A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Agência Municipal de Desenvolvimento (Amde), iniciou 2022 com ações que atenderam diretamente os microempreendedores, oferecendo renegociação de débitos, inscritos em dívida da União, com até 70% de desconto e prazo de até 145 meses para pagamento. A ação durou dois meses e atendeu cerca de 56 microempreendedores campinenses, através da equipe técnica de agentes de desenvolvimento da Sala do Empreendedor.
Gira Calçados
Dando continuidade às ações voltadas ao empreendedorismo local, no final do mês de janeiro deste ano, a Amde em parceria com o Sebrae, participou da Gira Calçados 2022 e levou empreendedores do Projeto Fabricão e da Vila do Artesão para expor seus produtos. O evento aconteceu no Spazzio e foi um sucesso de vendas para os permissionários dos equipamentos geridos pela Pasta.
De forma gratuita, cerca de 30 permissionários expuseram durante o evento artigos como, sandálias, sapatos, tênis, sapatilhas, acessórios para calçados de fabricação própria, algodão colorido, crochê, artigos em couro e artesanato em geral. Os permissionários tiveram direito a dois estandes, medindo aproximadamente 16m2 cada.
O Gira Calçados aconteceu, pela primeira vez, em conjunto com o “Calce Nordeste”. Campina Grande sediou o evento, que reuniu empreendedores dos Estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A estrutura contou com 70 estandes, que reuniram quase 200 marcas expositoras, da Paraíba e de outros estados brasileiros, apresentando as novas tendências no setor.
Parcerias Público Privadas
No início de fevereiro a presidente da Amde, Alana Carvalho, fez uma viagem institucional para Teresina (PI), conhecendo algumas Parcerias Público Privadas (PPP’s). O destaque ficou por conta da Nova Ceasa, um dos cinco melhores projetos do mundo, no âmbito de PPP’s, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo foi viabilizar a implementação das PPP’s Em Campina Grande. Outra PPP também visitada foi a de concessão de saneamento, onde ficou evidente a diferença na administração do projeto.
Projeto Sala Itinerante
Ainda no início de fevereiro, com o objetivo de ampliar o atendimento ao microempreendedor campinense, a Amde, por meio da Sala do Empreendedor de Campina Grande, criou o “Sala Itinerante” que consiste em atender ao público em locais diversos da cidade.
A Sala Itinerante esteve presente, com ações voltadas ao microempreendedor, em todos os equipamentos geridos pela Amde, sobretudo, apoiando e incentivando seus permissionários. O Projeto também se fez presente em escolas, Universidades e órgãos federais quando convidado, sempre auxiliando os novos empreendedores e apoiando os já veteranos na área.
Projeto Sábado na Vila do Artesão
Em meados do mês de fevereiro, a Amde em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) lançou o Projeto Sábado na Vila do Artesão. A iniciativa visou atrair turistas e visitantes, valorizando e dando mais visibilidade aos artistas locais, além de colaborar com a retomada da economia no Município após o período pandêmico.
O Projeto foi coordenado pelo gerente de Empreendimentos da AMDE e diretor da Vila do Artesão, Erasmo Rafael, e aconteceu uma vez por mês, oferecendo ao público presente, oficinas, exposições e shows. À época, a abertura seguiu todos os protocolos sanitários, respeitando a redução de público, distanciamento entre as pessoas, uso de máscaras e álcool em gel, verificação de temperatura e exigências de apresentação do cartão de vacinação.
Carnaval da Paz e Consciência Cristã
Fechando o mês de fevereiro e diante da expectativa de um grande público presente ao Carnaval da Paz e da Consciência Cristã na cidade, a Prefeitura de Campina Grande, através da Agência Municipal de Desenvolvimento (Amde), decidiu manter a Vila do Artesão de portas abertas, inclusive aos domingos, para atender a demanda de turistas que estiveram na cidade durante a realização do evento.
O local também contou com a exposição fotográfica Déco em Movimento, do jornalista e fotógrafo Jorge Barbosa. A mostra foi um conjunto de obras que abordou a arquitetura Art Déco de Campina Grande. A exposição ficou em cartaz durante todo o mês de fevereiro.
