O fim de ano é sempre um período para fazer um balanço, uma reflexão dos fatos acontecidos no decorrer dos 365 dias e avaliar as mudanças ocorridas. Todos nós fazemos isto em nossas vidas e uma das demandas mais consideradas é na área da saúde. Se fazemos isto individualmente e estamos vivendo coletivamente como cidadãos, as transformações na saúde pública da nossa cidade também nos impactam diretamente.
É necessário dizer isto, uma vez que cerca de 80% da população utiliza, exclusivamente, o Serviço Único de Saúde (SUS) e os outros 20% utilizam de forma complementar ou indiretamente os serviços do SUS, conforme dados do Ministério da Saúde. E as transformações no serviço público municipal de saúde de Campina Grande, gerido pela gestão do prefeito Bruno Cunha Lima, foram significatovas em 2022, dentro da programação do programa Saúde de Verdade.
Atenção Básica – Um dos blocos mais perceptíveis que receberam atenção da gestão foi o da reestruturação dos prédios dos serviços de saúde. Na Atenção Primária à Saúde (APS), uma Unidade Básica de Saúde foi construída e entregue pela gestão e outras quatro foram abertas em prédios locados. A unidade inaugurada foi a UBS Padre Hachid Ilo Beserra (no bairro Glória) e quatro unidades foram abertas no Portal Sudoeste, no bairro Sandra Cavalcante, na Bela Vista e no conjunto Grande Campina.
Outras catorze Unidades Básicas de Saúde e/ou Centros de Saúde passaram por reforma ou foram praticamente reconstruídas. As Unidades reformadas são: UBS Cidades I, UBS Cidades II, UBS Novo Horizonte, UBS Antônio Arruda e UBS Campos Sales (José Pinheiro), Centro de Saúde da Palmeira, UBS Raimundo Carneiro (Pedregal), UBS Antônio Aurélio Ventura (Cinza), UBS Ricardo Amorim (Malvinas), UBS São Januário I e UBS São Januário II, UBS Nações, UBS Jocel Fechine (Cuités) e UBS Nossa Senhora Aparecida (Tambor). Além disso, uma nova unidade foi aberta no bairro Bela Vista e, neste momento, estão passando por reforma o Centro de Saúde da Bela Vista, a Unidade Mista de Galante e a UBS Raiff Ramalho (Santa Cruz) e pelo menos dez unidades devem entrar no cronograma de obras para 2023.
Teleagendamento – Foi também na Atenção Básica que se iniciou a implantação do sistema Saúde de Verdade. Os cidadãos agora não precisam ir até as Unidades Básicas de Saúde para marcar consultas com os médicos dos postos de saúde. Eles devem agendar por meio do telefone 0800 3000 300.
A oferta de consultas aumentou em 28% com a implantação do programa. Os cidadãos também podem ir até a unidade para agendar a consulta com o auxílio das recepcionistas, caso não tenham acesso ao teleagendamento. E nos casos de urgência, também é garantido o atendimento imediato nas unidades.
Saúde de Verdade – O segundo passo implantado pelo programa Saúde de Verdade foi o agendamento de consultas especializadas, exames e procedimentos de baixa e média complexidade por meio do sistema. Isso significa dizer que as equipes conseguem realizar a solicitação do agendamento das consultas e dos exames dos próprios postos de saúde e a Secretaria consegue monitorar cada procedimento, dando mais mecanismos de controle, auditoria e gestão.
No geral, mais de 220 mil pessoas já foram cadastradas no programa na cidade e cerca de 150 mil procedimentos já foram agendados por meio da plataforma do sistema, o que favoreceu o fim da fila de procedimentos, como tomografia, ressonância, densitometria óssea e vários outros exames e 90% das demandas de eco e eletrocardiograma atendidas, além de 60% de mamografia e ultrassonografia obstétrica.
