Neste ano a Secretaria de Assistência Social (Semas), da Prefeitura de Campina Grande, deu passos importantes na melhoria da infraestrutura e na oferta de serviços. Tudo com objetivo de melhorar ainda mais o atendimento à população. Em março deste ano a Semas inaugurou a nova sede do CadÚnico, que passou a funcionar na rua Getúlio Vargas, no centro da cidade, numa localização mais próxima do Terminal de Integração, facilitando a vida de quem utiliza o serviço. E em junho foi inaugurada a nova sede da Semas, na rua Lino Gomes, bairro São José, em um espaço mais amplo, moderno e com maior comodidade. E foi entregue mais uma unidade da Coordenação PCD, no Aluízio Campos, no final de outubro.
E neste mês de dezembro, o Restaurante Popular ‘Prato do Povo’, um dos principais equipamentos da Semas, completa um ano e quatro meses de funcionamento, com o total de 152.709 refeições servidas, (até esta segunda-feira, 23 de dezembro), no Distrito dos Mecânicos. Todas ao preço de 1 real. O carro-chefe do Restaurante Popular, além do preço popular, é a qualidade das refeições, que são balanceadas e preparadas com total higiene por uma equipe formada por chefes de cozinha, nutricionista e auxiliares, no total de 28 funcionários.
Evento Selo Unicef com a presença do prefeito Bruno Cunha Lima e do secretário municipal Fábio Thoma (Semas)
O serviço, que trouxe dignidade para centenas de famílias que residem ou trabalham no Distrito dos Mecânicos e bairros próximos, entrou em recesso nesta segunda-feira, 23, com 100 refeições servidas a mais, em virtude de um almoço especial de Natal, beneficiando 600 pessoas.
Coordenação PCD (Inauguração de nova unidade)
Uma outra novidade deste ano foi a inauguração da nova unidade da Coordenação PCD, no Complexo Aluízio Campos, no último mês de outubro, que já contabiliza cerca de 300 atendimentos. No total, a Gerência da Pessoa com Deficiência, que funciona no Bairro Universitário, realizou ao longo do ano 8.140 atendimentos nas áreas de serviço social, psicologia, cursos profissionalizantes, eventos sazonais, cuidados com crianças, orientações jurídicas e visitações.
E no Centro Dia foram 1052 atendimentos. Outras ações de destaque do serviço foram a 2ª Edição do Expoautismo, realizada em abril, no Parque da Criança, além do Camarote da Acessibilidade, durante o Maior São João do Mundo, que contabilizou 3.669 pessoas inscritas e 1.920 PCD’s contempladas.
CadÚnico, Gerência da Pessoa Idosa e CMCI
No CadÚnico foram 85.557 atendimentos, incluindo a demanda na sede do órgão, bem como os descentralizados nas unidades dos Cras e em ações itinerantes. No total foram cadastradas 35.991 famílias (42%), em situação de pobreza; 21.844 (26%), de baixa renda e 27.722 famílias (32%), que recebem acima de ½ salário mínimo.
A Gerência do Idoso realizou 5.850 atendimentos, entre ações, capacitações, emissão de carteiras do idoso, emissão de declarações provisórias, entre outros. Já o Centro de Convivência do Idoso, que completou 24 anos de fundação e atualmente atende 350 idosos, de segunda à sexta-feira, contabilizou 1.664 atendimentos (incluindo as áreas de enfermagem, psicologia, fisioterapia, pedagogia, serviço social e educação física). O maior número de atendimentos foi em Educação Física, beneficiando 497 idosos.
Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop)
O Centro Pop realizou atendimentos, acolhimentos, higienizações, alimentação, abordagens e encaminhamentos. Foram 55.873 serviços prestados. Desse total, foram atendidas 3.843 pessoas em situação de rua durante o ano. Importante destacar também o número de pessoas usuárias de crack ou outras drogas ilícitas, acompanhadas pelo Centro Pop, totalizando 2.244 pessoas.
Criança Feliz, Cras, Creas
O Criança Feliz, que atua na primeira infância (0 a 6 anos), atendeu 4.956 famílias. Neste total foram 4.305 crianças de 0 a 3 anos, além de 480 gestantes, 58 crianças com deficiência (de 3 a 6 anos de idade) e 51 crianças em casa de acolhimento. Foram realizadas cerca de 18 mil visitas. O programa atua no município com uma equipe de 67 visitadoras, além de 7 supervisoras, 1 apoio coordenação e 1 coordenadora.
Os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), ligados à Diretoria de Proteção Básica, que atua com 11 unidades e abrange vários territórios na cidade, contabiliza até novembro deste ano 29.478 atendimentos em vários segmentos. Já os Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas I,II, e III), ligados à Diretoria de Proteção Especial de Média e Alta Complexidade, contabilizaram juntos 6.760 atendimentos em geral, envolvendo encaminhamentos, oficinas, visitas institucionais e domiciliares, entre outros.
PETI e Famílias Fortes
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), realizou 1.807 ações, envolvendo busca ativa e abordagens, atendimento sócio familiar, oficinas, entre outras ações em 2024. E o Programa Famílias Fortes, que atua com famílias inteiras, alcançou de agosto a outubro deste ano, 287 famílias, através dos encontros realizados em 06 Centros de Referência e Assistência Social (CRAS).
Nova Administração e outras ações relevantes
Em abril deste ano a Semas passou a ser administrada pelo advogado e ex-procurador geral do Município, Fábio Henrique Thoma. Ele assumiu a pasta no lugar de Pâmela Vital (que se afastou para disputar uma vaga na Câmara Municipal).
Ação Intersetorial – 9ª Edição
Em mais um ano, a 9ª Edição da Ação Intersetorial da Prefeitura de Campina Grande, voltada à Proteção da Criança e do Adolescente contra várias violações, realizou 550 abordagens durante os 33 dias da festa do d’O Maior São João do Mundo no Parque do Povo. Este ano o trabalho contou com uma equipe formada por 90 colaboradores, atuando durante as noites no Parque do Povo e nos finais de semana (sábado e domingo) no distrito de Galante.
Selo UNICEF
Um marco ano de 2024 foi a conquista pelo 4º ano consecutivo, do Selo UNICEF por parte do Município e a assistência social, através da Semas, alcançou metas satisfatórias com atendimentos de 100% em relação à primeira infância, através do programa Criança Feliz, que funciona junto com os 11 Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), os serviços da Semas precisavam atender uma média de 3 mil famílias de acordo com a meta da UNICEF e ultrapassou esse número, com o total de 4 mil famílias no município, entre outras metas alcançadas.
“Estamos fechando o ano de 2024 com a certeza do dever cumprido, no que se refere à políticas públicas em prol de quem mais precisa, desde a primeira infância, de 0 aos 6 anos, até as pessoas idosas. Todo esse trabalho só é possível graças ao empenho de toda uma equipe dedicada e que está sempre pronta para os novos desafios. Desejamos a todos um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de novas conquistas”, declarou o secretário da Semas, Fábio Thoma.
Codecom