Reativação do Projeto Forró na Vila
Em março a Amde decidiu reativar o Projeto Forró na Vila, da Vila do Artesão. A decisão foi embasada em dados técnicos, sobre a pandemia do novo coronavírus, que asseguraram a realização do evento, mediante exigências de protocolo sanitário adotado na cidade e o projeto foi retomado.
Portanto, após quase dois anos de interrupção, a Vila do Artesão voltou a oferecer o que há de melhor do forró regional, levando entretenimento ao público campinense e aos turistas, todos os sábados, sempre com início às 14h.
Jornada do Conhecimento
A Amde lançou o cronograma da Jornada do Conhecimento e a Prefeitura de Campina Grande promoveu, durante os meses de abril e maio, uma série de cursos de qualificação profissional gratuitos, para a formação de Microempreendedores Individuais (MEI). As capacitações foram realizadas na Sala do Empreendedor e direcionadas aos microempreendedores da cidade.
Os cursos ofereceram assuntos ligados às áreas Administrativa, Marketing, Financeiro e Relações Interpessoais para Pequenos Negócios. A presidente da Amde, Alana Carvalho, afirmou que a iniciativa visou estimular e incentivar mais ainda o espírito empreendedor e inovador dos campinenses.
Estágio Supervisionado
Em abril a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Amde, firmou um Termo de Convênio com a InovaLab/Unifacisa, para possibilitar que estudantes do curso de Psicologia, da instituição, passassem por um estágio supervisionado nos equipamentos geridos pela Amde. Três eixos foram trabalhados, através desta cooperação: Saúde Mental, Qualidade de Vida no Trabalho e Processos Organizacionais.
O objetivo, segundo a presidente da Amde, Alana Carvalho, foi humanizar e oferecer bem-estar aos permissionários e servidores municipais da Pasta, proporcionando-lhes qualidade de vida, principalmente no período de pós-pandemia. Conforme a gestora, todo o processo pandêmico e o isolamento social deixaram sequelas sociais e mentais que devem ser tratadas com ajuda médica e psicológica.
Linhas de Crédito
Ainda no mês de abril, a Prefeitura de Campina Grande fez o lançamento das novas linhas de crédito firmadas com o BNB. A ação foi mais um passo no acordo de cooperação com o Banco do Nordeste do Brasil, anteriormente assinado pelo prefeito Bruno Cunha Lima.
O acordo, firmado entre a Prefeitura de Campina Grande e o BNB, garantiu crédito, em curto prazo, para microempreendedores locais, com a possibilidade de fomentar a economia da cidade, através de setores específicos, com acesso a taxas de juros diferenciadas e crédito facilitado de até R$ 21.000,00.
Uma das novidades foi o crédito específico para os empreendedores que atuaram no Maior São João do Mundo, evento que aconteceu de 10 de junho a 10 de julho de 2022. Puderam ser beneficiados os artesãos e barraqueiros do Parque do Povo.
A parceria foi um avanço dentro da política de estímulo à economia local da gestão municipal, além do resultado de um intenso processo de tratativas de Bruno Cunha Lima com a instituição federal. Para isso, contou também com a interveniência do Ministério do Desenvolvimento Humano, ocorrida no lançamento do Programa Federal Brasil para Elas, em março, na cidade de Brasília. Na ocasião, Alana Carvalho solicitou a liberação de crédito com foco nas mulheres para todos os empreendedores locais.
Declaração de DASN-Simei
Em 25 de abril último, a Amde, por meio da Sala do Empreendedor, informou que a Receita Federal prorrogou o prazo para que microempreendedores individuais (MEIs) apresentassem a DASN-Simei, declaração anual simplificada da pessoa jurídica.
Antes prevista para 31 de maio, a data final foi prorrogada para 30 de junho. Desta forma, a Sala do Empreendedor continuou oferecendo, gratuitamente, toda a orientação necessária para que empreendedores locais pudessem apresentar sua DASN-Simei sem maiores dificuldades.