Paralelamente, outros processos foram incorporados ao programa Saúde de Verdade, como a regulação de alguns procedimentos de alta complexidade, a marcação de exames e consultas de moradores de outras cidades e o controle da dispensação de medicamentos para todos os serviços de saúde do município com a informatização da Central de Abastecimento Farmacêutico. Isto garante mais ferramentas para identificar problemas e avanços e maior controle sobre para onde vai cada recurso da administração pública.
Mutirões – Em maio de 2022, o prefeito Bruno Cunha Lima realizou o I Mutirão de Consultas e Exames do programa Saúde de Verdade no ginásio O Meninão, resultando em mais de 25 mil pessoas atendidas e mais de 110 mil procedimentos executados. Em 2023 serão realizados mutirões de consultas especializadas, em parceria com o Hospital HELP e um grande mutirão de exames no ginásio O Meninão. Os mutirões de consultas já se iniciam em janeiro (com ginecologia) e fevereiro (com cardiologia).
Descentralização de exames e consultas – A Secretaria de Saúde está buscando descentralizar a oferta de exames e consultas no município para facilitar o acesso da população. No distrito de São José da Mata foi reaberto o laboratório de exames de sangue do Centro de Saúde do Campo D’Angola. Também foi implantado o exame de ultrassonografia e foram disponibilizadas consultas com endocrinologista, ginecologista, urologista e oftalmologista. Em 2023 deve ser implantada também a especialidade de cardiologia.
Os exames de sangue também passaram a ser coletados na Unidade Mista de Galante, na UBS Bela Vista, no Centro de Saúde da Liberdade e na UBS de Catolé de Boa Vista, contemplando todos os distritos mais distantes. Além disso, houve a implantação de exames de ultrassonografia também nas duas unidades do Complexo Habitacional Aluízio Campos e em todos os Centros de Saúde e Policlínicas.
Complexo Hospitalar Municipal Pedro I – Na rede hospitalar e de alta complexidade, a transformação foi total. No Complexo Hospitalar Municipal Pedro I, toda uma enfermaria foi reformada, o que possibilitou reativar o serviço de atendimento de urgência e emergência de ortopedia, que havia sido fechado há dez anos. Outras alas foram modernizadas, com climatização e novos equipamentos e toda a frente foi revitalizada.
O hospital também está passando por reforma do centro cirúrgico, que vai ganhar cinco novas salas de cirurgia para fortalecer o programa municipal de cirurgias eletivas. A unidade hospitalar também deve passar, em 2023, por uma reforma completa na recepção, possibilitando, inclusive, a abertura de um pronto atendimento pediátrico. Lembrando que em 2021 a UTI do hospital já havia sido completamente reformada após mais de 30 anos de sua construção.
Ambulatório de cirurgias eletivas, emergência e ortopedia – Com as mudanças colocadas em curso, o hospital deixou de ser um espaço apenas de internação e tratamento. A unidade agora tem um completo pronto atendimento 24 horas para casos de urgência e emergência clínicas e um ambulatório de consultas e exames para cirurgias eletivas. As consultas podem ser agendadas pelo programa Saúde de Verdade ou pelo Whatsapp (83) 98145-4901. Outro serviço importante é o atendimento de ortopedia, que funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, com consulta de ortopedista e exames de raio-x e tomografia.
Hospital Municipal Dr. Edgley – O Hospital Dr. Edgley foi um dos serviços que receberam mais melhorias em 2022. Além da construção da enfermaria de 36 leitos e da UTI do Idoso, entregues pelo prefeito Bruno em 2021, o hospital ganhou em 2022 o novo centro cirúrgico com quatro salas de cirurgia, inclusive com videolaparoscopia e um centro de especialidades com mais 30 leitos de enfermaria.
Cirurgias bariátricas – Com o centro cirúrgico, a unidade hospitalar iniciou nesta semana a realização das cirurgias bariátricas, inéditas no serviço público municipal de saúde. Além disso, cirurgias gerais, ginecológicas, urológicas, pequenas cirurgias e outros tipos de procedimentos estão sendo realizados no hospital. Para ter acesso, os pacientes devem ser encaminhados pela Atenção Primária.
