Encontro foi um dos primeiros destinados a viabilizar demandas desse segmento para o município
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Gerência da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou na manhã desta quarta-feira, 02, a primeira reunião on-line com representantes das Associações de Pessoas com Deficiência (PCD). O encontro teve como objetivo promover a interação entre os participantes, a troca de informações e a organização das demandas do segmento.

De acordo com Edna Silva, coordenadora da Gerência da Pessoa com Deficiência, e que na ocasião foi mediadora da reunião, a proposta era ouvir as demandas dos representantes e das pessoas com deficiência para que a construção de políticas públicas, para o município, seja mais participativa. Ela ressaltou, que a coordenação tem como objetivo executar, defender e colocar em prática, no município, medidas neste sentido.
Na oportunidade, também foram apresentadas as atividades que a Semas, por meio da Gerência, está desenvolvendo para as pessoas com deficiência. Entre essas ações estão o Treinamento para Acessibilidade Comunicacional, a Central de Interpretação de Libras (CIL) e a Clínica Escola Raros e Autistas.
Segundo John Queiroz, representante do Instituto dos Cegos, a reunião foi uma iniciativa louvável de uma gestão participativa, onde a população tem a oportunidade de apresentar suas demandas. Já Maria da Paz Santos, que na oportunidade representou o Conselho da Pessoa com Deficiência do município, comemorou o fato de que, pela primeira vez, estava ocorrendo uma reunião desse porte com as associações de base. “Isso faz toda a diferença, a partir da implantação da recente Gerência da Pessoa com Deficiência no município”, ressaltou.
Participaram da reunião, representantes do Instituto dos Cegos, da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE), das Associações de Surdos e de Apoio aos Deficientes Físicos, da Associação Amigos da Atrofia Muscular Espinhal (AME-PB), além de membros do Conselho da Pessoa com Deficiência do município e incentivadores do esporte paralímpico em Campina Grande. Cada participante apresentou um relato sobre os desafios das associações e apresentaram suas demandas.
Codecom