Prestação de Contas
Ainda em abril, o diretor administrativo financeiro da Agência Municipal de Desenvolvimento (Amde), José Luís de Souza, participou, na Câmara de Vereadores de Campina Grande, da audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Na ocasião, ele apresentou um relato das ações realizadas no ano de 2021, das já implementadas em 2022 e fez ainda uma prospecção da Pasta para 2023.
Na sua apresentação, o diretor administrativo financeiro da Amde destacou as melhorias, em andamento, de todos os equipamentos geridos pela Amde. Entre esses estão as Arccas Titão e Catedral, o Fabricão, Shopping Lindaci Medeiros e a Vila do Artesão. Houve também a reabertura dos Telecentros, com melhorias para 2023. Segundo José Luís, outra perspectiva foi para que, em breve, devido à grande demanda, a Sala do Empreendedor ganhe ares de Casa do Empreendedor.
Formalização das Quadrilhas Juninas
Dando prosseguimento às ações no mês de maio, a Prefeitura de Campina Grande solicitou da Amde a formalização das quadrilhas juninas para que as mesmas pudessem receber subvenção. A ação de formalização e regularização das quadrilhas juninas foi realizada pela Agência Municipal de Desenvolvimento (Amde), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE) e Secretaria de Cultura (Secult), que foram as responsáveis diretas pelo repasse financeiro à Asquaju/CG.
A iniciativa fez parte da política institucional de estímulo ao desenvolvimento das atividades culturais, por meio do apoio aos grupos envolvidos na manutenção das tradições da região com suas manifestações culturais. A execução do aporte financeiro público fez parte da formalização do convênio da Prefeitura de Campina Grande com a Asquaju/CG e preparou as quadrilhas juninas para ações futuras, junto ao setor privado, fomentando a economia da cidade e concedendo condições formais para suas ações futuras.
Prêmio Cidade Empreendedora
Também em maio, a Prefeitura de Campina Grande recebeu a segunda colocação, intitulada de Cidade Empreendedora da região Nordeste, na categoria Prefeito Empreendedor, durante realização do Fórum Estadual Para o Fortalecimento do Ambiente de Negócios, promovido pelo Sebrae.
Campina Grande foi reconhecida pelo trabalho de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico, implementado pela Amde, durante todo o ano de 2021. O chefe de gabinete, Raimundo Asfora, representou o prefeito Bruno Cunha Lima e recebeu a premiação por parte do Sebrae.
A presidente da Amde, Alana Carvalho, afirmou que a Sala do Empreendedor de Campina Grande teve o maior número de atendimentos registrados em todo o estado da Paraíba. Mesmo diante de todas as dificuldades impostas pela Pandemia, a Sala do Empreendedor de Campina Grande registrou mais de 4.800 atendimentos em 2021. Um fato relevante de serviços prestados aos empreendedores locais.
Outro destaque foi o reconhecimento pelo Projeto SuperAção, de Apoio às Famílias e Estímulo à Economia de Campina Grande, lançado pelo prefeito Bruno Cunha Lima no início de abril de 2021. O pacote econômico foi orçado em R$ 1,6 milhão e contemplou, em sua etapa inicial, 4 mil famílias do Município.
O prêmio é um reconhecimento aos prefeitos e administradores regionais que implantaram projetos, com resultados comprovados, com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios no município.
Patrocínio – São João na Vila
A Amde abriu, no mês de maio, as inscrições para pessoas físicas e/ou jurídicas interessadas em patrocinar e/ou apoiar o “São João na Vila do Artesão”, de acordo com as condições e exigências previstas em edital. O patrocínio se deu em troca de exploração publicitária da marca do patrocinador, em conformidade com as contrapartidas em bens ou serviços e atendimento das demais exigências previstas no edital.
Semana do MEI
Em maio, a Amde realizou a Semana do Microempreendedor Individual. O evento ocorreu em ação conjunta com o Sebrae-CG, a Facisa/Inovalab, o Banco do Nordeste e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e teve por objetivo orientar e capacitar ao microempreendedor de Campina Grande. Durante cinco dias, a Sala do Empreendedor disponibilizou conteúdos exclusivos para apoiar os interessados a lidar com a gestão e números da sua empresa. Só no primeiro dia, a Sala do Empreendedor atendeu mais de 100 empreendedores campinenses.
