O ano de 2025 vai chegando ao final e com ele, a certeza de que milhares de campinenses tiveram as suas vidas alcançadas e transformadas através da inclusão social, proteção, protagonismo e de combate à fome, por meio do trabalho da Secretaria de Assistência Social (Semas), da Prefeitura de Campina Grande. São cerca de 40 serviços oferecidos, que vão desde o acompanhamento de bebês para adoção (Casa da Esperança 3); cerca de 3.500 mães atípicas cadastradas através do programa Colo pra Mãe (Gerência PCD); até 400 idosos acompanhados pelo Centro de Convivência do Idoso (CMCI).
Restaurante Popular – Prato do Povo
No que diz respeito ao combate à fome, o Restaurante Popular ‘Prato do Povo’, até o dia 19 de dezembro contabilizou 269.329 refeições para a população, preparadas com qualidade e higiene e assinadas por nutricionista e chefes de cozinha, ao preço simbólico de 1 real. O equipamento entrará em recesso para manutenção, no período de 29 de dezembro de 2025 até 30 de janeiro de 2026, para ajustes, manutenção e limpeza no local.
Gerência PCD – Inclusão Social
A Inclusão social, através da Gerência da Pessoa com Deficiência (PCD), segue avançando. Em relação ao trabalho da Gerência PCD, destaque para a 3ª Edição do Expoautismo, realizado no início do ano e o Camarote PCD, que bateu recorde com 5 mil inscrições durante o Maior São João do Mundo. Ao final da edição, 3.100 pessoas, entre pcd’s e familiares, passaram no camarote no Parque do Povo.
Em 06 de julho de 2025, a Lei Brasileira de Inclusão completou 10 anos, coincidindo com os tantos avanços da gerência, no período junino. Já o programa Colo pra Mãe, está fechando o ano com cerca de 3.500 mães atípicas cadastradas, com acesso à assessoria jurídica, cursos profissionalizantes, terapias de grupo, escutas especializadas, plantões de saúde e ouvidoria para a comunidade.
Serviço Criança Feliz
A partir deste ano, o Criança Feliz, antes chamado de programa, foi denominado de ‘Serviço Criança Feliz’, e acompanha crianças (0 a 6 anos) e acompanha em média 2 mil famílias no município. O serviço realizou 69.435 visitas, no total de 17.671 famílias alcançadas e 19.524 pessoas visitadas. Atendeu ainda 2.249 gestantes e 17.275 crianças na primeira infância. O Criança Feliz atua no município com uma equipe de 67 visitadoras, além de 7 supervisoras e coordenação.
Ação Intersetorial – Proteção para Crianças e Adolescentes
Em 2025, a Ação Intersetorial completou a décima edição e repetiu o sucesso de anos anteriores, na proteção dos direitos da criança e do adolescente. Este ano 130 abordadores atuaram no PP e distrito de Galante, número maior que em 2024, quando eram 90 abordadores. As equipes são ligadas à Semas e às Secretarias de Educação (Seduc), Saúde, Esportes Juventude e Lazer (Sejel), Cultura (Secult) e Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma).
Este ano estiveram presentes também o Programa de Abordagem Social para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua (Ruanda) e Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop). Também foi produzida cartilha com instruções detalhadas sobre a correta abordagem e a devida capacitação dos abordadores.
Selo UNICEF 2025-2028
No início deste mês, a PMCG, através da Semas, com o apoio da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com o Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), realizou o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF 2025 – 2028, com o objetivo de promover momentos de planejamento participativo, trocas de informações sobre políticas públicas municipais, voltadas para crianças e adolescentes, para os próximos quatro anos.
Centro Pop – Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua
Em 2025, o Centro Pop realizou atendimentos, acolhimentos, higienizações, alimentação, abordagens e encaminhamentos, para pessoas em situação de rua, no total de 71.427 serviços prestados. Desse total, 50.151 receberam refeições na unidade, 16.137 fizeram higienização e o total de 2.621, participaram de escutas e orientações.
Casas da Esperança (1,2, 3 e 4) e Irmã Zuleide Porto
As Casas da Esperança estão fechando o ano com 70 crianças e adolescentes no aguardo por uma adoção. Já o Zuleide Porto, contabiliza neste final de ano, 18 pessoas em acolhimento.
Cras, Creas e Ruanda
Os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), ligados à Diretoria de Proteção Básica (DPB), que atua com 11 unidades, contabiliza este ano, 21.710 atendimentos em vários segmentos. Já as três unidades dos Centros de Referência Especializado em Assistência Social – Creas, da Diretoria de Proteção Especial de Média e Alta Complexidade, contabilizaram juntos 2.091 atendimentos e 11.060 procedimentos, que incluem visitas, medidas socioeducativas, grupo focal, entre outros. O Programa de Abordagem Social para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua (Ruanda), contabilizou 4.722 atendimentos, que incluem busca ativa e abordagens, atendimento sócio familiar e oficinas.
“Estamos de fato fechando o ano com a certeza de que a Prefeitura de Campina Grande, através da Semas, tem feito um importante e excelente trabalho em prol de quem mais precisa. Ações que tem transformado para melhor a realidade de milhares de famílias e proporcionado protagonismo e uma vida mais digna para todos. Que venha o próximo ano e com ele, a certeza de que novas conquistas virão na assistência social”, concluiu o secretário da Semas, Fábio Thoma.
Codecom