Serviço vascular – Outro avanço foi a abertura do serviço de angiologia no Dr. Edgley, com médicos vasculares e realização de exame de doppler para pacientes com varizes e tratamento não esclerosante (espumas), uma demanda antiga que não tinha nenhuma oferta por parte da Prefeitura.
Ainda no Dr. Edgley, 25 novas máquinas de hemodiálise e poltronas foram adquiridas para os pacientes renais que fazem tratamento na unidade. Outra mudança foi a reforma e revitalização promovida nos leitos de emergência psiquiátrica e em toda a ala que atende pacientes em surto psicótico.
ISEA – No septuagenário Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), a Prefeitura está promovendo um renascimento da maternidade. Este ano foi entregue a reforma da Ala Canguru, com dez leitos, que foi construída dez anos atrás. Também foi aberta a sala de imunização do ISEA, foram adquiridos novos equipamentos como os de ultrassonografia e foram feitas reformas em várias alas de enfermaria.
No ano passado já tinham sido entregues a construção da Unidade Semi-intensiva, a reforma do Berçário Intermediário e a reestruturação do setor de planejamento familiar. Em 2023 haverá ainda a entrega do novo centro cirúrgico e do novo Centro de Parto Normal Mãe Izabel, que já estão em gestação, em reforma.
Concursados – Uma marca já deixada pela gestão na saúde é a contratação dos aprovados no concurso realizado pela gestão. Já foram mais de 160 médicos, anestesiologistas, enfermeiros, odontólogos entre outras funções. As contratações garantiram, por exemplo, que de forma inédita todas as 119 Equipes de Estratégia de Saúde da Família do município tivessem médicos atuando simultaneamente.
Entrega de fraldas em casa – Um avanço significativo foi a implantação do serviço de entrega de fraldas descartáveis na casa dos beneficiários. A Secretaria de Saúde fez um recadastramento das pessoas contempladas e passou a fazer a entrega nas residências, evitando a formação de filas e a necessidade de deslocamento dessas pessoas até a sede da pasta. São mais de 800 pessoas beneficiadas e que agora recebem os produtos em domicílio. Para fazer a solicitação do benefício, o cidadão precisa se cadastrar no serviço social da Secretaria de Saúde, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.
Entrega de cadeiras de rodas e próteses – A Secretaria de Saúde iniciou a entrega de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, órteses e próteses para pessoas com deficiência ou necessidades especiais e encerrou a demanda reprimida de dez anos de espera. A pasta contemplou centenas de pessoas.
Projeto LEAN nas UPAs –As duas Unidades de Pronto Atendimento de Campina Grande receberam a implantação do projeto LEAN, de práticas e procedimentos de atendimento que diminuíram em até 70% o tempo de espera dos pacientes por atendimento nas unidades. Além disso, as duas unidades passaram por reformas, ampliação e receberam máquinas de hemodiálise, que antes não tinham.
Serviço de isquemia crítica para pessoas com pé diabético – As pessoas com o chamado pé diabético costumam sofrer de isquemia crítica de membros inferiores. Antes, esses pacientes precisavam ser encaminhados para fazer cirurgia em João Pessoa. Agora, eles podem dar entrada em uma das duas UPAs e fazer o procedimento em uma clínica contratada pela Secretaria Municipal de Saúde.
Plantão odontológico – Na UPA Dr. Raimundo Maia (Alto Branco), foi implantado o plantão odontológico, que funciona das 7h às 23h, todos os dias, para os casos de urgência e emergência odontológica. Este novo serviço desafogou o atendimento na Atenção Básica e garantiu atendimento para as pessoas que estão sofrendo com casos de urgência.
Centro de Especialidades Odontológicas – Um enorme avanço este ano foi a abertura do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Policlínica do Catolé, com quatro consultórios de saúde bucal e capacidade para procedimentos de média complexidade, além da abertura da Central de Abastecimento de Insumos Odontológicos.