Parceira PMCG/Campina FM
Antes mesmo do início do Maior São João do Mundo, a rádio Campina FM, através do Estúdio 93, confirmou parceria com a Prefeitura de Campina Grande e definiu sua programação para a Vila do Artesão. As prévias da edição 2022 foram oferecidas mais uma vez de forma gratuita e realizadas todas as sextas-feiras, já no mês de maio.
A parceria da Vila do Artesão com a rádio Campina FM se tornou tradição, através do Programa Estúdio 93, com transmissão ao vivo, direto da praça de alimentação. Esta edição levou ao público, visitantes e turistas, mais uma vez, grandes atrações do autêntico forró. Nomes como: Amazan, Jeito Nordestino, Capilé, Edglei Miguel, Eloísa Olinto, Forró D2 e Ton Oliveira, foram alguns dos destaques.
Exposição São João de Campina
Também em maio, a Prefeitura de Campina Grande recebeu a exposição “São João de Campina”, na Galeria de Artes da Vila do Artesão, localizada na avenida Almeida Barreto, s/n, no bairro do São José. A mostra foi uma contrapartida da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo do Governo Federal e foi mantida no período de 24 de maio até 11 de junho.
A exposição “São João de Campina” foi pensada com o objetivo de expor, através de uma mostra de fotografias, a beleza e o colorido dos festejos juninos de Campina Grande, de forma que campinenses e visitantes pudessem vivenciar, pela linguagem das artes visuais, o evento que aconteceu durante 31 dias e movimentou toda a economia da cidade.
Linha de Crédito
Em maio, a Prefeitura de Campina Grande, a Medow Entretenimento e Cultura e o Will Bank firmaram uma parceria que possibilitou a liberação de crédito para os comerciantes que atuaram no Parque do Povo, durante a edição 2022 d’O Maior São João do Mundo. A iniciativa inédita de apoio aos comerciantes credenciados facilitou o acesso ao crédito e ajudou na retomada econômica dos empreendedores locais. Através dessa parceria, cada comerciante credenciado pela Medow Entretenimento para trabalhar no evento, após cadastro no aplicativo no Will Bank, recebeu um cartão de crédito pré aprovado no valor de R$ 500,00.
Treinamento Primeiros Socorros
No início de junho, a Prefeitura de Campina Grande realizou um treinamento de primeiros socorros e combate a incêndios para os funcionários que trabalharam no espaço do artesão, instalado na cidade cenográfica da Vila Nova da Rainha, localizada no Parque do Povo. O local funcionou durante toda a realização d’O Maior São João do Mundo.
O treinamento visou prevenir a saúde do trabalhador, bem como evitar a ocorrência de sinistros envolvendo fogos e incêndios. Na oportunidade, a presidente da Amde, Alana Carvalho, solicitou que o treinamento fosse extensivo também aos funcionários de todos os equipamentos geridos pela pasta, a exemplo das Arccas Titão e Catedral, Shopping Lindaci Medeiros, Fabricão e a Vila do Artesão.
O Maior São João do Mundo 2022: Programação paralela da Vila do Artesão bate todos os recordes das edições passadas
Um misto de dever cumprido e expectativas superadas. A Amde, por meio da Vila do Artesão, chegou ao final de mais uma edição d’O Maior São João do Mundo com impacto econômico social satisfatório. Foram registrados números recordes que justificaram todo o desempenho da Prefeitura de Campina Grande e a participação efetiva da equipe. Conforme balanço da Amde, os festejos realizados apresentaram maiores números quanto ao público, metas alcançadas e faturamento considerável.
A programação paralela d’O Maior São João do Mundo, realizada na Vila do Artesão com suas parceiras, a exemplo da Getra Gestão, CDBR Certificadora, Vitamassa, Campina FM, Grupo Aurora, Digna e Campo Santo Parque da Paz, contribuiu para um crescimento de 97,7% de ordenamento entre os permissionários. Esse percentual representa uma arrecadação de mais de R$ 1,6 milhão, segundo pesquisa realizada com os próprios artesãos e comerciantes da Praça de Alimentação do local. O valor representa duas vezes mais que o registrado em 2019.
