A Coordenação de Meio Ambiente de Campina Grande , vinculada à Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente-Sesuma, fecha o ano de 2023 com saldo altamente positivos resultado do empenho de toda equipe, com destaque para o plantio e distribuição com a população de mais de 11 mil mudas, todas produzidas no viveiro municipal.
Equipe do Meio Ambiente
Apenas no setor de arborização houve um aumento de 62% da quantidade de mudas distribuídas por toda Campina Grande em relação ao ano de 2022, totalizando uma média de 1200 mudas mensais e no quesito de licenças ambientais o setor atingiu o patamar de 75% de crescimento num total de 211.
Outra atividade bastante requisitada é poda de árvores e foram mais de 13 mil executadas, além da substituição de outras 7 mil, e transplante de 177 para os Parques e praças da cidade, uma ação também relevante para o meio ambiente.
Segundo a coordenadora do meio ambiente, Lilian Ribeiro, o sucesso se deve a dedicação de toda a equipe e o investimento em educação ambiental, e a conscientização da população em plantar e preservar nossas árvores, garantindo, ar puro, sombra e acomodação para os pássaros.
Lilian lembrou também, que no ano de 2023 foram doados, de forma inédita uma tonelada de ração animal para cuidadores/protetores devidamente legalizados, além dos diversos projetos de manutenção e benfeitorias de áreas verdes.
Na Semana da Árvore, mês de Setembro, a Coordenação do Meio Ambiente desenvolveu uma série de atividades com oficinas, plantios de árvores, palestras em escolas, e distribuição de mudas, o mesmo ocorrendo durante em todas as edições do Campina Bem Cuidada, num trabalho em parceria com o Recicla Campina, orientando a população para o aproveitamento de resíduos sólidos reaproveitáveis.
O viveiro do município chega a produzir 100 mudas diárias de quase 80 espécieis, arbóreas e frutíferas, e hoje dispõe no seu estoque cerca de 25 mil para distribuição com a população e plantio em áreas públicas, através do programa Minha Àrvore.
A coordenadora explicou que qualquer cidadão ou entidade pode adquirir mudas , necessitando ir na sede da Sesuma, na Vigolvino Wanderley, bairro da Conceição e fazer a solicitação e ainda terá toda orientação e apoio dos técnicos da Sesuma.
“O sentimento é de dever cumprido, agradecer a Deus, ao secretário Geraldo Nobre e ao prefeito Bruno Cunha Limam por oferecer condições para desenvolvermos nossos projetos e ações e a todos os colaboradores pela dedicação e que em 2024, possamos fazer muito mais pelo nosso meio ambiente”, concluiu.
Codecom