Representantes da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), participaram, nesta terça-feira, de uma visita técnica ao projeto Cidades Inteligentes, em Campina Grande. A comitiva, composta, ainda por representantes das Prefeituras de João Pessoa e de Natal, foi recepcionada pela secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Laryssa Almeida; e pelo superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior, que representaram o prefeito Bruno Cunha Lima.

A visita faz parte da estratégia da Sudene de interiorização do desenvolvimento regional a partir de uma rede de cidades capazes de ampliar o alcance das ações propostas pela Superintendência.
O momento foi dividido em duas partes, a primeira com uma abertura, que aconteceu no Auditório da STTP e logo em seguida, os participantes fizeram um tour nas ruas do Centro da cidade, para conferir o funcionamento das câmeras de monitoramento da cidade, fruto de um convênio firmado entre Sudene, ABDI e Prefeitura de Campina Grande.

Para a secretária, Laryssa Almeida, a visita foi fundamental para fechar mais parcerias visando, inclusive, O Maior São João do Mundo. “Estamos prospectando mais parcerias para promovermos um São João mais tecnológico que, consequentemente, irá beneficiar toda a população de Campina Grande, colocando nossa cidade no mapa da inovação”, pontuou.
Para Tiago Faierstein, gerente de novos negócios da ABDI, Campina Grande se torna referência nacional no quesito inovação. “Prefeitos venham conhecer a cidade de Campina Grande para saber o quanto a tecnologia melhora a qualidade de vida do cidadão. Campina agora vira referência não só para o Estado da Paraíba, mas para todo o Brasil”, concluiu.
“Eu queria agradecer à Laryssa, ao Dunga e ao Tiago, por esse ano de parceria entre Sudene, Prefeitura de Campina Grande e ABDI e pela recepção e dizer que estamos entusiasmados para continuar com esse projeto e fomentar ainda mais a inovação na cidade de Campina Grande”, afirmou Frederico Bezerra, coordenador de planos da Sudene.
O modelo que está sendo implantado em Campina Grande será utilizado em outros municípios que compõem o G52, grupo de cidades-polo idealizado pela Sudene, com o objetivo de ampliar o alcance de políticas e programas de desenvolvimento regional. Campina Grande faz parte desse grupo.
Codecom