Autor: Notícias PMCG

RETROSPECTIVA 2023: Trabalho da Coordenadoria da Mulher da PMCG teve importantes avanços na luta pelo fim da violência de gênero

A Coordenadoria da Mulher fez um balanço das atividades, projetos e programas desenvolvidos pela pasta em Campina Grande no ano de 2023. O Trabalho foi considerado um sucesso pela coordenadora do órgão, Talita Lucena, fruto de um esforço coletivo da equipe de profissionais que ao longo do ano desempenhou um papel fundamental na luta pelo […]

27/12/2023 14h45 Atualizado há 1 ano

A Coordenadoria da Mulher fez um balanço das atividades, projetos e programas desenvolvidos pela pasta em Campina Grande no ano de 2023. O Trabalho foi considerado um sucesso pela coordenadora do órgão, Talita Lucena, fruto de um esforço coletivo da equipe de profissionais que ao longo do ano desempenhou um papel fundamental na luta pelo fim da violência e em favor da igualdade de gênero.

Talita Lucena, Coordenadora da Mulher

“O ano de 2023 foi de grandes conquistas para Campina Grande, trouxemos para a pratica, projetos que garantiram apoio e mudança para vida de centenas de mulheres, desde a promoção de emprego e renda, campanhas educativas, trabalho nas ruas, busca ativa de casos de violência, acolhimento, assistência psicologia e jurídicas e toda uma rede de apoio direcionada a mulheres vítimas de violência doméstica”, ressaltou Talita.

Resumo das ações:

• O Centro de Referência de Atendimento à Mulher – Cram atendeu mais de 600 mulheres durante o ano de 2023. O Centro atua no acolhimento humanizado e no auxílio às mulheres vítimas de violência, promove atendimento e acompanhamento jurídico, psicológico e assistencial, realizado por uma equipe multidisciplinar. Trata-se de uma rede de Atendimento às mulheres, com funcionamento de segunda a sexta em horário comercial e plantões 24h para atendimentos de urgência e acolhimento de mulheres vítimas de violência em situação de risco de morte.

• Casa Abrigo da Mulher: é um local de caráter sigiloso e seguro que oferece moradia protegido-temporária e atendimento integral para mulheres e seus filhos, crianças e adolescentes de até 12 anos, em situação de risco de morte iminente, em razão de violência doméstica e familiar. É um serviço em que as usuárias poderão permanecer por um período de até 90 dias, durante o qual, juntamente com a equipe técnica responsável, deverão reunir condições necessárias para retornar ao curso de suas vidas. Em 2023, mais de 60 mulheres foram acolhidas.

Entre os destaques de 2023 os projetos e Campanhas também fizeram parte das ações implementadas pela Coordenadoria da Mulher, a exemplo do:

Mapa da Mulher Campinense: Projeto realizado mediante consulta pública, que visa coletar dados para traçar indicadores e diretrizes acerca do perfil das mulheres campinenses nos mais variados eixos, considerando percentuais de empregabilidade, escolaridade, faixa etária, índices de violência, entre outros. Esses dados permitem mapear a cidade e fomentar políticas públicas ainda mais efetivas, possuindo mais de 1200 dados coletados.

Campanha Folia Com Respeito: Campanha educativa que visa levar conscientização e promover o respeito durante as festividades de carnaval, combatendo a violência ou importunações sexuais que são muito comuns nesse período. Distribuição nas ruas de material educativo no município durante o período carnavalesco, em fevereiro de 2023.

Fórum Permanente da Mulher Campinense: Implementação de órgão que visa fomentar a construção coletiva das políticas públicas no município de Campina Grande, com participação efetiva da sociedade civil e departamentos externos, como: Defensoria Pública, Delegacia Especializada de Atendimento da Mulher, Ministério Público, Juizado das Mulheres, entre outros, com encontros mensais. Primeira reunião do ano, realizada em fevereiro de 2023.

Aplicativo JU.LIA – Juntas Livres do Assédio: Projeto desenvolvido pela STTP em parceria com a Coordenadoria da Mulher, que visa prestar apoio a mulheres vítimas de importunação sexual em transportes públicos na cidade de Campina Grande. Promovendo atendimento e retaguarda em tempo real, conectado por meio de aplicativo, recebendo 228 alertas no ano de 2022.

Parceria com os Clubes de Mães: Parceria com a Coordenação dos Clubes de Mães, atualmente temos 57 clubes de mães, contando com mais de 1.000 associadas, na realização de ações de conscientização de direitos e promoção de autocuidado.

Programa Acolher: Programa de capacitação continuada voltado a atender todos os prestadores de serviços que atuam com mulheres em situação de vulnerabilidade. Primeira edição realizada para cerca de 40 mulheres que acolhem vítimas de violência doméstica em abrigo temporário – Casa Abrigo, atendendo mulheres em situação de risco iminente de morte, em março de 2023 e que será expandido para outros órgãos da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

Participação nas edições do programa “Campina Bem Cuidada”: Programa que leva um mutirão descentralizado de diversos tipos de serviços, com o apoio das secretarias da cidade, levando para a população acesso facilitado. Participações realizadas nos dias 06/março no bairro do Mutirão e 20-24/março no bairro do pedregal, contando com mais de 300 mulheres atendidas.