Os dados levantados foram resultado de questionários aplicados, por agentes da Amde, com cerca de 50 permissionários ativos da Vila do Artesão. Esse trabalho aconteceu no período de 10 de junho até 10 de julho.
Mais de 270 horas de forró
Foram mais de 270 horas respirando São João, a Vila do Artesão funcionou de portas abertas ao público todos os dias da semana (das 10h às 19h) atendendo turistas, campinenses e caravanas de outras cidades do Brasil e de outros países.
Quadrilhas
Cerca de dez quadrilhas juninas se apresentaram no local, entre elas a Escurrega Mai Num Cai; Moleka 100 Vergonha; Filhos de Campina; Expressão Junina; Arraial em Paris; Cestinha de Flores; Rojão do Forró; Mistura Gostosa e Flor de Lampião. O local também contou com exposição de fotografias sobre O Maior São João do Mundo.
Vila no Parque do Povo
A Vila do Artesão também esteve presente no Parque do Povo, na área onde fica a Vila Nova da Rainha. Cerca de dez permissionários estiveram presentes para expor seus produtos artesanais para venda, incentivando o empreendedorismo cultural. Neste local o faturamento foi seis vezes maior que nas edições anteriores. A área, privilegiada, foi oferecida aos artesãos de forma gratuita pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Amde.
Visitação alcançou maior patamar da História
Aproximadamente 195 mil pessoas visitaram a Vila do Artesão, entre as quais 145 mil turistas. Foram mais de 20 ônibus, diariamente, visitando o local. Escolas municipais e privadas de Campina Grande e região, excursões intermunicipais e interestaduais também passaram pelo local.
Casa do Empreendedor Arretado
A Amde inaugurou a Casa do Empreendedor Arretado, no chalé 87, da Vila do Artesão. É um espaço cedido pela Prefeitura de Campina Grande, de maneira gratuita, onde os agraciados foram escolhidos entre os concluintes dos cursos profissionalizantes, realizados pela Sala do Empreendedor nos meses de abril, maio e junho de 2022, durante a Jornada do Conhecimento. Foi assinado um termo de ajustamento, onde esses empreendedores serão continuamente acompanhados e orientados pela equipe técnica do órgão durante um ano.
Impressões nas redes sociais
As impressões registradas nas redes sociais também apresentaram um volume crescente, com aumento no número de seguidores. A Vila do Artesão também se fez presente no maior sistema de busca do mundo, o Google, onde o local teve mais de 66 mil visualizações apenas no mês de junho.
Já no Instagram da Vila do Artesão, o número de seguidores cresceu 33% no período junino, saltando de 9 mil seguidores para mais de 12 mil. O alcance das publicações teve um aumento de mais de 533%, chegando aos 39.800, com um engajamento também crescente de mais de 264%.
Filtro para o Instagram
A equipe da Amde também idealizou um filtro para utilizar no Instagram e, de maneira espontânea, ele foi compartilhado por quase nove mil pessoas. Cerca de seis mil pessoas apenas visualizaram, mas não o utilizaram. O filtro teve custo zero para a entidade e foi criado pelo Dev Leader da Dillis, Guilherme Henrique que fez a doação para a Amde.
Arrcas e Shopping Lindaci Medeiros
O Shopping Lindaci Medeiros e as arccas Titão e Catedral, equipamentos geridos pela Amde, também foram contemplados com uma programação junina. Trios de forró pé de serra se apresentaram nesses locais, animando forrozeiros campinenses e turistas na área Central da cidade.
Apresentações Musicais
A parceria da Prefeitura de Campina Grande com a Campina FM, por meio do Estúdio 93, apresentou ao público nomes de artistas campinenses, como Amazan, Jeito Nordestino. As apresentações musicais aconteciam todas às sextas-feiras, com início desde a segunda quinzena de maio. Os trios de forró pé de serra complementaram os festejos juninos, tocando todas às quintas, sextas-feiras, sábado e domingo, das 14h às 18h, levando muita animação aos turistas e campinenses.
