Autor: Notícias PMCG

ROBÓTICA EDUCACIONAL: Secretarias de Educação e de Ciência e Tecnologia de Campina Grande fecham parceria com a Universidade Estadual da Paraíba

Em princípio, o projeto-piloto prevê um clube de robótica  integrado às escolas com melhor classificação no IDEB Seguindo as diretrizes do prefeito Bruno Cunha Lima, a Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio das secretarias de Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação, com vistas à modernização do ensino básico municipal, realizou na tarde desta quinta-feira, […]

30/01/2021 9h44 Atualizado há 4 anos

Em princípio, o projeto-piloto prevê um clube de robótica  integrado às escolas com melhor classificação no IDEB

Seguindo as diretrizes do prefeito Bruno Cunha Lima, a Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio das secretarias de Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação, com vistas à modernização do ensino básico municipal, realizou na tarde desta quinta-feira, 28, uma reunião com uma pauta prioritária: alinhar uma parceria com a Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, visando a criação do projeto Robótica Educacional.robotica

De acordo com o secretário de Educação, Asfora Neto, dentre as propostas do projeto, destaca-se a aplicação do ensino de robótica, que passará a ser utilizado de forma transdisciplinar e associado às disciplinas de Ciências e Matemática no ensino básico. Em princípio, o projeto piloto será constituído por um clube de robótica com as escolas que possuem melhor classificação no IDEB – Índice de Desenvolvimento da educação Brasileira e, posteriormente, será disseminado nas demais escolas da rede municipal de ensino.

Para a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Laryssa Almeida, o projeto pretende também congregar alunos interessados em projetos de robótica e automação, envolvendo conhecimentos relacionados ao ensino de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). A expectativa em torno da concepção da proposta é potencializar a aprendizagem de conteúdos curriculares da educação básica por meio do desenvolvimento de habilidades relacionadas ao letramento digital e ao pensamento computacional.

Ainda segundo a secretária, entre as ações vislumbradas, está o desenvolvimento de projetos a partir de modelos disponíveis publicamente, a automatização de brinquedos e o desenvolvimento de projetos próprios. Ao manipularem, projetarem e montarem os dispositivos, os estudantes  mobilizarão conhecimentos matemáticos, físicos e tecnológicos, o que  pode contribuir para potencializar sua aprendizagem.

O clube

A ideia inicial para os Clubes de Robótica foi obtida a partir da estruturação dos clubes de ciências. A principal orientação teórica da  proposta é a abordagem construcionista das Tecnologias da Informação e Comunicação respectivamente.

Fonte: Codecom


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

Preferência de Cookies

Usamos cookies e tecnologias semelhantes que são necessárias para operar o site. Você pode consentir com o nosso uso de cookies clicando em "Aceitar" ou gerenciar suas preferências clicando em “Minhas opções”. Para obter mais informações sobre os tipos de cookies, como utilizamos e quais dados são coletados, leia nossa Política de Privacidade.