de Educação de Campina Grande ter todo um diferencial. Além, claro, de termos a melhor equipe técnica, o melhor quadro de professores”, disse o secretário.
Codecom