Cartão Move Mulher: Concedido auxílio de passagens para transporte público destinado a mulheres em situação de violência doméstica e familiar, encaminhadas e atendidas pelos equipamentos da Coordenadoria da Mulher. Busca possibilitar que as mulheres em situação de hipossuficiência financeira consigam acesso a Rede Municipal de Enfrentamento à Violência contra a mulher, por meio do fornecimento de cartão com dez passagens de ônibus, dando condições para que as mesmas possam dar continuidade aos atendimentos especializados, sem se preocupar com os custos de deslocamento, e terem condições de receber o apoio necessário para encerrar os ciclos de violência (300 mulheres contempladas).

A Coordenadoria da Mulher também fez campanhas ativas em todas as datas comemorativas que fazem alusão a luta pelo fim da desigualdade de gênero e da violência:

Ações do Mês da Mulher: Palestras educativas durante o mês de março, promovendo realização de oficinas, rodas de conversa e distribuição de material educativo acerca da violência doméstica e familiar. Realização da programação semanal em diversos pontos da cidade e nos distritos, para promover conscientização de direitos, apoio as mulheres vítimas de violência e auxiliar no encerramento de ciclos violentos. Foram mais de 500 mulheres impactadas com ações realizadas em mais de 15 bairros do município.

Visitas as lavanderias municipais. Promoção do “Seminário: “As faces da violência contra a mulher”, realizado no Teatro Paulo Pontes; abordando temas como a violência institucional; a atuação da defensoria pública no combate à violência doméstica; e os desdobramentos da violência psicológica (público, em média, de 150 mulheres. Visita técnica ao ISEA, entregas de kits de higiene pessoal e divulgação dos serviços do CRAM. Início da reforma das lavanderias municipais.

Projeto Bem Me Quero: realizado em sua 3ª edição, o Projeto é voltado ao autocuidado da mulher, desde a sua saúde física, mental e cuidados pessoais. Busca-se fornecer um momento de autocuidado com maquiagem, corte de cabelo, manicure, design de sobrancelha, além da promoção de saúde com encaminhamento para realização de exame de mama, testes de glicemia e aferição de pressão, e acesso aos serviços do Centro de Referência de Atendimento à Mulher. Hoje, o projeto possui mais de 400 mulheres cadastradas.

Campanha Forró Sim, Assédio não Realizada no São João com o objetivo de combater a importunação sexual durante o evento. A Campanha que tem reconhecimento da UNESCO, através de uma parceria com a ONU Migração, promove Em média 32 atendimentos por dia, totalizando mais de mil atendimentos no mês, aborda em média 400 pessoas por noite com mais de 100 voluntários atuantes na campanha, com reconhecimento por meio de certificação.

Campanha Agosto Lilás: Campanha que celebrou os 17 anos da Lei Maria da Penha e reforça a luta contra a violência contra a mulher. Durante o mês formalizamos parcerias com a Guarda Municipal e UFCG com o objetivo de desenvolver projeto de extensão com as mulheres do bairro Aluízio Campos. Realizado lançamento do “Manual Didático de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, além da promoção de rodas de conversa, palestras, ações e edição do “Bem Me Quero em parceria com a STTP.

Cartilha “Direitos da Mulher com Câncer de Mama”: Lançamento realizado no mês de outubro, visando conscientizar o combate e prevenção ao câncer de mama por meio da informação. A cartilha ganhou versão digital e foi divulgada em ações e encontros nos Clubes de Mães da cidade.

Campanha 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher: iniciada no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, com duração até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Com diversas discussões durante esse período, culminando na última reunião do Fórum Permanente da Mulher Campinense com o debate sobre políticas públicas para as mulheres.

Para 2024 a coordenadoria tem grandes projetos para a mulher campinense, a exemplo da implantação da Casa da Mulher Brasileira e a implantação da Ronda da Mulher.

Casa da Mulher Brasileira: prevista para ser instalada nos primeiros meses de 2024, o equipamento vai centralizar vários órgãos que irão trabalhar em conjunto no combate a violência doméstica e familiar contra as mulheres. Contará com diversos serviços essenciais, incluindo um Juizado Especial, Núcleo Especializado da Promotoria, Núcleo da Defensoria Pública e Delegacia da Mulher. Além disso, fornecer Alojamento de Passagem, brinquedoteca para acolher crianças, apoio psicossocial, além de capacitação para a autonomia econômica.

Codecom


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

Preferência de Cookies

Usamos cookies e tecnologias semelhantes que são necessárias para operar o site. Você pode consentir com o nosso uso de cookies clicando em "Aceitar" ou gerenciar suas preferências clicando em “Minhas opções”. Para obter mais informações sobre os tipos de cookies, como utilizamos e quais dados são coletados, leia nossa Política de Privacidade.