A Secretaria de Obras de Campina Grande (Secob) desenvolveu ao longo do ano passado um conjunto de ações contemplando diversificados projetos em segmentos como pavimentação, iluminação e urbanização. Para o secretário Joab Machado, o trabalho foi positivo e atende às diversas demandas da cidade, tendo sido desenvolvido em parceria com todas as demais secretarias municipais.
Ao longo de 2022, a Secretaria Municipal de Obras (Secob) trabalhou no sentido de beneficiar a população de Campina Grande com iniciativas nos campos de pavimentação, energia, iluminação pública, urbanização, além da prestação de serviços destinados à melhoria da qualidade de vida dos campinenses.
Quem está à frente da pasta de obras é o secretário Joab Machado, engenheiro civil, natural de Campina Grande. Com vasta experiência profissional e conhecimento da realidade local, antes mesmo de assumir o cargo já atuava no segmento de projetos voltados à infraestrutura, drenagem, vias urbanas, controle e qualidade de obras.
Segundo ele, é grande o desafio assumido este ano, pois a cidade tem um crescimento pujante, exigindo projetos e ações de infraestrutura e de manutenção com qualidade de conformidade com rigorosos critérios técnicos.
Todo este trabalho aconteceu também em parceria com as demais pastas da administração, num esforço conjunto pelo bem-estar da coletividade, atendendo-se a uma orientação do prefeito Bruno Cunha Lima, cuja meta é resolver problemas históricos e antigas demandas da comunidade.
Pavimentação
Na avaliação de Joab Machado, a Secretaria de Obras teve papel preponderante em 2022 na área de pavimentação de ruas, beneficiando diversos bairros de Campina Grande. Prova disso, conforme o relatório de gestão da pasta, foram executados 27.625,74 metros de pavimentação, além de 3.117,05 metros de recapeamento asfáltico.
Ele assegurou que o ano de 2023 começará com um novo pacote de vias a serem beneficiadas com pavimentação, estimando que serão contempladas com esta ação mais de 250 ruas.
As obras atenderão a todas as zonas da cidade, inclusive a região do centro. A meta é beneficiar especialmente as comunidades da periferia com pavimentação em paralelepípedos, piso intertravado e recapeamento asfáltico.
Canal de Bodocongó
Segundo o secretário, a população pode esperar a conclusão de obras como o Canal de Bodocongó, apontado pelo próprio prefeito Bruno Cunha Lima como uma das prioridades da gestão.
Para tanto, existe projeto executivo de engenharia já concluído, contemplando trechos como a interligação das ruas Iara Amaral e Francisco Lopes de Almeida (ponte do Cruzeiro).
Todo o percurso está projetado e com orçamento aprovado perante os órgãos financiadores, que neste caso é a Caixa Econômica Federal (contratante do projeto).
Energia
Já no setor energético, a Secob efetivou a contratação de uma usina fotovoltaica, com placas de energia solar de 1,3 MWp e substação trifásica. Outro projeto foi a implementação de 13 mini usinas fotovoltaicas, numa iniciativa que contempla placas de energia solar e mais sete a serem executadas. Também foi efetivada a contratação de uma usina solar de 1,3 MWH.
Iluminação Pública
Campina Grande também foi plenamente beneficiada com a expansão e modernização do setor de iluminação pública. Houve a instalação e substituição de 3.858 pontos de iluminação por led e 60 projetores, gerando economia e eficiência energética do parque luminotécnico do Município.
Call Center
Outra ação destacada foi a contratação de Call Center para solicitações de manutenção, recebimento de sugestões e reclamações sobre a iluminação pública do Município. Graças a esta iniciativa, houve o registro de 94,8% de eficiência na resolução de problemas na iluminação pública de Campina Grande.
Através do Call Center estiveram sendo processadas 12.963 solicitações de manutenção, sendo atendidos 12.221 destes pedidos da coletividade.
Turismo
No campo do turismo, registrou-se a participação técnica da Secretaria de Obras. Neste campo, o destaque foi a elaboração e acompanhamento do projeto executivo do Natal Iluminado de 2022, evento com duração de 43 dias e que tem atraído grande fluxo turístico para a Rainha da Borborema.
Segundo o secretário, trata-se de um trabalho em conjunto com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Serviços Urbanos, entre outras. “Estamos atuando na parte técnica de acompanhamento de instalações e dimensionamento de projetos para que tudo seja executado conforme o que devido planejado”, esclareceu Joab Machado.
Parque Evaldo Cruz
O secretário Joab Machado, em recente entrevista concedida à Rádio Correio FM (Programa Correio da Manhã), informou que uma das principais obras programadas pela prefeitura será a integração entre o Parque do Açude Novo (Evaldo Cruz) e o Parque do Povo.
Esta ação constará de três fases, sendo elas a reforma/revitalização do Parque Evaldo Cruz, a construção de túnel interligando os parques e a implantação de subsolo destinado a eventos no “Açude Novo”.
Para o Maior São João do Mundo, edição 2023, deverá executada pelo menos uma destas fases, sendo este um fato que marcará as próprias comemorações dos 40 anos do mais importante evento turístico do interior do Brasil. A fase a ser executada prioritariamente será definida em breve.
Parque Linear Dinamérica
A Secob faz o acompanhamento e é o braço auxiliar da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) na concretização do Parque Linear Dinamérica, na zona Oeste. Existe corpo técnico supervisionando e acompanhando os índices de trabalho.
Pela previsão do próprio prefeito Bruno Cunha Lima, a segunda e última etapa da obra deverá ser entregue no primeiro trimestre de 2023, beneficiando a comunidade com diversos equipamentos, a exemplo de uma vila gourmet, espaço para venda de produtos artesanais, além de campos e quadras esportivas.
Atualmente, a população já desfruta de toda a estrutura já concluída, contando com áreas de lazer, pratica esportiva e de convivência social, onde frequentam pessoas de todas as faixas etárias.
Outras ações
Outra ação da pasta foi a expedição de 639 alvarás de construção, 272 alvarás de legalização e 1.058 Habite-se (até o mês de outubro de 2022). Ainda foram analisados e aprovados 1963 projetos através do Departamento de Normas e Regulamentações (DNR).
Codecom