Trios de forró pé de serra
Como citado anteriormente, em média, 30 trios de forró fizeram parte dos festejos juninos nos meses de junho e julho. Entre as apresentações que animaram o público forrozeiro estavam: Trio Pé de Molek, Trio Quarteto Rapataxo, Trio Cigarro de Palha, Trio Luca da Paraíba, Trio Oásis, Trio Triangulo de Ouro, Serginho do Acordeon, João Oliveira e Banda, Novo Tempo/Forró, Trio Xote Estilizado, Festa Cangerê, Trio Campeão do Forró, Cigarro de Palha, Paulinho /Forró, Fofim Dirmantelo, Trio Triunfo do Forró, Guerreiros do Forró, Trio Triunfo do Forró, Roberto Silva e Banda, Ananias do Acordeon, Trio Triângulo de Ouro e Ananias do Acordeom. Alguns trios se apresentaram mais de uma vez no local.
Destaque MEI na Paraíba
De janeiro a junho de 2022, a Paraíba registrou a abertura de 21.517 novos microempreendedores individuais, conforme levantamento realizado pelo Sebrae/PB, com base em dados da Receita Federal. Deste total, 21.193 seguem em atividade no estado. Em Campina Grande foram mais de três mil novos microempreendedores individuais abertos.
Para a presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento (Amde), Alana Carvalho um dos motivos para o crescimento deste número se deve a retomada da economia em 2022, uma vez que, em virtude da pandemia da covid-19, nos anos de 2020/2021, foi um período atípico e desencadeou uma crise nunca vista na história do país, trazendo perdas e prejuízos na economia mundial.
Transformar Juntos
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Amde, esteve presente, em julho, no evento Transformar Juntos, realizado pelo Sebrae Nacional, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF). O encontro visou apresentar e discutir as melhores práticas de simplificação e desburocratização no processo de formalização de empresas, tornando o ambiente muito mais atrativo ao empreendedor.
A presidente da Amde, Alana Carvalho e sua equipe técnica estiveram presentes adquirindo conhecimento e aprendizado para impulsionar ainda mais a gestão empreendedora em Campina Grande. Para ela, participar do evento foi uma oportunidade indispensável, uma vez que foi possível expandir o debate e a inclusão de novas pautas sobre inovação, atuação em rede, além de tecnologias aplicadas na gestão pública para desburocratizar o ambiente de negócios, tudo voltado para o ambiente dos pequenos negócios.
Capacitação de AD’s
A equipe de Agentes de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Campina Grande participou, em agosto, de uma capacitação sobre questões relacionadas ao microempreendedor individual (MEI), visando fortalecer o desenvolvimento sustentável e auxiliar, orientar e apoiar o empreendedorismo no Município. O treinamento foi realizado no Sebrae-CG, com a consultora Marta Alves.
A pauta da capacitação vislumbrou a Lei Geral 123/2006, benefícios, vantagens e deveres do MEI; documentos do MEI; Resolução CGSIM 59/2020; Redesimples – Lei 14.195, de 26 de agosto de 2021, compras públicas, atualizações dos sistemas de atendimento ao empreendedor e as mudanças que ocorrerão já no próximo ano.
Senai e IFPB
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Amde, esteve com uma equipe da Sala do Empreendedor no SENAI e na turma de Empreendedorismo do IFPB. Nos dias 8, 9, 10 e 11 a equipe esteve fornecendo informações sobre os serviços oferecidos, de forma gratuita na Sala do Empreendedor, com o intuito de estimular a regularização, estreitar e facilitar o acesso às ferramentas para os empreendedores que se enquadram na categoria MEI.
Desde a sua implantação, a Sala do Empreendedor tem facilitado os processos de formalização e resolvido demandas de serviços exclusivos para Microempreendedores Individuais (MEI) de Campina Grande. Entre os serviços oferecidos estão: abertura do MEl, emissão de DAS, regularização e parcelamento de débitos, orientações para o MEI, suporte para declaração anual, cursos de qualificação e capacitação.
