REFORÇO ALIMENTAR: Parceria amplia projeto de hortas nas creches e escolas municipais de Campina Grande

Uma parceria firmada entre as Secretarias de Agricultura (Seagri) e da Educação (Seduc), ambas da Prefeitura de Campina Grande, vai ampliar de forma significativa o número de creches e de escolas municipais contempladas com o Projeto Hortas Comunitárias, Escolares e Pomares. Com esta iniciativa, a Prefeitura contribui com a suplementação alimentar de crianças e adolescentes regularmente matriculados nas creches e escolas da rede municipal de ensino.

Secretário Municipal de Educação, Raymundo Asfora Neto, em reunião do Projeto Hortas Comunitárias, Escolares e Pomares

O projeto, já implantado na Creche Walniza Borborema Cunha Lima, no bairro Acácio Figueiredo, consiste no cultivo de produtos agrícolas: tomate, quiabo, mamão, melão, jerimum, cenoura, beterraba, batata doce, alface, acerola, couve, espinafre, mostarda, manjericão, pinha, melancia, cebolinha e pimenta de cheiro.

A produção de alimentos nas unidades escolares e de acolhimento ainda serve de aprendizado para os estudantes, que recebem instruções sobre o cultivo, por parte dos técnicos responsáveis pela execução de projeto. Devido a interrupção de atividades escolares, por causa da pandemia da covid-19, os alimentos produzidos nas hortas são distribuídos com os pais dos alunos, como forma de ajudá-los no reforço alimentar de suas famílias.

Pelo que ficou acertado entre os representantes das duas secretarias municipais, o projeto será levado às creches Nenzinha Cunha Lima (Presidente Médici), Maria Alvina (Serrotão), Anita Cabral (Malvinas), Gitana Maria Figueiredo Lira (Catolé de Zé Ferreira), Áurea Moura (bairro das Cidades), Galba Farias Pimentel (Jardim Continental), Galdina Barbosa Silveira (Cuités), Maria Emília Cordeiro Pedrosa (Araxá). Também receberá o projeto a Escola Ceai Elpídio de Almeida (Ramadinha).

Reunião

Participaram da reunião, que resultou na parceria entre as duas secretarias municipais, o secretário municipal de Educação, Raymundo Asfora Neto, e a adjunta da Pasta, Socorro Siqueira, além dos coordenadores ambiental, nutricional e de projetos.

As engenheiras Andrezza Maia de Lima e Silvia Noelly Ramos de Araújo representaram o secretário municipal da Agricultura (Renato Gadelha). Ainda da Seagri participam do projeto os técnicos João Paulo da Silva, Joselito de Sousa Moraes, Júlia Soares Pereira e Giliane Aparecida Vicente.

Codecom

Compartilhar