A Prefeitura de Campina Grande esteve representada em Brasília, em uma reunião entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho – Fonset, em Brasília (DF), na última segunda-feira, 3. Na ocasião, a coordenadora do Sine Municipal de Campina Grande, Soraya Brasileiro, esteve presente com apontamentos para a cidade. O ministro de Estado do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou do encontro, que teve o objetivo de alinhar a destinação dos recursos do orçamento do exercício de 2023 e apresentar a reestruturação do programa Sine – A Casa do Trabalhador.
A iniciativa do MTE tem como objetivos aprimorar e modernizar a estrutura física e os serviços oferecidos aos trabalhadores que procuram emprego ou qualificação profissional. Para isso, o programa prevê espaços físicos mais adequados, acolhedores e acessíveis, bem como melhorias na infraestrutura tecnológica, como a modernização de cadastros, intermediação de vagas e informações sobre mercado de trabalho, além da integração de sistemas em nível nacional para padronizar o atendimento.
O encontro também contou com a presença do secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda do MTE, Magno Lavigne, secretários estaduais e secretários de municípios filiados ao Sine, em diversos estados do Brasil. Representando Campina Grande, além da coordenadora Soraya Brasileiro, o Secretário de Assistência Social do Município, Valker Neves também esteve presente.
A participação de representantes do município de Campina Grande indica o interesse do prefeito Bruno Cunha Lima em alinhar suas ações e estratégias com a Rede Sine a nível nacional e outros parceiros na área do trabalho e emprego. Os encontros do Fonset proporcionam um espaço de discussão e troca de informações entre as autoridades e profissionais envolvidos, visando à melhoria e ao desenvolvimento do setor de trabalho no país.
A coordenadora Soraya Brasileiro parabenizou o ministro Luiz Marinho pela significativa iniciativa de conversar com secretários nacionais e gestores sobre o aprimoramento do Sine. “Temos que olhar para o futuro e progredir nas políticas de trabalho, como crédito e encaminhamentos. Mas, para isso, é fundamental ter um olhar cuidadoso e atencioso em relação à infraestrutura do Sine em todo o país. Nesse sentido, quero ressaltar que em Campina Grande, já há um alinhamento em andamento entre os diversos atores envolvidos na rede, que se assemelha ao que vem sendo proposto neste evento”, declarou.
O ministro Luiz Marinho destacou o compromisso com a reestruturação do Sine. “Nos preocupamos com a retomada e a reconstrução do Sine e isso dependerá do esforço coletivo. É importante que todos estejam envolvidos para que o Sine seja o melhor possível. Creio que nós temos todas as condições de fazer, na medida que, de fato, colocamos atenção nisso”, afirma o ministro, que reforçou a sua preocupação com o trabalhador. “Queremos um lugar onde os trabalhadores se sintam em casa, com uma recepção calorosa, uma infraestrutura adequada e as informações necessárias”, finalizou.
Oportunidade de qualificação
A coordenadora Soraya Brasileiro destacou que, por meio dos incentivos à qualificação de jovens e adultos em Campina Grande, o Sine Municipal oferece constantemente cursos de educação empreendedora. Através dos parceiros, a prefeitura conseguiu impactar quase 4 mil jovens e adultos que tiveram oportunidade gratuita de qualificação profissional através do Sine Municipal de Campina Grande.
“Quero agradecer, em nome do prefeito Bruno Cunha Lima, a chance de participar desse encontro. É importante estarmos próximos ao ministério, seu secretariado e os gestores do Sine de todo o país, para discutir sobre os recursos e as estratégias de melhoria da infraestrutura do órgão e da empregabilidade no país, especialmente no município de Campina Grande”, disse.
Na oportunidade, os representantes paraibanos ainda acompanharam o evento histórico no qual foi sancionada a Lei nº 14.611, que garante igualdade salarial entre homens e mulheres, além de alterar a Consolidação das Leis do Trabalho, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Codecom