Capacitação sobre sistema licitatório
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Amde, promoveu em julho uma capacitação para os agentes de desenvolvimento (ADs) da Sala do Empreendedor. O treinamento teve como objetivo proporcionar conhecimentos teóricos e práticos sobre Sistema Licitatório com o intuito repassar orientações aos microempreendedores campinenses que buscam informações sobre o tema, no equipamento.
3ª Jornada do Conhecimento
A Amde realizou, no período de 1º a 29 de setembro, a 3ª Jornada do Conhecimento, dando continuidade aos cursos profissionalizantes dirigidos aos microempreendedores campinenses. Entre os temas que foram abordados, durante os cursos, estavam: Processos licitatórios, Compras públicas, Ferramentas digitais para aumentar as vendas pela internet e orientações de como se tornar um empreendedor de sucesso. Na oportunidade, com 69 inscritos, a Amde lançou a Cartilha do Microempreendedor Individual.
Fórum de Carreiras
Com o intuito de aproximar cada vez mais a gestão pública da população, da classe estudantil e, em especial, dos microempreendedores individuais, Amde participou, em setembro, do 1° Fórum de Carreiras, que aconteceu na Facisa. A Amde se fez presente com um estande, no qual profissionais da Agência esclareceram dúvidas e apresentaram os serviços prestados pela Sala do Empreendedor de Campina Grande.
Visita à Escola Grau Técnico
Amde, atendendo a convite da coordenação da Escola Grau Técnico, disponibilizou os serviços da Sala do Empreendedor, através do Projeto Sala Itinerante, para que os professores da instituição pudessem tirar dúvidas e também, se desejassem, efetuar sua formalização de Microempreendedor Individual (MEI).
A equipe técnica da Sala do Empreendedor de Campina Grande realizou uma oficina voltada para 15 professores da Grau Técnico, mostrando os benefícios da formalização do MEI, inclusive já disponibilizando o serviço de abertura, na própria instituição.
Formalização de professores e estudantes no MEI
A Amde, atendendo a convite da coordenação da Escola Grau Técnico, participou em outubro da Feira de Empregabilidade, organizada pela instituição de ensino. Na oportunidade, várias pessoas formalizaram sua situação de autônomo junto ao MEI.
A Amde disponibilizou a equipe técnica da Sala do Empreendedor de Campina Grande para atender aos estudantes e visitantes da Feira de Empregabilidade. Foram repassadas instruções sobre o empreendedorismo, esclarecidas dúvidas e também regularizando microempreendedores individuais com pendências, além da formalização de outros.
A equipe técnica também fez apresentação sobre as vantagens da regulamentação do MEI, direitos e deveres e outros serviços disponibilizados pela Sala.
Palestras
A convite da Faculdade Rebouças, a Agência Municipal de Desenvolvimento (Amde), por meio da Sala do Empreendedor de Campina Grande, participou, em outubro, da Academia de Negócios com o tema “Como Formalizar sua Empresa de Forma Simples e sem Burocracia”. O evento objetivou fornecer conhecimentos para a classe acadêmica, que pretende empreender e alavancar a carreira profissional.
O evento começou com a sócia e diretora de Projetos e Tráfego da U2M Soluções Digitais, Uiamara Mirna, que falou sobre a inserção profissional no mercado de trabalho por meio do marketing digital. E no encerramento, as agentes de desenvolvimento da Amde, Laiza Brito e Tássyla Ferreira explanaram sobre como formalizar sua empresa de forma simples e sem burocracia.
Aniversário de 2 anos da Sala do Empreendedor
Em 27 de outubro, a Amde comemorou o aniversário de dois anos de existência da Sala do Empreendedor. O equipamento, gerido pela Pasta, teve motivos de sobra para celebrar o sucesso do empreendimento na cidade. O primeiro ano de existência da Sala do Empreendedor já apresentou números expressivos de atendimento ao microempreendedor campinense.
