Autor: Notícias PMCG

RETROSPECTIVA 2025: Inclusão Social, Proteção, Protagonismo e Combate à Fome, são alguns dos importantes avanços alcançados pela assistência social este ano

Números de atendimentos são expressivos com cerca de 270 mil refeições através do Prato do Povo, 3.500 mães atípicas cadastradas no Colo pra Mãe e 400 idosos acompanhados através do CMCI.

18/12/2025 15h49 Atualizado há 2 horas

O ano de 2025 vai chegando ao final e com ele, a certeza de que milhares de campinenses tiveram as suas vidas alcançadas e transformadas através da inclusão social, proteção, protagonismo e de combate à fome, por meio do trabalho da Secretaria de Assistência Social (Semas), da Prefeitura de Campina Grande. São cerca de 40 serviços oferecidos, que vão desde o acompanhamento de bebês para adoção (Casa da Esperança 3); cerca de 3.500 mães atípicas cadastradas através do programa Colo pra Mãe (Gerência PCD); até 400 idosos acompanhados pelo Centro de Convivência do Idoso (CMCI).

Restaurante Popular – Prato do Povo
No que diz respeito ao combate à fome, o Restaurante Popular ‘Prato do Povo’, até o dia 19 de dezembro contabilizou 269.329 refeições para a população, preparadas com qualidade e higiene e assinadas por nutricionista e chefes de cozinha, ao preço simbólico de 1 real. O equipamento entrará em recesso para manutenção, no período de 29 de dezembro de 2025 até 30 de janeiro de 2026, para ajustes, manutenção e limpeza no local.

Gerência PCD – Inclusão Social
A Inclusão social, através da Gerência da Pessoa com Deficiência (PCD), segue avançando. Em relação ao trabalho da Gerência PCD, destaque para a 3ª Edição do Expoautismo, realizado no início do ano e o Camarote PCD, que bateu recorde com 5 mil inscrições durante o Maior São João do Mundo. Ao final da edição, 3.100 pessoas, entre pcd’s e familiares, passaram no camarote no Parque do Povo.

Em 06 de julho de 2025, a Lei Brasileira de Inclusão completou 10 anos, coincidindo com os tantos avanços da gerência, no período junino. Já o programa Colo pra Mãe, está fechando o ano com cerca de 3.500 mães atípicas cadastradas, com acesso à assessoria jurídica, cursos profissionalizantes, terapias de grupo, escutas especializadas, plantões de saúde e ouvidoria para a comunidade.

Serviço Criança Feliz
A partir deste ano, o Criança Feliz, antes chamado de programa, foi denominado de ‘Serviço Criança Feliz’, e acompanha crianças (0 a 6 anos) e acompanha em média 2 mil famílias no município. O serviço realizou 69.435 visitas, no total de 17.671 famílias alcançadas e 19.524 pessoas visitadas. Atendeu ainda 2.249 gestantes e 17.275 crianças na primeira infância. O Criança Feliz atua no município com uma equipe de 67 visitadoras, além de 7 supervisoras e coordenação.

Ação Intersetorial – Proteção para Crianças e Adolescentes
Em 2025, a Ação Intersetorial completou a décima edição e repetiu o sucesso de anos anteriores, na proteção dos direitos da criança e do adolescente. Este ano 130 abordadores atuaram no PP e distrito de Galante, número maior que em 2024, quando eram 90 abordadores. As equipes são ligadas à Semas e às Secretarias de Educação (Seduc), Saúde, Esportes Juventude e Lazer (Sejel), Cultura (Secult) e Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma).

Este ano estiveram presentes também o Programa de Abordagem Social para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua (Ruanda) e Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop). Também foi produzida cartilha com instruções detalhadas sobre a correta abordagem e a devida capacitação dos abordadores.

Selo UNICEF 2025-2028
No início deste mês, a PMCG, através da Semas, com o apoio da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com o Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), realizou o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF 2025 – 2028, com o objetivo de promover momentos de planejamento participativo, trocas de informações sobre políticas públicas municipais, voltadas para crianças e adolescentes, para os próximos quatro anos.

Centro Pop – Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua
Em 2025, o Centro Pop realizou atendimentos, acolhimentos, higienizações, alimentação, abordagens e encaminhamentos, para pessoas em situação de rua, no total de 71.427 serviços prestados. Desse total, 50.151 receberam refeições na unidade, 16.137 fizeram higienização e o total de 2.621, participaram de escutas e orientações.

Casas da Esperança (1,2, 3 e 4) e Irmã Zuleide Porto

As Casas da Esperança estão fechando o ano com 70 crianças e adolescentes no aguardo por uma adoção. Já o Zuleide Porto, contabiliza neste final de ano, 18 pessoas em acolhimento.

Cras, Creas e Ruanda
Os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), ligados à Diretoria de Proteção Básica (DPB), que atua com 11 unidades, contabiliza este ano, 21.710 atendimentos em vários segmentos. Já as três unidades dos Centros de Referência Especializado em Assistência Social – Creas, da Diretoria de Proteção Especial de Média e Alta Complexidade, contabilizaram juntos 2.091 atendimentos e 11.060 procedimentos, que incluem visitas, medidas socioeducativas, grupo focal, entre outros. O Programa de Abordagem Social para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua (Ruanda), contabilizou 4.722 atendimentos, que incluem busca ativa e abordagens, atendimento sócio familiar e oficinas.

“Estamos de fato fechando o ano com a certeza de que a Prefeitura de Campina Grande, através da Semas, tem feito um importante e excelente trabalho em prol de quem mais precisa. Ações que tem transformado para melhor a realidade de milhares de famílias e proporcionado protagonismo e uma vida mais digna para todos. Que venha o próximo ano e com ele, a certeza de que novas conquistas virão na assistência social”, concluiu o secretário da Semas, Fábio Thoma.

Codecom


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