A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Obras (SECOB), iniciou e deu continuidade a diversas obras históricas de infraestrutura e mobilidade urbana ao longo de 2024. Entre as principais ações, destacam-se a abertura de novas avenidas, a pavimentação de quase 400 ruas — sendo aproximadamente 100 somente em 2024 — e a instalação de mais de 23 mil pontos de iluminação em LED durante a gestão 2021-2024, sendo 7.229 somente neste ano. Além disso, houve a revitalização do Parque Evaldo Cruz e a ampliação do Parque do Povo, entre outras iniciativas que estão transformando a cidade e melhorando a qualidade.
Revitalização do Parque Evaldo Cruz
Iniciada em agosto de 2023, a obra de revitalização do Parque Evaldo Cruz, conhecida popularmente como Açude Novo, teve sua primeira etapa entregue no final de maio de 2024. Boa parte do espaço foi utilizado durante O Maior São João do Mundo. Em setembro, a segunda etapa foi concluída e o parque passou a fazer parte da programação do Natal Iluminado, com destaque para a árvore de 45 metros de altura. O parque conta com um túnel de ligação com o Parque do Povo e oferece diversas atrações, como uma área multiuso (utilizada como Quadrilhódromo durante o São João), quadra poliesportiva, áreas verdes, playground, espaço pet, quiosques, estacionamento, lojas, banheiros e fraldários. A obra será totalmente concluída em 2025.
Ampliação do Parque do Povo
A ampliação do Parque do Povo teve início em 18 de março, com a expansão da área do parque de 31.595 metros quadrados para 40 mil metros quadrados. Nesse processo, 34 lotes foram incorporados ao patrimônio público. Após a demolição desses lotes, que ficavam situados nas ruas Major Belmiro e Dr. João Moura, deram início à concretagem da nova área do parque. A concretagem da arena de shows na área ampliada foi concluída em 30 de abril. Após a conclusão, o espaço foi cedido integralmente à Arte Produções, que deu continuidade à montagem da estrutura da arena para O Maior São João do Mundo, que teve início em 29 de maio.
Pavimentação de ruas
Alcançamos a marca de cerca de 400 ruas pavimentadas desde o início da gestão. Só em 2024, foram quase 100 ruas pavimentadas, dentre calçamento e asfalto. A gestão seguiu avançando, resolvendo demandas históricas que são esperadas há anos pelos moradores, como a pavimentação do Novo Horizonte e Palmeira Imperial, além de realizar a pavimentação de diversas ruas no Santo Antônio e nos distritos de Galante e São José da Mata. Vias importantes, como rua Damasco, Avenida Presidente Juscelino Kubitschek e Avenida Almirante Barroso receberam recapeamento asfáltico e duas vias importantes para a cidade – avenidas Félix Araújo e Plínio Lemos – estão em ritmo acelerado de obras.
Construção e revitalização de praças
Diversos bairros de Campina Grande foram beneficiados com novos espaços para a prática de atividades físicas, passeios em família, diversão e lazer, além de fortalecer o comércio local. Ao longo do ano, foram construídas e revitalizadas várias praças da cidade, incluindo a Praça Bud Wright, no Palmeira Imperial; a Praça José Américo, no José Pinheiro; a Praça Florina Colaço, no Jardim Paulistano; além das praças nos bairros Araxá, Aluízio Campos, Jeremias, Pedregal, Centenário, Três Irmãs e Cidades.
Iluminação em LED
Desde o início da gestão foram instalados 23.449 pontos de LED, sendo 7.229 somente neste ano. O investimento de R$ 15,4 milhões foi direcionado à expansão e manutenção da rede, trazendo melhorias na segurança, eficiência energética e sustentabilidade. Os bairros Malvinas, Liberdade e o distrito de São José da Mata lideraram as novas instalações, evidenciando a descentralização das melhorias. Outro destaque foi a conclusão do projeto de eficientização realizado em parceria com o Procel RELUZ, iniciado no ano passado e finalizado neste ano, consolidando ações sustentáveis e econômicas.
Diretoria de Normas e Regulamentações (DNR)
Em 2024, mais de 7 mil processos foram despachados, com mais de 2 mil serviços aprovados. Foram registrados 448 mil metros quadrados de novas construções e 270 mil metros quadrados de construções finalizadas. No total, 741 certificados de Habite-se foram emitidos, 693 processos são referentes a alvarás de construção, 289 a alvarás de legalização e 43 a alvarás de demolição. O bairro das Três Irmãs liderou em área aprovada, com 44,9% do total, seguido por Serrotão (37,3%) e Jardim Itararé (5,5%). Além disso, foi realizado o cadastro de 29 Estações Transmissoras de Radiocomunicação (ETR), um serviço essencial para melhorar a conectividade na cidade, com maior concentração no Centro (13,8%).
Code