

APLICAÇÃO DO PROJETOO projeto desenvolvido pelo agrupamento ROPE teve início em abril de 2018, e como se tratava de um projeto piloto foi aplicado inicialmente apenas na Escola Municipal Roberto Simonsen no turno da tarde, abraçando 70 crianças que cursavam o 5º ano do ensino fundamental, na faixa etária entre 10 e 12 anos.
A ROPE após apresentar o projeto à comunidade escolar, através de palestra e panfletagem, iniciou rondas diárias e ponto base durante a entrada e saída dos alunos da escola além de desenvolver atividades sócio educativas, que incluíram: palestras com a participação de outros órgãos de segurança pública, exemplo STTP, dinâmicas, atividades de pesquisas, leituras, discussões e exposições de cartazes sobre os temas abordados e discutidos em sala.
Desde então esta escola está sendo acompanhada pela Guarda Civil Municipal através de rondas periódicas, já que um dos objetivos do projeto é ser contínuo, desenvolvendo uma filosofia de policiamento comunitário.
A GCM realizou dois ciclos de palestras do ROPE (Rondas Preventivas Escolares) o I ciclo foi concluído em maio de 2019 com formatura de 300 alunos no SESC Cntro e no II ciclo foram formados 400 alunos e o encerramento no Teatro Municipal em outubro com a presença do Secretário Bruno Cunha Lima, vereador João Gomes de Souza Neto, o representante da SEDUC, Enildo, o Senhor Rafael Durand, o Coordenador da Guarda Rodolfo Emanuel Rodrigues Cabral, a Coordenadora do projeto Shaiene Araujo Teodósio, os Instrutores, os gestores e alunos.
ALUÍZIO CAMPOSAlém das atividades da ROPE, a GCM participou do evento de entrega das chaves das casas e apartamentos do Aluízio Campos em novembro proporcionando segurança para população e servidores municipais que ali se fizeram presentes e permanece no bairro realizando a segurança diária da população que ainda está em fase de adaptação;
No entanto o trabalho de monitoramento da área foi realizado desde 2018 e para 2019, um novo plano de segurança foi elaborado pela Guarda Municipal, com o patrulhamento preventivo das guarnições, a pé e em viaturas na região, no período de 24 horas. Com rondas feitas nas principais vias de acesso e em todas as ruas do complexo habitacional.
CAPACITAÇÃOEm 2019 realizou o I Curso de capacitação, com o objetivo de aprimorar a segurança para sociedade atual que requer muita dedicação e preparo, e a Guarda Civil Municipal desempenha atividades de extrema importância em zelar pelo bem dos cidadãos e do patrimônio municipal.
Nesse sentido, a Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Gabinete e do Comando da Guarda Civil Municipal, viu a necessidade de contribuir para crescimento da GCM e realizar o I Curso de Capacitação da GCMCG.
O curso apresentou uma proposta didático-pedagógica embasada na Matriz Curricular Nacional e em leis federais, estaduais e municipais que determinam as funções da Guarda, além disso essa capacitação tem como objetivo preparar os guardas para suas atividades cotidianas, promovendo uma formação crítica e fundamentada nos direitos humanos e na cidadania.
A proposta pedagógica do curso foi apresentar conteúdos que visam instrumentalizar o guarda para o exercício de suas funções, contra a violência e a criminalidade, observando as particularidades da sociedade campinense, destacando a importância do policiamento preventivo a luz da filosofia de policiamento comunitário.
Pensando em uma formação continuada, com a proposta de uma capacitação anual, dividida em dois semestres. No primeiro semestre ser trabalhado dois eixos: I – Guarda e Sociedade; II – Segurança Pública mediante ações da Guarda.
A primeira capacitação aconteceu em abril. As aulas teóricas foram ministradas no auditório da Vila do Artesão e as práticas nas dependências da Escola Municipal Roberto Simonsen.