No segundo ano, embora enfrentando os desafios do pós-pandemia, a Sala do Empreendedor se notabilizou através do desenvolvimento das suas ações e projetos, realizando parcerias e alcançando resultados significativos. A Sala do Empreendedor foi um importante instrumento, no contexto do período pós-pandêmico, para os empreendedores de Campina Grande e região.
As parcerias foram inúmeras e cada vez mais se estendem por acreditarem no trabalho desenvolvido pela Amde e sua equipe técnica. Entre esses destacam-se: Sebrae, Banco do Nordeste/Crediamigo, Inovalab/Unifacisa, Rebouças, Senai, Grau Técnico e IFPB.
Resultados do trabalho desenvolvido pela Sala do Empreendedor de Campina Grande no aniversário de 2 anos:
• mais de 11 mil empreendedores atendidos;
• mais de 500 empreendedores formalizados;
• mais de 200 empreendedores capacitados/qualificados;
• Média de 170 DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e 70 parcelamentos gerados por mês, entre outros registros.
Um importante termo de parceria já está em formalização com a Receita Federal para ampliar os benefícios oferecidos para o microempreendedor de Campina Grande em, pelo menos, mais 20 tipos de serviços, reduzindo a burocracia no processo de formalização do MEI.
Todo apoio e incentivo oferecido à Sala do Empreendedor decorre de políticas públicas idealizadas pelo prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, e pela presidente da Amde, Alana Carvalho, que entendem a relevância socioeconômica desta categoria para fomentar o cenário local e regional.
Semana Global do Empreendedorismo 2022
A Prefeitura de Campina Grande realizou por meio da Agência Municipal de Desenvolvimento e da Sala do Empreendedor, no mês de novembro, a Semana Global do Empreendedorismo 2022 (SGE), com o tema “Empreende Campina”.
O evento ocorreu na Sala do Empreendedor e foi uma ação conjunta entre o Sebrae-CG, Facisa/Inovalab, Banco do Nordeste e o Sicoob. O objetivo foi oferecer palestras, crédito orientado, consultoria financeira, workshops e muito mais. Durante os 12 dias, a Sala do Empreendedor de Campina Grande disponibilizou conteúdos exclusivos para apoiar os interessados a lidar com a gestão da sua empresa.
Agrotec 2022
A Amde participou, pela primeira vez, da Agrotec 2022, um evento promovido pelo Centro de Ciências Agrárias (CCAA) do Campus II da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O evento foi realizado na Escola Agrícola Assis Chateaubriand (EAAC), localizada na zona rural de Lagoa Seca. A programação teve duração de três dias e esteve em sua quarta edição, trazendo o tema Agricultura e Sustentabilidade. Na oportunidade, a Amde, disponibilizou um estande para atender ao microempreendedor rural.
Mais um Prêmio
A AMDE recebeu no final de novembro, o Selo Sebrae de Referência e Atendimento na categoria “Ouro”, em aclamação ao trabalho desenvolvido no Município pelos agentes de desenvolvimento, através da Sala do Empreendedor. A Sala do Empreendedor de Campina Grande concorreu com todas outras as Salas da Paraíba, passando a ser referência em atendimento e inovação no setor, por cumprir todas as adequações e requisitos exigidos pelo Selo Sebrae de Referência e Atendimento.
Os critérios da categoria “Ouro” refletem as necessidades mapeadas nas mais variadas jornadas dos clientes atendidos pela Sala do Empreendedor de Campina Grande em diversos momentos do ciclo de relacionamento: prospecção, atendimento e pós-atendimento, tanto nas interações presenciais quanto remotas/digitais.
Natal
A Prefeitura de Campina Grande contemplou também a Vila do Artesão com decoração natalina. O destaque ficou para uma carruagem iluminada e uma árvore de Natal, medindo cinco metros de altura, localizada próximo à Praça de Alimentação. Além disso, todas as ruas também receberam luzes e muito colorido. A Vila do Artesão se tornou mais uma opção de atração do ‘Natal Iluminado’ de Campina Grande, para receber a visita de famílias, grupos de amigos e turistas que queiram prestigiar a ornamentação natalina e também conhecer de perto o artesanato local.
Codecom