A Coordenadoria da Mulher, da Prefeitura de Campina Grande, recebeu na manhã desta quarta-feira, 16 a visita de José Nilson dos Santos, presidente Associação dos Guardas Municipais da Paraíba e diretor jurídico da Associação no Brasil. Ele foi recepcionado pela advogada Talita Lucena, que responde pela Coordenadoria da Mulher em Campina Grande, e membros da Guarda Municipal.
Durante o encontro foram apresentadas as politicas públicas desenvolvidas em Campina Grande e em especial todo o funcionamento da Ronda da Mulher, lançada há um ano. Foi apresentada toda a dinâmica do projeto que atua na prevenção e combate à violência contra mulher.
A reunião teve o objetivo de firmar uma parceria com a Associação Nacional de Guardas para levar o modelo da Ronda da Mulher para 15 Municípios, sendo 12 da paraíba e 3 do Rio Grande do Norte. Foram beneficiadas na Paraíba, as seguintes: Livramento, Soledade, Pocinhos, Fagundes, Areial, Alagoa Nova, Alagoa Grande, Bananeiras, Itapororoca, Mamanguape, Pitimbu e Alhandra. No Rio grande do Norte, são: Afonso Bezerra, Guamaré e Pedro Avelino.
A advogada Talita Lucena, informou que as equipes da Coordenadoria da Mulher vão oferecer no mês de maio um curso de capacitação nas cidades contempladas, sobre o modelo de funcionamento da Ronda da Mulher. ‘’É muito gratificante saber que mais um projeto nosso serve de modelo, é sinal que estamos no caminho certo”, enfatizou. A Ronda da Mulher foi lançada no dia 8 de março de 2024. É um programa que visa promover a segurança e proteção das mulheres vítimas de violência, bem como dos seus filhos e familiares. A Guarda Civil atua fazendo rondas diárias nos endereços cadastrados para prevenir a violência e evitar aproximação dos possíveis agressores.
O Programa é considerado um dos mais eficientes equipamentos de garantia de segurança para as mulheres que estão sob a proteção da lei Maria da Penha. Só para se ter uma ideia, em apenas seis meses de atuação no ano de 2024, a Ronda realizou mais de 1.500 monitoramentos em locais previamente definidos pelas mulheres assistidas
Em 2025, nesses primeiros 4 meses, a Ronda da Mulher acompanha cerca de 50 novos casos sob o comando da Coordenadoria da Mulher com a garantia do cumprimento das medidas protetivas de urgência. As equipes atuam com o trabalho de assistência jurídica, psicológica e social não somente para as mulheres, mas também aos dependentes das vítimas.
O número de telefone da Coordenadoria da Mulher para atendimento às vítimas de violência é (83) 3330-0925, que também é whatsaap, e está disponível para orientações, encaminhamentos, dúvidas, ouvidoria e agendamento de diversos aspectos que envolvem todo aparato de proteção.
Codecom