A Defesa Civil de Campina Grande, por meio da Secretaria de Obras (Secob), apresentou o balanço das ações realizadas ao longo de 2024. Com 148 ocorrências registradas e 240 chamados atendidos, o órgão intensificou a atuação em áreas de risco, fiscalizações e monitoramento de estruturas, além de adotar novas ferramentas tecnológicas para agilizar o atendimento à população.
Fotos: Paulo Henrique Oliveira/Secob
Entre as principais ocorrências operacionais, os destaques foram os 45 registros de avaliação de estruturas residenciais, além de 22 casos registrados de enchentes e inundações e 17 quedas de estruturas, como muros, tetos e postes. A Defesa Civil também monitorou um açude em risco de rompimento e atuou em situações como alagamentos e afundamento de solo.
No total, a Defesa Civil atendeu cerca de 148 ocorrências diretas envolvendo vistorias em marquises, prédios e muros, emitindo laudos técnicos e orientando a população. Casos emergenciais receberam atenção imediata, enquanto demais demandas foram solucionadas em até três dias úteis.
No enfrentamento à seca, a Operação Carro-Pipa (OCP) foi um dos eixos prioritários do trabalho. A equipe realizou fiscalizações de cisternas na zona rural em parceria com o Exército, além de coletar e analisar água no açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, garantindo a qualidade do abastecimento para comunidades da região.
“A Defesa Civil de Campina Grande desempenha um papel fundamental na Operação Carro-Pipa, especialmente em nossa zona rural, onde a escassez de água é uma realidade enfrentada diariamente por milhares de pessoas. Durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, garantimos a entrega de água potável para mais de 2.000 cidadãos da área rural, assegurando que as famílias tenham acesso ao recurso essencial para a sobrevivência e qualidade de vida. Além da distribuição de água, nosso trabalho inclui a fiscalização rigorosa das cisternas, garantindo que estejam em boas condições para o armazenamento adequado da água. Com a experiência adquirida, já estamos com o plano de trabalho para 2025 pronto, buscando novas melhorias e garantindo que a população rural continue sendo atendida”, explicou Maxsuell Bezerra, supervisor da Operação Carro-Pipa em Campina Grande.
Um dos avanços importantes do ano foi o início dos testes com o aplicativo Campina com Você, que permite à população registrar ocorrências de forma mais prática e rápida. A nova ferramenta deve aprimorar o acompanhamento das demandas solicitadas ao órgão.
Além das ações de fiscalização e atendimento, a Defesa Civil participou das obras de expansão do Parque do Povo, em apoio às melhorias no local que recebe o Maior São João do Mundo, e esteve presente em eventos estaduais e federais, fortalecendo a integração com outros órgãos e instituições.
O balanço de 2024 destaca o compromisso da Defesa Civil de Campina Grande em atuar de forma preventiva, emergencial e tecnológica para garantir a segurança da população e reduzir os riscos em áreas vulneráveis do município.
Codecom