A Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sl), da Prefeitura de Campina Grande, está apresentando um balanço das ações esportivas desenvolvidas na cidade durante este ano de 2024. Nesta temporada, o incentivo aos esportes coletivos e individuais esteve em evidência, com a manutenção e melhoria dos equipamentos esportivos também sendo uma constante ao longo do ano, bem como a presença nos 41 anos do Maior São João do Mundo, com eventos esportivos que já são tradição nos festejos juninos, elevando o nome da cidade para todo o Brasil.
Este também foi um ano no qual a secretaria de esporte campinense, através de parcerias, promoveu grandes eventos, entre os quais destacam-se: o NBB Trio de Basquete 3×3 com a Unifacisa, o Festival de Rugby Educacional, juntamente com o Instituto Alpargatas e o Festival de Crossfit Army Championship, com a Academia Crossfit Army, o Clássico da Amizade de Futebol de Cegos, com atletas da região e da seleção brasileira, entre outros. Além disso, promoveu duas etapas do primeiro Torneio Sejel de Futsal Feminino da cidade, reunindo equipes e atletas de Campina e cidades circunvizinhas.
Os apoios financeiros aos esportes individuais e coletivos tiveram destaque, onde mais de 30 atletas, que competem em alto rendimento, participaram de competições nacionais e internacionais, entre eles as campeãs brasileiras Mayara Rocha, do Powerlifting, e a paratleta Michele Nascimento, do Judô, além da equipe da Associação Paraibana dos Deficientes Visuais – Apadevi, no futebol de cegos.
Em outras áreas da Juventude, Esporte e Lazer, a Sejel se fez presente
Escolinhas de Iniciação Esportiva – As Escolinhas de Iniciação Esportiva, também foram fortalecidads, elas funcionam nos Parques da Criança e da Liberdade, Vila Olímpica Plínio Lemos, Ginásios O Meninão, Evonílson Menezes e Joselito Lucena, no Estádio Romerão em Galante e Estação Cidadania e Cultura do bairro das Malvinas. São oferecidas modalidades como Futebol, Futsal, Vôlei, Basquete, Handebol, Atletismo, Boxe, Muai Thay, Karatê, Judô, Capoeira e Tênis.
Paradesporto – Campina Grande vem ganhando destaque a cada ano, visto que, possui no Parque da Liberdade, o Centro de Referência em Paradesporto, reconhecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O equipamento administrado pela Prefeitura, através da Sejel, atende 136 alunos em várias modalidades, que vão do alto rendimento até a reabilitação através do paradesporto nas modalidades: Judô, Atletismo, Bocha, Parataekwondo, Futsal, Futebol de Cegos, Goalball.
O Centro de Referência, realizou neste ano, o festival Paralímpico Loterias Caixa em duas edições, em setembro e dezembro. Desde a primeira edição, em 2018, Campina Grande está entre as cidades selecionadas para realizar o evento. Isso ocorre em função do incentivo da gestão municipal ao paradesporto.
Vários atletas do Paradesporto do Parque da Liberdade foram destaque em competições nacionais e internacionais. A exemplo de Michele Nascimento, medalhista de prata no Bahrein, no mundial escolar Gymnasíade. Nos jogos paraescolares brasileiros, realizados em São Paulo no período de 25 a 30 de novembro, vieram sete medalhas, sendo três de ouro, três de prata e uma de bronze. O Judô conquistou seis medalhas e o atletismo uma.
Juventude e Lazer – Em parceria com a ONG IDE Projetos Sociais, através do projeto Pequeninos, a Prefeitura de Campina Grande, capacitou cerca de 1000 pessoas por meio de cursos profissionalizantes de forma gratuita em várias áreas. Cursos como: Garçom, Informática, Recepcionista, Design de Sobrancelhas, Manutenção de Celulares, Barbearia, Eletricidade Predial, Corte e Escova, Maquiagem, Canto e Coral, Música e Inglês. Em 2024, 270 alunos se formaram.
Equipamentos Esportivos – Os equipamentos esportivos também receberam os devidos cuidados de manutenção e melhorias, sendo uma delas a troca das calhas e manutenção corretiva no teto de todos os ginásios das praças esportivas mantidas e administradas pela Sejel.
Eventos Esportivos – A Sejel foi parceira cedendo espaços para várias instituições, entre escolas, igrejas e associações, assim como forneceu troféus e medalhas para mais de 20 eventos espalhados por praças esportivas nos quatro cantos da cidade, como o Open de Jiu-Jitsu, no Ginásio Evonilson Meneses, a Expodog CG, no Ginásio Humberto de Campos, Circuito Verde e Amarelo de Futsal, no Ginásio Meninão, entre outros eventos.
São João – Os eventos de lazer realizados dentro do Maior São João do Mundo fizeram com que Campina Grande brilhasse no Brasil e no mundo, conquistando novamente dois recordes, com a Maior Quadrilha Junina do Mundo e com Maior Bolo de Milho do Mundo. O “Maior Quadrilhão Junino do Mundo” reuniu 1.280 casais e alcançou a nova marca, atestada e registrada pelo Rank Brasil. Já o Maior Bolo de Milho do Mundo também quebrou seu próprio recorde com 655,89, para fazer a iguaria, foram necessários os seguintes ingredientes; seguintes ingredientes: 160 pacotes de mistura para milho de 5 kg cada, 6 mil ovos, 500 litros de leite, 700 unidades de leite condensado, 700 unidades de creme de leite, 20 kg de coco ralado, 400 unidades de milho e 100 kg de manteiga. O bolo deste ano, que celebrou os 41 anos do Maior São João do Mundo, foi denominado de Parque do Povo.
Corrida da Fogueira – A Corrida da Fogueira um evento tradicional que é festejado pelos turistas e pelos atletas “da casa” completou de 41 anos de existência, levando para as ruas campinenses cerca de mil atletas que correram fazendo alusão aos festejos juninos.
O secretário de Esportes da cidade, Felipe Cavalcante, disse que ainda neste ano, o prefeito Bruno pretende inaugurar o projeto Espaço 4.0, que vai oferecer cursos na área de tecnologia para os jovens, para que eles sejam protagonistas de si e de suas famílias. Segundo o mandatário do esporte campinense, não foi feito cem por cento, mas, o que foi possível, sobretudo apoiando todos que os procuraram a secretaria.
“A nossa administração a frente do Esporte campinense foi pautada na escuta e atenção as pessoas de todos os esportes e modalidades, quem nos procurou teve vez e voz e com certeza teve seus pleitos e demandas atendidos. É dessa forma que deve agir um gestor público, sempre tentando oferecer o melhor para a sociedade”, comentou Felipe Cavalcante.
Codecom