ROPE da Guarda Civil Municipal contempla 700 alunos do município em 2019

A Guarda Civil Municipal de Campina Grande (GCMCG), coordenada por Rodolfo Emanuel R. Cabral é uma instituição de vocação comunitária, que atua ombro a ombro com os cidadãos usuários dos serviços públicos municipais, tendo como principal enfoque a prevenção do crime e da violência, através dos cuidados com a manutenção da normalidade dos serviços e segurança dos servidores. Em 2019, o programa ‘Cultura de Paz nas Escolas’ através da ROPE (Rondas Preventivas Escolares) foram contemplados 700 alunos do Sistema Municipal de Educação.imagemFundamentada na complexidade da realidade escolar, este programa promove uma “Cultura de Paz nas Escolas”, que tem como objetivo subsidiar a escola pública municipal sobre conceitos referentes à temática da prevenção às várias formas de violência presentes em nossa sociedade, particularmente no tocante aos fenômenos geradores de conflitos como o tráfico e o consumo de drogas, a intolerância às diferenças físicas, étnicas e a desagregação familiar e suas consequências. Assim o ambiente escolar é o palco onde se desenvolve as atividades didáticas de orientação, prevenção e controle das variáveis que se constituem causa da violência na escola.imagemO projeto apresentado pela Guarda Civil Municipal contempla diretamente todos os personagens presentes no contexto do ambiente escolar: alunos, professores e funcionários das escolas. Alcança também indiretamente, toda a comunidade do entorno escolar, pais, vizinhos e outros, pois é realizada no mínimo uma visita semanal além de ponto base nos estabelecimentos de ensino, abraçados pelo projeto, nos períodos de entrada, saída ou intervalos de recreação, possibilitando uma forte sensação de segurança.

APLICAÇÃO DO PROJETOimagemO projeto desenvolvido pelo agrupamento ROPE teve início em abril de 2018, e como se tratava de um projeto piloto foi aplicado inicialmente apenas na Escola Municipal Roberto Simonsen no turno da tarde, abraçando 70 crianças que cursavam o 5º ano do ensino fundamental, na  faixa etária entre 10 e 12 anos.imagemA ROPE após apresentar o projeto à comunidade escolar, através de palestra e panfletagem, iniciou rondas diárias e ponto base durante a entrada e saída dos alunos da escola além de desenvolver atividades sócio educativas, que incluíram: palestras com a participação de outros órgãos de segurança pública, exemplo STTP, dinâmicas, atividades de pesquisas, leituras, discussões e exposições de cartazes sobre os temas abordados e discutidos em sala.imagemDesde então esta escola está sendo acompanhada pela Guarda Civil Municipal através de rondas periódicas, já que um dos objetivos do projeto é ser contínuo, desenvolvendo uma filosofia de policiamento comunitário.  imagemA GCM realizou dois ciclos de palestras do ROPE (Rondas Preventivas Escolares) o I ciclo foi concluído em maio de 2019 com formatura de 300 alunos no SESC Cntro e no II ciclo foram formados 400 alunos e  o encerramento no Teatro Municipal em outubro com a presença do Secretário Bruno Cunha Lima, vereador João Gomes de Souza Neto, o representante da SEDUC, Enildo, o Senhor Rafael Durand, o Coordenador da Guarda Rodolfo Emanuel Rodrigues Cabral, a Coordenadora do projeto Shaiene Araujo Teodósio, os Instrutores, os gestores e alunos.

ALUÍZIO CAMPOSimagemAlém das atividades da ROPE, a GCM participou do evento de entrega das chaves das casas e apartamentos do Aluízio Campos em novembro proporcionando segurança para população e servidores municipais que ali se fizeram presentes e permanece no bairro realizando a segurança diária da população que ainda está em fase de adaptação;imagemNo entanto o trabalho de monitoramento da área foi realizado desde 2018 e para 2019, um novo plano de segurança foi elaborado pela Guarda Municipal, com o patrulhamento preventivo das guarnições, a pé e em viaturas na região, no período de 24 horas. Com rondas feitas nas principais vias de acesso e em todas as ruas do complexo habitacional.

CAPACITAÇÃOimagemEm 2019 realizou o I Curso de capacitação, com o objetivo de aprimorar a segurança para sociedade atual que requer muita dedicação e preparo, e a Guarda Civil Municipal desempenha atividades de extrema importância em zelar pelo bem dos cidadãos e do patrimônio municipal.

Nesse sentido, a Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Gabinete e do Comando da Guarda Civil Municipal, viu a necessidade de contribuir para crescimento da GCM e realizar o I Curso de Capacitação da GCMCG.

O curso apresentou uma proposta didático-pedagógica embasada na Matriz Curricular Nacional e em leis federais, estaduais e municipais que determinam as funções da Guarda, além disso essa capacitação tem como objetivo preparar os guardas para suas atividades cotidianas, promovendo uma formação crítica e fundamentada nos direitos humanos e na cidadania.

A proposta pedagógica do curso foi apresentar conteúdos que visam instrumentalizar o guarda para o exercício de suas funções, contra a violência e a criminalidade, observando as particularidades da sociedade campinense, destacando a importância do policiamento preventivo a luz da filosofia de policiamento comunitário.

Pensando em uma formação continuada, com a proposta de uma capacitação anual, dividida em dois semestres. No primeiro semestre ser trabalhado dois eixos: I – Guarda e Sociedade; II – Segurança Pública mediante ações da Guarda.

A primeira capacitação aconteceu em abril. As aulas teóricas foram ministradas no auditório da Vila do Artesão e as práticas nas dependências da Escola Municipal Roberto Simonsen.

Fonte: Codecom
COMPARTILHE