Em 2023, será entregue o CEO da Catingueira, construído pela gestão e até o final de 2024, o objetivo da gestão é implantar um gabinete odontológico em cada uma das 119 equipes de saúde básica, implantando atendimento de saúde bucal em toda a Atenção Primária à Saúde.
Cirurgias odontológicas para pessoas com deficiência – Ainda no campo da odontologia, a Prefeitura de Campina Grande abriu um serviço para tratamento odontológico de pessoas com deficiência. O serviço funciona às segundas-feiras à tarde no centro cirúrgico do Hospital Municipal Dr. Edgley. As pessoas com deficiência precisam de atendimento especializado e, por isso, fazem os procedimentos no centro cirúrgico com anestesia. O paciente precisa ser encaminhado pelo CEO.
Busca ativa vacinal e carro da vacina – Neste ano de 2022, o Município de Campina Grande foi um dos escolhidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unesco) para o projeto Busca Ativa Vacinal, levando imunização nas casas das crianças e dos adolescentes. A Coordenação Municipal de Imunização também lançou o Carro da Vacina, para circular por áreas descobertas pela Equipe de Estratégia de Saúde da Família para levar a proteção em forma de vacina às crianças. Dezenas de salas de vacina também foram reestruturadas ou reabertas e mais de 50 geladeiras e câmaras frias foram adquiridas.
Criação da CIEVS – Em 2022 Campina Grande foi contemplada com um Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS). Com isso, a cidade passa a fazer parte do monitoramento nacional e mundial para agravos de saúde pública, a exemplo do que aconteceu na pandemia da covid-19.
Centro Municipal de Infectologia – Outra grande conquista foi a abertura do Centro Municipal de Infectologia Silvestre Maia, que reúne o Serviço de Atendimento Especializado em Infecções Sexualmente Transmissíveis e o Centro de Testagem e Aconselhamento e vai receber, em breve, o Serviço de Referência em Hanseníase e Tuberculose. O Centro funciona na Avenida Floriano Peixoto, 1877, no bairro de Santo Antônio.
Centro de Atendimento e Proteção Integrado à Criança e ao Adolescente – O CPAI é um dos serviços mais importantes na proteção de crianças e adolescentes e foi construído dentro do Hospital da Criança e do Adolescente. O CPAI reúne serviços como psicologia, delegacia, Núcleo de Medicina Legal (Numol), entre outros, para dar assistência a crianças vítimas de violências.
Combate ao Aedes aegypti – Em 2022 enfrentamos uma epidemia de casos de Dengue e Chikungunya. O Município contra-atacou com a campanha Todos Contra Um, adquirindo cinco novos veículos para a operação Fumacê, novas máquinas e até drones para auxiliar nas ações.
Central de Transferências – Foi também neste ano que a gestão abriu uma Central de Transferência de Pacientes com quatro ambulâncias. A Central realiza transferência de pacientes entre hospitais e UPAs e também faz o transporte para pacientes que receberam alta hospitalar e precisam de suporte para serem levadas até a residência para iniciar o tratamento domiciliar. Já foram mais de 10 mil transferências neste ano.
A Secretaria de Saúde também contratualizou mais de 50 novos veículos locados, instalou rádios digitais nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), reformou parte do prédio da sede da pasta, estruturou um grande galpão de estoque e distribuição de materiais, reformou o Centro de Zoonoses e revitalizou o Centro Especializado em Reabilitação (CER) e o Centro de Reabilitação e Assistência à Saúde do Trabalhador (Cerast), além de revitalizar prédios do programa Saudavelmente.
O que ainda vem? – Além das melhorias já informadas acima, para 2023, estão previstas ainda a retomada da construção do novo Hospital da Criança e do Adolescente, a entrega do carro do CastraMóvel para castração de animais de rua, a abertura de uma central de relacionamentos para os pacientes, a expansão do programa Saúde de Verdade e a oferta de novos serviços.